Licenciatura em Matemática (Sede)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/24
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Poliedros de Platão e Arquimedes(2023-04-27) Silva, Sunny Matheus Gomes da; Souza, Cícero Monteiro de; http://lattes.cnpq.br/7540654793551489; http://lattes.cnpq.br/5982672936748488Este trabalho é voltado aos poliedros, bem como o desenvolvimento dos primeiros estudos feitos pelos filósofos e matemáticos até os tempos mais modernos, a fim de entender a geometria e a sua relação com a natureza e o universo. Desde os primeiros indícios feitos pelos gregos até Euclides que organizou de forma magistral todos esses estudos a respeito da Geometria, assim como as demonstrações dos poliedros. A intenção desse trabalho é compreender toda a construção dos poliedros, planificações e a elaboração de desenhos para formar os poliedros, assim como o cálculo das áreas e volumes dos mesmos. Um ponto a ser considerado é que esse tema é de grande importância para o Ensino Fundamental e Médio, pois os estudantes conseguem visualizar e descrever o mundo através das figuras geométricas, assim como os poliedros.Item Impressão 3D como recurso didático para o ensino dos poliedros de Platão(2023-05-05) Silva, Karla Suzana Tiburcio dos Santos; Amorim Filho, Edgar Corrêa de; http://lattes.cnpq.br/8031169286649054Este estudo explora o uso da impressão 3D como uma ferramenta de ensino para os poliedros regulares de Platão, que são formas importantes na geometria espacial e possuem aplicações em diversas áreas do conhecimento. Esses objetos tridimensionais oferecem uma experiência de aprendizado que tem capacidade de auxiliar no desenvolvimento de habilidades visuais e espaciais dos estudantes. As atividades propostas no estudo consistem em permitir que os estudantes explorem tatilmente os polígonos regulares e poliedros de Platão, utilizando a impressão 3D como meio para isso. A impressão 3D é eficaz para tornar o ensino de geometria mais acessível e inclusivo para todos os alunos. As atividades podem ser adaptadas para diferentes níveis de ensino, podendo ser úteis para educadores que buscam estratégias para melhorar o aprendizado de seus alunos. O estudo abre portas para novas pesquisas que possam explorar ainda mais o potencial da impressão 3D como ferramenta de ensino.
