03. Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)
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Item Informe City: plataforma para informar e gerenciar problemas de infraestrutura urbana(2018) Albuquerque, Natan de Souza; D’Emery, Richarlyson Alves; Pires, Glauber Magalhães; http://lattes.cnpq.br/1159581534108735; http://lattes.cnpq.br/3553920177544450; http://lattes.cnpq.br/6942586955274004Introdução:Nos últimos anos houve um aumento significativo da participação popular na administração pública devido ao uso de tecnologias da informação e ao desenvolvimento de mecanismos de comunicação entre população e governo. Essas tecnologias aplicadas na gestão pública deu origem ao governo eletrônico. Com o surgimento de novos dispositivos como os smartphones e o crescente aumento de seus usuários, permitiu o surgimento de uma nova abordagem de administração pública participativa, a qual ficou conhecida como governo móvel.Dentre os focos da gestão urbana, têm-se os serviços de infraestrutura urbana, com sua natureza técnica caracterizada pelos sistemas e subsistemas técnicos. Esses sistemas estão sujeitos ao aparecimento de problemas que podem comprometer seu funcionamento, é de responsabilidade do governo municipal resolvê-los nos ambientes das cidades. A principal dificuldade do governo nesse processo é identificar o surgimento desses problemas. Uma abordagem para minimizar esse desafio é estimular a sociedade para que ela possa ajudar nesse processo, reportando os problemas encontrados, por fazerem parte do seu dia-a-dia. Essa abordagem vem sendo utilizada há muitos anos, porém através de meios limitados, como centrais telefônicas e formulários,que dificultam o processo para ambas as partes desse quadro.Objetivo:O objetivo desse trabalho foi desenvolver uma plataforma de software que facilite o processo de divulgação,monitoramento e controle de problemas de infraestrutura urbana.Método:Foi baseado em etapas comuns aos processos de desenvolvimento de software, como: levantamento de requisitos,planejamento dos casos de uso, modelagem dos componentes do sistema utilizando a Unified Modeling Language, implementação, e testes para validação. A plataforma foi desenvolvida na arquitetura cliente-servidor, através de um Web service no formato arquitetural Representational State Transfer(REST) e duas aplicações cliente. O Web service foi desenvolvido utilizando a linguagem de programação Go e o Mongo DB como banco de dados. A primeira aplicação cliente, serviu para gerenciamento dos problemas informados na plataforma. Ela foi desenvolvida para ser uma aplicação de página única, utilizando-se a linguagem Type Script com o framework Angular 6, utilizou a Google Maps JavaScript API v3 e foi estilizada com o framework CSS Bootstrap. A segunda aplicação cliente foi desenvolvida na linguagem Type Script utilizando os frameworksIonic e Phone Gap, foi desenvolvida para executar nas plataformas Andoid, iOSe Window Phone. Esse aplicativo fez uso da Google Maps JavaScript API v3. Ao término do desenvolvimento, as aplicações foram testadas. O Web service foi validado através de testes unitários caixa-branca e teste de desempenho de carga, caixa-preta, utilizando nesse último aferramenta Vegeta. As duas aplicações cliente foram testadas por teste funcional baseado em casos de uso e casos de teste. Após execução desses testes as aplicações foram validadas por atenderem aos seus requisitos.Conclusão:Após o desenvolvimento e a validação dos sistemas,constatou-se que esses atenderam aos requisitos e objetivos levantados nesse trabalho. Desse forma, foi desenvolvida uma plataforma de software que facilita a população reportar problemas através de seus smartphones e que fornece ao governo uma ferramenta para gerenciar esses problemas.
