03. Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2925
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Item Análise e melhoria de processos operacionais em uma empresa do setor de varejo em Serra Talhada - PE: um estudo de caso(2022-10-07) Silva, Júlio Daniel Cabral da; Silva, Paulo Mello da; http://lattes.cnpq.br/8976586263200932; http://lattes.cnpq.br/2016490426791753A pesquisa em questão é de natureza aplicada e de cunho qualitativa e exploratória, sendo que os procedimentos técnicos utilizados foram a pesquisa documental, para que o pesquisador desenvolvesse conceitos, ideias e entendimentos sobre o assunto abordado, a fim de alcançar os resultados desejados. O foco deste estudo foi, em um primeiro momento, identificar os processos críticos dos setores de vendas e logística de uma empresa, mapeá-los, identificando as possibilidades de melhoria através de ferramentas de gestão de processos e modelá-los por fluxogramas de processos, de forma a viabilizar o alcance do principal objetivo deste estudo: padronização de processos nas operações de vendas e logística. Os processos com as propostas de melhorias dos referidos setores foram elaborados, alcançando os objetivos definidos e os resultados desejados.Item Logística 4.0: uma revisão da literatura(2023-05-08) Vidal, Josueldo Bezerra; Cunha, Maximiliano Wanderley Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/0105516187749549As mudanças tecnológicas dos últimos anos impactaram todos os setores da sociedade, incluindo a administração de empresas, que precisou se adaptar a essas transformações para se manter atualizada e competitiva. A logística é uma das áreas que passou por profundas mudanças, especialmente durante a pandemia da Covid-19, que obrigou as organizações a se reinventarem para evitar o colapso. A logística 4.0, que utiliza tecnologias digitais e grandes volumes de dados e informações para tornar as organizações mais inteligentes, é uma área recente e pouco explorada academicamente. Esta pesquisa se justifica por enfocar um tema atual e relevante para o campo da administração de empresas e busca contribuir para os estudos acadêmicos nessa área ainda pouco explorada. Foi realizada uma revisão da literatura científica sobre a logística 4.0 em português nos últimos anos, utilizando os principais sites de busca de artigos acadêmicos. A seleção de artigos de periódicos e eventos foi priorizada devido à escassez de estudos de caso sobre o tema até o momento. E, embora esta seja uma pesquisa bibliográfica com limitações, a contribuição está no fato de que ainda existem poucos trabalhos sobre a logística 4.0 no Brasil, apesar de ser uma área da administração já consolidada em outros países. Essa pesquisa tem como objetivo compreender e aprimorar essa ferramenta administrativa, além de contribuir para a produção de conhecimento na área da logística 4.0 no Brasil.Item Sobrevivendo à crise: um estudo sobre as principais estratégias de marketing adotadas por empresas brasileiras durante a pandemia da Covid-19(2023-04-25) Xavier, Adeilson Sobreira; Bilar, Alexsandro Bezerra Correia; http://lattes.cnpq.br/4369592935630639As estratégias de marketing são de suma importância para alavancar a produtividade das organizações e mantê-las aptas para lidar com desafios e inovar em soluções. Diante do cenário de pandemia da covid-19, as empresas foram significativamente afetadas e muitas encerradas. Este estudo teve como objetivo central evidenciar as principais estratégias de marketing utilizadas por empresas brasileiras, diante da propagação do vírus da covid-19. Para tanto, foram identificados os maiores desafios enfrentados por essas organizações e descritas as medidas de sobrevivência mais relevantes que elas adotaram. O estudo foi realizado por meio de uma revisão sistemática da literatura, classificando-se como uma pesquisa qualitativa. Optou-se pela plataforma Portal de Periódicos da CAPES para a coleta de dados, selecionando-se artigos científicos em português indexados no período de 2020 a 2022, analisados através da técnica da análise de conteúdo. Verificou-se que a pandemia teve impacto direto na queda da demanda de produtos e serviços, escassez de recursos, diminuição na produtividade e a elevação dos custos operacionais, fechando fronteiras e causando aumento nos custos de produção. Constatou-se a necessidade de renegociação de despesas, redução de tributos e campanhas de marketing para minimizar os efeitos da pandemia.
