03. Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2925
Navegar
1 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Leitura na sala de aula nos anos finais do ensino fundamental: da teoria à prática(2022-05-25) Silva, Gisele Daniele da; Silva, Fátima Soares da; http://lattes.cnpq.br/7598291218130743Esta pesquisa teve como objetivo analisar as abordagens utilizadas pelos professores nas salas de aula para o incentivo à prática da leitura, partindo das orientações propostas na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL,2017) do ensino fundamental para os anos finais. Para tanto, esse estudo apoiou-se em alguns teóricos, entre eles, Bagno (2007); Freire (2003); Soares (2002); Solé (1998); Travaglia (1998), entre outros. Na primeira fase da pesquisa foi realizada uma análise documental da Base Nacional Comum Curricular, a fim de observar as competências e habilidades propostas para as turmas de 9º ano do ensino fundamental. Na segunda fase da pesquisa foi realizada a coleta de dados por meio de uma entrevista semiestruturada à docente de duas turmas e questionários aplicados aos estudantes dessas turmas de uma escola pública de um povoado no município de Flores em Pernambuco, com o intuito de analisar se as propostas presentes na BNCC estavam sendo contempladas dentro da sala de aula. Ficou evidente, diante da análise dos dados que existe ainda a necessidade de um ensino de leitura significativa que contribua para a formação de um leitor que, realmente, compreende aquilo que lê.
