03. Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)
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Resultados da Pesquisa
Item Caracterização das relações de emprego nos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços no município de Triunfo-PE(2023-05-05) Ribeiro, Valéria Barbosa; Dugnani, Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/3362907909200372Diante das dificuldades diárias que afetam a vida dos trabalhadores no Brasil, entre as quais a informalidade e a deterioração das leis trabalhistas, deixando-os vulneráveis em se tratando das relações de emprego, o presente trabalho tem como objetivo levantar, apresentar, analisar e interpretar informações sobre as relações de emprego nos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços no município de Triunfo/PE, buscando indícios de informalidade e de outras características que possam demonstrar deterioração das condições de trabalho. Trata-se de uma pesquisa exploratória, feita a partir de revisão bibliográfica de literatura e com coleta e análise de dados e informações obtidos por meio de bases secundárias e aplicação de questionário junto a trabalhadores e empregadores do comércio e de empresas prestadoras de serviço de Triunfo/PE. Com base nos resultados obtidos, notou-se que apenas 14,3% dos respondentes trabalhavam sem registro. Do percentual dos trabalhadores registrados, nota-se que uma pequena quantidade tem, de fato, todos os seus direitos assegurados. Os demais têm assegurados somente os benefícios que são mais populares e alguns recebem apenas o salário. No que se refere a parte dos empregadores, é importante mencionar que a maior dificuldade apresentada para o registro dos funcionários são os custos trabalhistas. Em suma, apesar da pesquisa revelar problemas nas relações de emprego, os resultados gerais da amostra obtida foram de certa forma positivos. No entanto, há problemas nas relações de emprego que precisam ser solucionados para que haja uma relação entre empregados e empregadores mais saudável.Item Análise da produção de caprinos e ovinos com o uso de app em dispositivos móveis no município de Serra Talhada – PE(2021-07-19) Santos, Willyane de Souza; Cabral, Ana Maria Duarte; http://lattes.cnpq.br/9120227816308243; http://lattes.cnpq.br/2693929015286248Objetivou-se com este trabalho analisar o perfil do consumidor de produtos e subprodutos de caprinos e ovinos com o uso de app em dispositivos móveis. A pesquisa foi realizada entre os meses de março à Junho de 2021 por meio de entrevistas com uma parcela de 1,5% da população de Serra Talhada - PE, o que corresponde a 1296 pessoas, essa amostragem foi feita de forma aleatória, independente do gênero idades e status sociais, em horários e datas diferentes. Foi utilizado o aplicativo Esy Research em aparelhos móveis contendo um questionário que serviu como base para as entrevistas aos consumidores de carne, leite, e queijos de caprinos e ovinos do município. Os dados são publicados diretamente na plataforma do administrador e depois de ordenadas as estruturas matemáticas e comparativas calculam-se a frequência absoluta e a frequência relativa das variáveis nominais, efetuando-se assim a análise estatística descritiva, sendo os resultados melhor apresentados em gráficos. Observou-se que a maior parte dos entrevistados é de origem urbana com 79,6%, e apenas 20,4% declararam ser de origem rural. Em relação ao consumo de carnes, a pesquisa mostrou que a carne de frango ficou em primeiro lugar, com consumo diário de (44,9%), bovina (20,5%), peixe (12,1%), caprina (6,4%), suína (8,1%) ovina (5,9%) e 2,0% optam por outras fontes de proteína. Observa-se também que 70,4% dos entrevistados compram em media até 2 litros de leite por semana, e 21,2% alegam não consumir o mesmo, por preferirem o leite em pó (50%), 16% leite in natura pasteurizado, 27% in natura cru e apenas 5% consome leite longa vida – UHT (Ultra High Temperature). O queijo por sua vez 76,2% compram entre 1 a 2Kg por semana e 14,6% não consomem nenhum tipo. Os queijos mais consumidos entre os entrevistados são do tipo coalho (67%), manteiga (22%). O queijo tipo mussarela ainda obteve um percentual de 6% quando comparado com os demais que tiverem um baixo consumo. De acordo com o apresentado é necessário explorar as oportunidades do mercado consumidor da caprinovinocultura através de um marketing mais ativo de seu valor nutricional e potencial para a elaboração de seus derivados, além da necessidade de melhoria tanto das condições de abate e ao aumento da oferta de animais jovens, que precisam ser mais bem aproveitadas para atender à demanda por quantidade e qualidade, quanto na capacitação de produtores e empresários do setor no tocante aos cortes padronizados e a exploração para elaboração de produtos cárneos, embora já estejam sendo comercializados alguns derivados. Em suma, dada a importância dessa temática para o consumo da carne caprina e ovina no sertão Nordestino e do mundo, espera-se que este trabalho tenha grande relevância para outros da região.Item A percepção dos clientes sobre a qualidade dos serviços prestados no Instagram pela loja Mary Rommanel(2020-11-03) Silva, Mariana Letícia de Moura e; Farias, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9195858306109701; http://lattes.cnpq.br/0410415646118737A qualidade nos serviços online tem se tornado um fator importante tanto para a satisfação do cliente como para tornar uma organização mais competitiva em seu mercado de atuação. Com base nisso, este trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade dos serviços de uma loja virtual, a partir da percepção de seus clientes. A pesquisa buscou responder a seguinte questão: qual a percepção dos clientes quanto a qualidade dos serviços online prestados pela Mary Rommanel por meio do Instagram, considerando a perspectiva do autosserviço e dos papéis desempenhados pela vendedora? A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, tendo como procedimento técnico, o estudo de caso. E tem como resultado uma percepção positiva dos clientes, quanto aos serviços prestados, com destaque para o tempo de resposta da vendedora quanto as demandas dos clientes (via chat); a disposição para resolver problemas, tirar dúvidas; e, a transmissão de confiança, entregando ao cliente aquilo que ele espera, no local correto e no tempo adequado a sua necessidade.
