03. Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)

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    Uma proposta de sequência didática com o gênero meme
    (2022-05-31) Silva, Higor Araújo da; Silva, Noádia Iris da; http://lattes.cnpq.br/3145353361385921; http://lattes.cnpq.br/3444729532155583
    O presente artigo tem o objetivo de refletir acerca do ensino do gênero meme nos moldes da aplicação da sequência didática como proposta pedagógica interventiva em escola estadual do município de Serra Talhada – PE. O artigo discute aspectos do referido gênero através das contribuições teóricas da Estrutura Potencial Genérica e da Gramática do Design Visual. Ao longo da proposta, caracterizamos o meme como um gênero emergente e de grande interesse dos alunos, os quais, no decorrer da pesquisa, puderam desenvolver competências de leitura e produçãode memes, fazendo uso mais cônscio dos elementos visuais e textuais característicos do gênero. Ademais, a intervenção pedagógica foi efetiva no sentido de explorar questões vinculantes de letramento crítico e multiletramentos na reconstrução de paradigmas, valorese ideologias subjugados ao desenvolvimento da competência comunicativa multimodal no gênero.
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    A construção multimodal de referentes em memes sobre o discurso da pós-graduação
    (2019) Nogueira, Bruno Huann da Silva; Ranieri, Thaís Ludmila da Silva; http://lattes.cnpq.br/9800015399149501; http://lattes.cnpq.br/4491947961116486
    Posicionando-se numa visão sociocognitiva e multimodal, o presente trabalho tem como objetivo investigar como ocorre a construção multimodal de referentes em memes sobre o discurso da pós-graduação. Esse estudo sucede por dois motivos, em especial, o primeiro porque acreditamos que o gênero meme precise de mais investigações que busquem entender a complexidade desse objeto, assim como pelo fato desse gênero ser um produtivo espaço de investigação científica no âmbito da linguagem. Nesse sentido, discorremos nesse trabalho considerações sobre noções de texto, referenciação e multimodalidade que são alicerçadas pelas discussões de Cavalcante (2013); Cavalcante e Cústódio Filho (2010); Koch (2009); Marcuschi (2007 e 2012); Custódio Filho e Hissa (2018); Custódio Filho (2009); Mondada e Dubois (2003); Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014); Cortez e Koch (2013); Ranieri (2015); Dionísio (2014); Silva (2018); Vieira e Silvestre (2015); Ramos (2012); Sousa (2015). Para tanto, nossa abordagem pode ser definida como qualitativa, uma vez que, nossa pesquisa busca entender, descrever e interpretar os fenômenos ligados aos processos referenciais. Para essa investigação, contamos com 5 memes que foram coletados na rede social Instagram entre os meses de Agosto e Outubro de 2019, na página Mestrado Arrombado que se direciona a publicações voltadas para pós-graduação. Por fim, nossos resultados mostram que os referentes são retomados, por meio, principalmente, de anáforas diretas nos elementos imagéticos que compõem os memes. Além disso, observamos também que, em grande parte das vezes, os referentes “mestrado” e “dissertação” são referenciados com uma carga valorativa negativa.