03. Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2925

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Oralidade e ensino: um estudo da abordagem oral nas práticas de ensino de Língua portuguesa do 9º ano
    (2018) Madeiro, Jânia Antas; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327
    Este trabalho tem como objetivo analisar algumas questões acerca da oralidade no ensino da língua portuguesa em uma Escola de Educação básica. Para isso, buscamos embasamento teórico nos postulados teóricos de Marcuschi (2007),Marcuschi e Dionísio (2007), Fávero, Andrade e Aquino (2000), nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1998), entre outros pesquisadores que abordam e refletem questões relacionadas à temática.Apresentamos o Estado da Arte da pesquisa com a finalidade de investigar o que tem sido discutido a respeito da Oralidade e Ensino na atualidade e, buscamos conhecer as dificuldades apresentadas nas práticas pedagógicas e as percepções de docentes acerca deste ensino.Para isso, realizamos uma pesquisa de base qualitativa, caracterizada como estudo do caso,no 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ministro Alcides Vieira Carneiro na cidade de Princesa Isabel-PB. Como procedimentos metodológicos empregamos a triangulação dos dados, pois observamos a prática pedagógica, os gêneros orais da coleção do 9° ano Português: Linguagens dos autores(CEREJA; MAGALHÃES,2016) além do questionário destinado a docente, para melhor compreendemos todo o contexto de ensino da oralidade nessa localidade. E,finalmente as análises, por meio da observação das práticas realizadas em relação ao referencial teórico e aos demais dados coletados: i)os resultados da análise sobre os gêneros textuais orais formais da coleção utilizada; ii)as concepções da docente acerca da oralidade.Assim, os primeiros resultados confirmaram nossa hipótese de que o trabalho com a oralidade nas escolas ainda é considerado irrelevante e concluímos que a oralidade ainda é um eixo extremamente negligenciado nas práticas pedagógicas,em virtude da valorização da escrita.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Um comparativo entre aulas de língua inglesa: abordagens audiolingual e comunicativa no ensino médio
    (2018) Leite, Gustavo Saulo Alves; Dugnani, Bruna Lopes Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6132618542893464; http://lattes.cnpq.br/9461088696751451
    Este trabalho objetiva demonstrar as disparidades e semelhanças estabelecidas entre teoria e prática de aulas que ocorreram nas abordagens audiolingual e comunicativa. A aula baseada na teoria audiolingual foi ministrada no 1º ano “A” do ensino médio, enquanto a aula baseada na teoria do ensino comunicativo foi ministrada no 1º ano “C” do ensino médio, ambas ocorreram em uma Escola pública da Paraíba. Para a construção desta pesquisa recorremos a Leffa (1988), Brown (2001), Uphoff (2008), Holden (2009), Larsen-Freeman e Anderson (2011), Oliveira (2014), Cunha (2016), Rodrigues (2016). Além de fazermos algumas reflexões advindas das OCEM (Orientações Curriculares para o Ensino Médio), a fim de apresentar considerações relevantes para o ensino de línguas estrangeiras. Os planos de aula feitos em ambas às abordagens desta pesquisa servem como guia para a construção de nossa metodologia. Ainda foram realizadas avaliações com alunos das duas turmas, propondo que eles expusessem considerações a respeito das aulas. Apesar de um relato livre, para dar um caminho ao discente, formulamos uma pergunta motivante: “Exponha suas opiniões a respeito da aula. Como foi a sua participação? Se a aula foi atrativa? Qual foi o momento que mais gostou? A aula foi motivante?”. Em nosso corpus,obtido por meio da opinião ativa dos alunos, podemos perceber que as relações entre teoria e prática de ambas as abordagens revelou aspectos que fizeram delas,tão distintas em teoria, semelhantes no momento de avaliação dos alunos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Alfabetização e letramento em turmas multisseriadas: um estudo sobre as práticas pedagógicas no município de Calumbi - PE
    (2019) Silva, Aiane Erica da; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327
    Esse trabalho teve como objetivo compreender a prática docente nas turmas multisseriadas,a fim de buscar identificar quais estratégias os professores desenvolvem para lidar com os níveis de aprendizagem de cada aluno. Especificamente, objetiva, ainda:a) compreender os encaminhamentos teórico-metodológicos do professor; b) aprimorar nossa compreensão sobre Escolas do Campo e reconstruir nosso imaginário sobre o ensino ali ministrado; c) caracterizar as ações pedagógicas, durante a fase de alfabetização. Para isso, buscamos embasamento nos postulados teóricos de Mendonça (2007), Hage (2006), Magda Soares (2004), entre outros. Para tanto,realizamos um estudo de caso,a partir da pesquisa de caráter qualitativo, com natureza etnográfica, com ênfase nas práticas pedagógicas realizadas por duas professoras de ensino mutisseriado, em Escola do Campo,especificamente do município de Calumbi-PE. Como procedimento metodológico utilizamos relatórios de observações de aulas, e uma entrevista, além de serem coletados dados tanto bibliográficos quanto observacionais durante as práticas pedagógicas realizadas.Os resultados apontaram que é possível atingir a qualidade da educação nas classes multisseriadas, por meio de práticas educacionais que utilizem diferentes metodologias, e que proporcionem tanto o desenvolvimento da alfabetização quanto do letramento de cada sujeito,afim de que reconheça a leitura e escrita como práticas sociais, e que se perceba como parte da sociedade e possa contribuir para a transformação social.