03. Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2925

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Leitura na sala de aula nos anos finais do ensino fundamental: da teoria à prática
    (2022-05-25) Silva, Gisele Daniele da; Silva, Fátima Soares da; http://lattes.cnpq.br/7598291218130743
    Esta pesquisa teve como objetivo analisar as abordagens utilizadas pelos professores nas salas de aula para o incentivo à prática da leitura, partindo das orientações propostas na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL,2017) do ensino fundamental para os anos finais. Para tanto, esse estudo apoiou-se em alguns teóricos, entre eles, Bagno (2007); Freire (2003); Soares (2002); Solé (1998); Travaglia (1998), entre outros. Na primeira fase da pesquisa foi realizada uma análise documental da Base Nacional Comum Curricular, a fim de observar as competências e habilidades propostas para as turmas de 9º ano do ensino fundamental. Na segunda fase da pesquisa foi realizada a coleta de dados por meio de uma entrevista semiestruturada à docente de duas turmas e questionários aplicados aos estudantes dessas turmas de uma escola pública de um povoado no município de Flores em Pernambuco, com o intuito de analisar se as propostas presentes na BNCC estavam sendo contempladas dentro da sala de aula. Ficou evidente, diante da análise dos dados que existe ainda a necessidade de um ensino de leitura significativa que contribua para a formação de um leitor que, realmente, compreende aquilo que lê.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Ler por prazer no ritmo do cordel
    (2019) Honorato, Danila Salvador; Almeida, Maria do Socorro Pereira de; http://lattes.cnpq.br/3185435491287172; http://lattes.cnpq.br/2204982655758230
    A presente monografia aborda discursões sobre a Literatura de cordel como um dos meios para auxiliar no processo de ensino/aprendizagem na construção de um aluno leitor, trazendo discursões sobre a importância da leitura assim como conteúdos abordados nos folhetos, e também traz algumas sugestões de trabalho com a mesma em sala de aula. Como embasamento teórico foram utilizadas fontes como Pinheiro (2018), que aborda diferentes formas de trabalhar com a literatura de cordel; Luyten (1983) e Cascudo, (2012) que conceituam e abordam aspectos extremamente relevantes sobre os folhetos e a literatura popular em geral. Candido (1980) em sua discursão sobre literatura e sociedade, Stuart Hall (2006) como base teórica para discursão sobre identidade e cultura refletidas na literatura de cordel, dentre outros. O trabalho foi dividido em três partes, a primeira traz discursões sobre a literatura popular e a erudita, abordando as características das mesmas assim como a importância de ambas para o processo de ensino/aprendizagem, a segunda parte foca na literatura de cordel sua origem e características e os aspectos culturais, trazendo algumas sugestões de uso em sala de aula, e como os folhetos podem desperta o gosto pela leitura. Com isso pudemos perceber que o incentivo ao trabalho com o cordel em atividades voltadas ao processo de ensino/aprendizagem ressaltando a importância e riquezas como cultura viva e mutável é uma atividade instigante e prazerosa.