03. Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)

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    Análise sobre world englishes e heterogeneidade linguística no livro didático circles 3
    (2019) Sousa, Gabriel Silva e; Dugnani, Bruna Lopes Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6132618542893464; http://lattes.cnpq.br/9288114223375223
    Este trabalho tem como objetivo central analisar refletir se há materialização dos World Englishes e a heterogeneidade linguística nas atividades de listening do livro didático Circles 3, avaliado e aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD (2016) e utilizado como material didático nas escolas de referência em ensino médio da cidade de Salgueiro – PE. Analisamos também suas aproximações e distanciamentos com os conceitos presentes nas Orientações Curriculares Nacionais para o nível Médio - OCEM e as bases teóricas adotadas pela obra em si. Para tanto, recorremos como base teórica, os trabalhos de Kachru (1985), Rajagopalan (2005) e Leffa (2016), que discutem o ensino e o lugar da língua inglesa no mundo. Consideramos também as próprias bases legais para a o ensino médio, Brasil (2006) que tratam da importância do ensino de línguas envolvendo a consciência da heterogeneidade das manifestações linguísticas como um aspecto importante para a formação cidadã, visto que também era o documento vigente no período de avaliação e aprovação da obra. O corpus desta pesquisa foi adotado a partir da experiência de um estágio obrigatório no ano de 2018, sendo a habilidade de listening da obra o objeto de nosso estudo, visto que o material adota em sua mídia física (CDROM) áudios de personalidades de diversas nacionalidades e contextos. Como metodologia, utilizamos descrição e análise das atividades voltadas para a habilidade de listening, pois ocorre um diálogo entre os áudios escolhidos pela coleção e as bases norteadoras do material. A partir desta pesquisa, verificamos que há materialização dos World Englishes nas atividades e de aspectos relacionados a heterogeneidade linguística, todavia as manifestações ocorrem apenas em três unidades e ainda não de maneira aprofundada, sendo que nas outras cinco se apresentam somente em termos de exposição nas faixas, sem reflexão prática a respeito da língua inglesa e suas variações. Desta forma, verificamos que há um distanciamento entre a proposta de enfocar os World Englishes como discussão e a sua materialização nos exercícios apresentados. Tendo em vista o processo de descrição e análise, mediante à realidade da língua inglesa em um contexto global e heterogêneo, ressaltamos a importância do diálogo entre o material didático e a formação cidadã voltada para a consciência crítica e reflexiva das diversas facetas contextuais, culturais e geográficas da língua.
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    Um comparativo entre aulas de língua inglesa: abordagens audiolingual e comunicativa no ensino médio
    (2018) Leite, Gustavo Saulo Alves; Dugnani, Bruna Lopes Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6132618542893464; http://lattes.cnpq.br/9461088696751451
    Este trabalho objetiva demonstrar as disparidades e semelhanças estabelecidas entre teoria e prática de aulas que ocorreram nas abordagens audiolingual e comunicativa. A aula baseada na teoria audiolingual foi ministrada no 1º ano “A” do ensino médio, enquanto a aula baseada na teoria do ensino comunicativo foi ministrada no 1º ano “C” do ensino médio, ambas ocorreram em uma Escola pública da Paraíba. Para a construção desta pesquisa recorremos a Leffa (1988), Brown (2001), Uphoff (2008), Holden (2009), Larsen-Freeman e Anderson (2011), Oliveira (2014), Cunha (2016), Rodrigues (2016). Além de fazermos algumas reflexões advindas das OCEM (Orientações Curriculares para o Ensino Médio), a fim de apresentar considerações relevantes para o ensino de línguas estrangeiras. Os planos de aula feitos em ambas às abordagens desta pesquisa servem como guia para a construção de nossa metodologia. Ainda foram realizadas avaliações com alunos das duas turmas, propondo que eles expusessem considerações a respeito das aulas. Apesar de um relato livre, para dar um caminho ao discente, formulamos uma pergunta motivante: “Exponha suas opiniões a respeito da aula. Como foi a sua participação? Se a aula foi atrativa? Qual foi o momento que mais gostou? A aula foi motivante?”. Em nosso corpus,obtido por meio da opinião ativa dos alunos, podemos perceber que as relações entre teoria e prática de ambas as abordagens revelou aspectos que fizeram delas,tão distintas em teoria, semelhantes no momento de avaliação dos alunos.