03. Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)

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    Cultivo do melão amarelo em sistema agrofovoltaico familiar
    (2023-04-26T03:00:00Z) Oliveira, Rafael Anchieta de; Barros Júnior, Genival; http://lattes.cnpq.br/4379675294862211; http://lattes.cnpq.br/6598726275530173
    Estudar os efeitos proporcionados pelos diferentes níveis de radiação incidente sobre o cultivo de espécies agrícolas em espaços abaixo de placas solares. Entre estas espécies aquelas pertencente a família das cucurbitáceas, tem ganhado significância em função da ocupação degradante que as empresas responsáveis por painéis solares têm proporcionado em extensas áreas de solo em todo o Semiárido Brasileiro. Nesta perspectiva, um ensaio experimental com a cultura do melão amarelo foi realizado no período de 20 de janeiro a 09 de abril de 2023, sob as placas solares da micro usina agrofotovoltaica instalada na Aldeia do Serrote, pertence a etnia indígena Pankará na zona rural de Itacuruba - PE. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado, com 5 tratamentos e 9 repetições. Avaliou-se as posições das linhas de cultivo em relação ao sombreamento proporcionado por painéis solares da estrutura do sistema agrofotovoltaico, de acordo com os seguintes tratamentos: área externa sem sombreamento (T5), área externa com sombreamento temporário (T4), posição poente na extremidade da área sombreada (T3), posição poente próximo ao centro da área sombreada (T2), centro da área sombreada (T1). Foram avaliados os parâmetros comprimento de rama, diâmetro do coleto, número e peso de frutos e produtividade do cultivo do melão amarelo relacionados com a radiação incidente incidente em cada posição. Dados da temperatura diurna e da precipitação interna e externa ao sistema agrofotovoltaico também foram monitorados ao longo do tempo. As diferentes posições dos meloeiros em relação aos painéis fotovoltaicos não apresentaram diferença significativa para comprimento da rama, peso médio e produtividade dos frutos. A linha de cultivo posicionada na área externa com sombreamento temporário, apresentou uma média mais elevada de frutos por planta.
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    Apresentação de estágio supervisionado obrigatório na Fazenda Mandantes
    (2019) Aquino, Eduardo Fonsêca de; Santos, Jorge Bernardo Araújo Ferraz; http://lattes.cnpq.br/5254679627477010; http://lattes.cnpq.br/7478355003653071
    A cultura do melão vem tendo grande importância, sendo uma das oleráceas mais cultivadas no mundo. Em escala mundial a China tem se destacado como maior produtor, já no Brasil o Nordeste se destaca com os estados do Rio Grande do Norte e Ceará como os maiores produtores. Tal fato ocorre devido as condições climáticas do Nordeste serem favoráveis para uma ótima produção da cultura.O estágio realizado na Fazenda Mandantes teve como enfoque principal atividades relacionadas a cultura do melão, sendo elas: preparo do solo, semeadura, manejo nutricional, manejo fitossanitário, manejo de plantas daninhas, acompanhamento de pulverizações, colheita e demais operações necessárias a cultura. Outras atividades também forem Realizadas, como: preparo de mudas de maracujá amarelo, alimentação de ovinos e bovinos, aplicação de vermífugo em ovinos, plantio de tomate xanthi e instalação de sistemas de irrigação para a cultura do melão e maracujá.
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    Acompanhamento agropecuário na fazenda sítio novo, município de Floresta – PE
    (2019) Borja, Caique Roberto Siqueira; Leite, Maurício Luiz de Mello Vieira; http://lattes.cnpq.br/4204641633941814; http://lattes.cnpq.br/8114370310055532
    O Estágio Supervisionado Obrigatório, foi realizado no período de 02 de maio a 17 de junho de 2019, na fazenda do grupo compare no município de Floresta-PE. Foi conduzido sob orientação acadêmica do professor Dr. Maurício Luiz de Mello Vieira Leite e supervisão do engenheiro agrônomo Jorge Bernardo Araújo Ferraz Santos. O objetivo do estágio foi acompanhar a rotina da fazenda, realizando práticas de manejo e nutrição de bovinos de corte e ovinos; produção e uso de silagem; acompanhar o desenvolvimento e realizar tratos culturais em algumas gramíneas como: milho, capiaçu, sorgo e tifton; além de acompanhar o cultivo da cultura do melão. Buscando conhecimento e aprendizados práticos em todas as áreas e aplicando conhecimentos adquiridos durante o curso. Objetivou-se também ter a percepção de problemas encontrados nas diversas áreas e encontrar solução profissionais, bem como melhorar o relacionamento interpessoal.