03. Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)

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    Assistência técnica e extensão rural (Ater) para agricultura familiar
    (2022-09-09) Nascimento, Antônio Daniel Lima do; Melo, Anastácia Brandão de; http://lattes.cnpq.br/2830002715534266; http://lattes.cnpq.br/7174868590202562
    A Assistência técnica e extensão rural (Ater) são consideradas ferramentas que atuam no cotidiano dos agricultores familiares e de demais grupos sociais como, povos de comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas, silvicultores, artesãos, maricultores, dentre outros, garantindo-lhes condições dignas de vida através do desenvolvimento e execução de ações mais direcionadas e pautadas no viés social, econômico e ambiental. A Ater considera além dos índices produtivos, o cenário social no qual os agricultores familiares e demais povos estão inseridos. Este cenário, na maioria das vezes é de incertezas,de vulnerabilidades, de escassez de recursos e informações. Nesta perspectiva, objetivou-se com o presente trabalho, vivenciar e acompanhar as atividades de Assistência técnica e extensão rural (Ater) desenvolvidas pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) com a agricultura familiar e suas organizações. Através do acompanhamento das atividades realizadas pelo IPA, foi possível perceber a sua vasta importância social (reconhecimento da categoria de agricultores familiares com dignidade, identidade e respeito), econômica (melhoria da renda das famílias a partir da implementação de políticas públicas e aumento da participação no mercado) e ambiental (adoção de técnicas de produção sustentáveis/ utilização de recursos naturais de forma racional). Além disto, todas as ações, sejam elas em campo ou não, promovidas pela equipe de Ater do Instituto Agronômico de Pernambuco, eram baseadas no respeito aos conhecimentos e práticas do seu público específico, o que possibilitou a construção de uma relação de confiança mútua (agricultor e extensionista). Assim, pôde-se constatar e visualizar a melhoria da qualidade de vida das unidades familiares de produção agrária assistidas pelo IPA, as quaistiveram suas realidades modificadas por meio da utilização das políticas públicas (DAP, Pronaf, Programa Alimenta Brasil, Programa Garantia Safra) para o fortalecimento da agricultura familiar.
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    Análise da efetividade das políticas públicas emergenciais de saúde, na pandemia de Covid 19, em Pernambuco: o caso do Quilombo indígena Tiririca (PE)
    (2022-10-05T03:00:00Z) Nascimento, Rayane Silvana do; Torres, Avaní Terezinha Gonçalves; Silva, Araci Farias; http://lattes.cnpq.br/8234270555627422; http://lattes.cnpq.br/6894754635156771; http://lattes.cnpq.br/7963618675568818
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    Estratégias empresariais e políticas públicas: o setor industrial em Pernambuco
    (2018) Rodrigues, Maria Raiane Rafaela; Silva, Keila Sonalle; http://lattes.cnpq.br/8324151165523255
    O desenvolvimento da indústria em Pernambuco está atrelado à estruturação de uma base produtiva mais diversificada e intensiva em CT&I, ao incorporar inovações nas estratégias empresárias e no processo de tomada de decisão.Assim, tornando o ambiente local propício para a permanência da inovação, e consequentemente uma trajetória ascendente, que compõe o sistema nacional de inovação Pernambucano. A determinação do desempenho dessa atividade está centrada na formação das estratégias e políticas que foram adotadas pelos principais atores econômicos estaduais e nacionais. O trabalho analisa as características básicas das atividades produtivas da indústria Pernambucana, em relação ao tipo de inovação, potencialidades,estratégias, atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e o direcionamento das políticas públicas para o período de 2009 a 2014.A partir dos fundamentos teóricos da teoria Neoschumpeteriana e Evolucionista, o ambiente de inovação se dar através das rotinas empresariais e das estratégias inovadoras para a geração do conhecimento, tecnologia e inovação. Essas ações compõem o Sistema de Inovação Pernambucano, na presença de diversas instituições, organizações e o governo, que buscam a estruturação das atividades produtivas em bases sustentáveis em tecnologia e inovação. As estratégias coordenadas nas esferas produtivas desencadeiam efeitos multiplicadores, assim permitindo que as desigualdades tecnológicas possam ser minimizadas. A metodologia utilizada classifica se como descritivos com base em dados secundários da pesquisa de inovação (PINTEC), do período 2009 a 2014. Foi observada a predominância de transformações na estrutura internas das firmas,mesmo diante as dificuldades a indústria local tem potencial inovador, com capacidade de expansão e estratégias eficientes que procuraram diminuir os gargalos existentes. O bom desempenho da inovação local está atrelado também às políticas públicas adotadas. Contudo, percebe-se que governo local, realizam ações mais atenuadas ao setor, assim beneficiando um volume maior de empresas, pois são direcionadas de acordo com o perfil das indústrias locais. Assim abrindo vários leques de oportunidades de crescimento, junto à inovação, ao apresentar uma trajetória crescente das empresas inovadoras em um intervalo de tempo considerado curto.
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    GAP de ineficiência operacional do PAC e os seus efeitos na infraestrutura regional: uma analise pelo lado da demanda e da oferta
    (2018) Almeida, Karoline Amaral de; Lima, Sergiany da Silva; http://lattes.cnpq.br/5314745114599013
    Este trabalho analisa o custo de oportunidade do PAC representado pelo hiato entre o investimento potencial e o efetivo e o efeito na estrutura produtiva da economia brasileira. Têm como hipótese que a ingerência orçamentaria do PAC reduzo efeito potencial do investimento em infraestrutura na economia. Essa ineficiência no médio prazo torna mínima a ampliação da capacidade produtiva setorial do país. A metodologia usada para captar o efeito de demanda foi utilizadaa estimação do multiplicador Keynesiano complexo na estrutura de um Gap de ineficiência operacional do PAC. A verificação de mudanças estruturais causadas nos setores de investimentos do PAC pelo lado da oferta é realizada através do cálculo do quociente locacional (QL), do coeficiente redistribuição (CR) e do coeficiente de reestruturação (Cr). De acordo com os valores ascendentes do gapisso representa uma redução do efeito real do PAC na economia se comparado com o efeito potencial, comprovando então ineficiência operacional do PAC. Os valores do CR e do Cr próximos de zero indicam que as alterações na produtividade no ano 2006 se comparado com 2017 não foram significativas.
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    Políticas públicas como caminho para avanços econômicos e sociais: estudo de caso no assentamento rural da comunidade Baixio Verde de Salgueiro-PE
    (2018) Bezerra Neto, Antonio; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867
    As políticas públicas são ações planejadas dos gestores públicos com o propósito de atingir o bem-estar da sociedade. Assim,é necessário o planejamento eficaz das políticas para atender as necessidades da população em proporcionar melhorias e desenvolvimento do país. A presente monografia em políticas públicas sobre o Pronaf e Reforma Agrária tem como objetivos averiguar ações de políticas públicas em um assentamento rural na comunidade Baixio Verde, no Estado de Pernambuco na cidade de Salgueiro. Trata-se de um estudo de caso, com característica descritiva e qualitativa. Para a coleta de dados foram utilizadas observações, entrevistas e documentos. Dessa forma, buscam os verificar se as políticas públicas do Pronaf e reforma agrária aplicadas no assentamento foram significativas de forma a gerar condições de melhoria na vida dos agricultores beneficiados. Neste sentido, o estudo analisou os beneficiários dos recursos públicos (Pronaf e reforma agrária) no assentamento para determinar se as políticas cumprem com seus propósitos na elevação do bem-estar dos beneficiários.Foram aplicados questionários e entrevistas a nove agricultores do assentamento. Os principais resultados encontrados mostram que ocorreu melhoria na vida dos agricultores a partir do Pronaf e da reforma agrária. O acesso ao crédito do Pronaf e acesso à terra gerou inclusão social dos agricultores, possibilitando o aumento do seu bem-estar com a acesso a moradia e as condições para cultivar diversas culturas na terra,elevando sua renda. Os agricultores utilizaram o crédito para obras de infraestrutura no assentamento e compra de animais: bovino, caprino, ovino. De modo geral, a partir dos resultados, podemos concluir que as políticas públicas do Pronaf e reforma agrária acarretaramaos agricultores contemplados tanto melhorias em suas vidas por meio da elevação da produção,aumento sem sua renda e acesso a moradia,como também, a inclusão social mediante o acesso à terra e ao crédito. Percebe-se também a importância dessas políticas atuarem em conjunto para esses agricultores, uma vez que, sem acesso à terra para cultivar consequentemente não teriam direito ao crédito Pronaf para financiar a produção.
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    Convergência Condicional da Renda dos Estados Brasileiros: uma análise a luz do modelo de Solow com capital humano
    (2018) Souza, Ana Cledia Ferreira de; Lima, Sergiany da Silva; http://lattes.cnpq.br/5314745114599013; http://lattes.cnpq.br/0739821604017578
    Tendo em vista a acentuada desigualdade que existe no Brasil e a melhoria no ambiente macroeconômico após os anos 2000, este trabalho tem como objetivo principal analisar hipótese de convergência de renda per capita dos estados brasileiros no período de 2006 a 2014. Para tanto, esse estudo foi realizado com base nas funções de produção dos modelos de crescimento de Solow simples e aumentado, utilizando o a teoria de β convergência absoluta e condicional. A análise foi feita com base nos dados extraídos da RAIS, IPEADATA, Secretaria do Tesouro Nacional. O método de estimação dos resultados foi o de regressão linear múltipla com dados em painel. Os resultados empíricos condizem com a literatura do crescimento econômico, de modo que, o investimento e o capital humano afetam positivamente com o crescimento do PIB per capita. O parâmetro de depreciação (n+g+d) apresenta relação negativa com o crescimento econômico, assim como discutido na teoria. A análise empírica indica que há presença tanto de convergência absoluta quanto de convergência condicional. No entanto, a velocidade de convergência aumenta de 0.06 no modelo de convergência absoluta para 0.13 no modelo de convergência condicional com capital humano. Isso demonstra o efeito do capital humano sobre o potencial produtivo dos estados brasileiros no equilíbrio de longo prazo. Os resultados sinalizam que as políticas públicas realizadas no período da pesquisa surtiram efeitos positivos para redução das disparidades interestadual.
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    As mudanças nas condições de vida da população do bairro Vila Bela, Serra Talhada –PE a partir da implementação do Programa Minha Casa Minha Vida
    (2018) Silva, Adelma Ramos da; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867
    Este trabalho buscou estudar o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) no bairro de Vila Bela, município de Serra Talhada-PE.O programa foi inicialmente implementado no Brasil em 2009, com o objetivo de reduzir o deficit habitacional em todos os municípios brasileiros e ao mesmo tempo estimular o crescimento da economia com a construção civil, em contraste com a crise internacional existente no período, o programa propiciou empregos, aumento do comércio de material de construção, oportunidade de famílias de baixa renda adquirir a casa própria. Com o objetivo de identificar em que medida o PMCMV promoveu mudanças nas condições de vida das famílias beneficiadas, foi realizada uma pesquisa de campo no bairro Vila Bela que foi planejado e construído com a implantação do programa em Serra Talhada –PE, para coletar dados,onde foi obtida uma amostra de cento e cinquenta famílias, representando 9,4% da população do bairro. Onde se obteve os resultados esperados em relação à realização do sonho da casa própria para muitas famílias.Foi observado no estudo que ainda que haja dificuldades e necessidades de outras mudanças, as famílias entrevistadas e beneficiadas com o programa demonstraram satisfação em terem saído do aluguel e afirmar que possuíam uma residência própria.O PMCMV possibilitou a muitas famílias a aquisição de um imóvel e outras mudanças nas condições de vida e renda delas.