03. Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)
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Resultados da Pesquisa
Item Gêneros digitais e ensino: contribuições e desafios dos professores da rede municipal de ensino do distrito de Sitio dos Nunes, Flores - PE(2020-10-28) Lima, Magda Tânia Alves de; Berto, Jane Cristina Beltramini; http://lattes.cnpq.br/5158679260858327; http://lattes.cnpq.br/4386975363602558Este estudo tem como objetivo relatar e analisar por meio de um estudo de caso verificando a princípio, como os gêneros digitais são abordados em sala de aula, suas contribuições e debruça-se também sobre os principais desafios dos professores de língua portuguesa com as práticas utilizando instrumentos tecnológicos, além de a discussão da literatura contribuir com essa temática. Toma-se como pressuposto teórico os estudos de teóricos como Bakhtin (2003), Marcuschi (2002), Dolz e Schneuwly (2004), entre outros, sobre o uso de gêneros textuais e dos novos gêneros digitais no ensino de língua. Diante do atual quadro de ensino remoto, dedica-se uma seção para comentários sobre modalidades de ensino a distância em consequência da pandemia da covid-19 que fez com que milhares de escolas pelo mundo adotassem as metodologias ativas do ensino remoto. A fundamentação teórica foi confrontada diante dos dados coletados por meio de pesquisa com professores de forma a compreendermos a realidade atual do ensino em Sítio dos Nunes – Flores – PE, como parte de um panorama que se repete em outros municípios, acerca dos resultados obtidos. Destacamos que ainda há muitos problemas em se tratando do uso de tecnologias integradas as aulas, pois falta a capacitação adequada aos professores para o uso dessas novas mídias, bem como a estrutura que não dispõem de aparatos tecnológicos suficientes.Item X-Student: Um Ambiente Virtual de Aprendizado(2019) Souza, Thiago Xavier Cândido de; Almeida, Isledna Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/8142534647575696Com o avanço da tecnologia da informação novas modificações estão ocorrendo na sociedade moderna através do surgimento de ambientes na forma de software.Na educação existem os softwares educativos que são empregados no ensino e aprendizado dos usuários. Software educativos presentes na internet com característica de promover a produção de atividades no tempo, espaço e no ritmo de cada participante são chamados de Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA). Os AVAs podem conter na sua estrutura jogos e objetos de aprendizado. O objetivo deste trabalho é criar um Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) chamado X-Students que promova ensino e aprendizado colaborativo, utilizando objetos de aprendizado e um jogo sério.O X-Students contem como estrutura dois módulos de ensino.No primeiro módulo é possível realizar a criação de atividades,no segundo há um jogo constituído de perguntas e respostas.Assim, este AVA tem a capacidade de auxiliar os usuários na criação e resolução de atividades usando um jogo como diferencial .
