02.1 - Graduação (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Relato de experiência de estágio em uma aula da disciplina de Artes Visuais sobre a relação do desenho com o aluno surdo(2023-12-13) Catunda, Débora de Assis Mousinho; Barros, Lilian Débora de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317Esse relato de experiência tem como propósito principal discutir os impactos da utilização dos desenhos nas aulas de Artes como suporte didático para o aluno surdo do ensino fundamental II de uma escola da rede pública da cidade de Jaboatão dos Guararapes / PE. Com o intuito de aprimorar a compreensão didática desse estudante, acredita-se nesta pesquisa que a busca por recursos e as diversas maneiras de lidar com pessoas surdas no ambiente escolar podem ser repensadas no que se refere aos métodos e as estratégias historicamente utilizadas nesse processo. Como os desenhos podem auxiliar o aluno surdo nas aulas de Artes? Como o aluno surdo responde aos incentivos trazidos pela utilização dos desenhos durante as aulas? Essa estratégia se mostra eficaz durante o processo de aprendizagem do aluno surdo? As intervenções visuais nas aulas de Artes para suprir as necessidades da criança surda devem ser compreendidas, não como uma solução definitiva e final para a questão, mas como uma ferramenta importante na construção de um novo modelo para o ensino desses alunos.Item O ensino da Arte na EJA e o seu papel para formação do sujeito: um estudo de caso do Projovem Urban(2021-07-31) Silva, Leticia Lima Feliciano da; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954Esta pesquisa tem como objetivo avaliar os impactos de uma intervenção pedagógica para a EJA, voltada para criação de desenhos artísticos inspirados na compreensão textual e musical a partir da reflexão sobre o desenho artístico associado à leitura e à música enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem, abordando propostas de dinamização de aulas e conteúdos na Educação de Jovens e Adultos. O referencial teórico contempla discussões relevantes, por meio de documentos como o da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Base Nacional Comum Curricular, trazendo reflexões sobre a importância do ensino das Artes Visuais bem como os principais desafios relacionados a Educação de Jovens e Adultos, apresentando também pensamentos de outros autores sobre essa modalidade de ensino e suas especificidades. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na observação de aulas práticas de desenhos artísticos inspirados na contextualização musical no âmbito da disciplina de artes na EJA e na aplicação de um questionário aos estudantes participantes. Os dados obtidos permitiram concluir que o seguinte projeto contribuiu para o desenvolvimento do aluno da EJA, bem como para a sua formação quanto sujeito. Isso se mostra através das produções dos desenhos realizados pelos alunos, onde foi possível reforçar o entendimento de que o desenho é uma forma de linguagem, na qual através dela é possível expressar a individualidade, especificidade, expor sentimentos e concepções de mundo por meio de cada produção, dando voz a esses sujeitos e os tornando protagonistas, e as discussões propostas a partir dos dados contribuem para reflexões sobre intervenções pedagógicas na aplicação de projetos artísticos de aprimoramento e estimulo à percepção visual e auditiva nas aulas de artes na Educação de Jovens e Adultos.
