02.1 - Graduação (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Lei 10.639/2003: O ensino da cultura Africana e Afro-brasileira e a formação de professores/as para o ensino da Arte(2023-12-11) Amorim, Juliana Santos; Bispo, Imara Queiroz; Pinto, Janille da Costa; http://lattes.cnpq.br/3170771425776045; http://lattes.cnpq.br/8114349519066694A cultura africana, bem como, a Arte de matriz africana, influenciaram diretamente na formação do povo brasileiro. Desta forma, a pesquisa tem como objetivo, proporcionar aos docentes do ensino fundamental –anos finais, oficinas de formação da arte visual afro-brasileira enfatizando a necessidade de reflexão a luz da Lei 10.639/2003.O referencial teórico contemplou discussões acerca da Arte Africana e afro-brasileira, relações étnicas raciais, formação de professores para as artes afro centradas sob concepções teóricas de Munanga (2015), Nascimento (2009), Barbosa (2002) entre outros. Os procedimentos metodológicos adotados pautaram-se sob a perspectiva de uma pesquisa ação, onde a partir de uma intervenção pedagógica foi possível investigar os conhecimentos e a prática que os/as docentes da instituição possuem sobre a arte afro-brasileira. Desta forma, foram realizado instrumentos como observação de aula nos aspectos teóricos e práticos. Os dados obtidos indicam que a formação de professores e professoras é fundamental para o cumprimento da lei 10.639/2003, visto que assim como a sociedade a formação dos docentes é abundante na perspectiva colonialista e com isso fortalecendo o racismo nos espaços escolares. A partir dos resultados e discussões apresentadas, considera-se muito importante a formação de professores/as para o ensino das relações étnico-raciais em todas as perspectivas, e não somente com a arte.Item A formação de professores na educação inclusiva(2021-07-30) Brito, Luanna da Silva; Silva, Suzankelly Maria da; Carvalho, Márcia Rejane Almeida de; http://lattes.cnpq.br/4015443671120866O presente trabalho, inserido na Problemática da Formação de Professores, teve como ponto de partida a questão: como a formação dos professores licenciados em pedagogia favorecem as práticas pedagógicas na educação inclusiva? Esta constatação fez desencadear a vontade de indagar se a prática educativa dos professores emergem as linhas de formação, no que se refere à inclusão dos alunos com deficiência. Um tema relevânte visto a importância que os professores devem ter em buscar aprimorar seus conhecimentos, diante as formações ofertada assim assegurando um ensino e aprendizagem mais eficaz. Os objetivos do presente trabalho é discutir e compreender o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência no sistema de ensino brasileiro, de acordo com a prática docente em sala de aula regular. A discussão desenvolvida baseou-se em teses acerca da formação docente, bem como estudos sobre formação de professores da educação especial. A pesquisa foi realizada com dados bibliográficos onde realizou-se uma análise conceitual e também uma análise subjetiva, onde foi colocado a opinião do pesquisador perante o tema tratado. Uma pesquisa com base, bibliográfica com análise de documentos, livros e materiais já existentes para análise. Logo, optamos também pela pesquisa qualitativa. A Pesquisa apresentada aqui indica a perpetuação do conhecimento predominante na educação especial, associada à carência da argumentação pedagógica e de discussões acerca do trabalho do professor, o que recoloca a necessidade de reflexão sobre qual a formação necessária à educação nacional e quais práticas educativas para atuar nessa modalidade. Os professores são os que lidam diretamente com os alunos, sendo o agente educador capaz de promover técnicas pedagógicas apropriadas para atender as diferenças. No final dessa pesquisa foi possível perceber que, estudos mais recentes confirmam a necessidade da melhoria na formação de professores como condição urgente e essencial para o desenvolvimento eficaz da inclusão.Item Educação, espiritualidade e trabalho docente(2020) Pedroza, Andréa Cristina Costa; Santos, Zélia Maria Melo de Lima; Mendonça, Fernanda Ciandrini de; http://lattes.cnpq.br/5220873463961440; http://lattes.cnpq.br/0843730278060839; http://lattes.cnpq.br/0061114156037733O artigo tem como objetivo analisar a importância da espiritualidade no processo de constituição do indivíduo e no desenvolvimento integral de educandos durante os métodos de interação educacional, perpassando a atuação e formação docente. A espiritualidade no contexto educacional tem sido uma discussão recorrente seja por essa vertente ou agregada a outras temáticas, vinculadas às concepções de direitos humanos, cidadania, altruísmo e na própria concepção do ato educativo. O estímulo pelas atitudes e compreensão das diversidades das representações sociais presentes na educação e no espaço escolar são condições facilitadoras e integrativas para a incorporação de uma cultura de paz, fomentando hábitos, culturas e padrões relevantes à saúde, ao desenvolvimento psicossocial, psíquico e ético, corroborando para a construção da cidadania, contribuindo na dialogicidade e protagonismo de todos os envolvidos como educandos, corpo docente e a própria sociedade, oportunizando assim a reelaboração de conhecimentos, aprendizagens e vivências que geram valores positivos, ampliam referenciais de mundo com alteridade no respeito à diversidade e das condições e limites como sujeitos ativos. A metodologia escolhida foi a qualitativa do tipo exploratório-descritiva, optando-se pelo estudo bibliográfico como estratégia metodológica no período de 2015 a 2019. Os resultados obtidos sinalizam, um contexto marcado por discussões paralelas e intermediárias ao assunto sem aprofundamento específico que contemple de forma significativa a questão da espiritualidade, inclusive no currículo formativo de cursos de Graduação em Pedagogia, nas Licenciaturas e nos Cursos de Pós-Graduação na área de Educação, mostrando que poucos são aqueles que ofertam disciplinas sobre a temática.Item Pedagogia dos multiletramentos na formação docente no contexto do normal médio: desafios e possibilidades para o ensino de língua portuguesa(2021) Souza, Maria de Jesus Ferreira de; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/3589346761015741SOUZA, Maria de Jesus Ferreira de. Pedagogia dos multiletramentos na formação docente no contexto do normal médio: desafios e possibilidades para o ensino de língua portuguesa. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.Item O estágio supervisionado na formação inicial do docente em letras: diálogos com práticas de letramentos digitais(2021-08-21) Silva, Dênys Vytor de Queiroz; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/6115721169434026A pandemia de Covid-19 trouxe mudanças significativas no que diz respeito à Educação no Brasil, de modo que discentes e docentes tiveram que se adaptar a uma nova realidade. Nesse contexto, licenciandos de Letras, modalidade a distância, da UFRPE/UAEADTec, dos polos Carpina-PE e Surubim-PE, participaram do componente de Estágio Curricular Supervisionado III, no primeiro semestre de 2020, com as atividades práticas realizadas de modo remoto, em função da suspensão de aulas presenciais na UFRPE e nas escolas de educação básica. O objetivo principal desta pesquisa é investigar práticas de letramentos digitais de licenciandos do curso de Licenciatura em Letras, modalidade a distância, da UFRPE/UAEADTec, considerando a dinâmica do Estágio Supervisionado Obrigatório na formação inicial docente. Quanto ao aporte teórico, priorizamos os enfoques de Barreiro e Gebran (2006), Passerini (2007), Andrade (2005) e Bourdoncle; Tardif e Gauthier (1999). Em relação à metodologia, trata-se de pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, tendo em vista o questionário como instrumento de coleta de dados aplicado a licenciandos de Letras da UFRPE/UAEADTec. O presente estudo aborda a representatividade do componente de Estágio Curricular Supervisionado III – NEAD 9095, sob a visão dos discentes que se adaptaram, produziram, participaram e avaliaram as suas participações no processo de construção da disciplina ofertada na Licenciatura em Letras da UFRPE/UAEADTec.Item Contribuições do Projeto Artes da UFRPE: uma possibilidade de integração do ensino, da pesquisa e da extensão na formação inicial de professor em artes visuais a distância.(2021-07-31) Patello, Vera Conceição Alves; Melo, Énery Gislayne de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2653085378828449; http://lattes.cnpq.br/6397865588491092Este trabalho apresenta como tema as contribuições do Projeto Artes da UFRPE na formação inicial de professor em Artes Visuais a distância e tem como objetivo analisar essas contribuições como uma possibilidade de integração do ensino, da pesquisa e da extensão. Também foram delineados os seguintes objetivos específicos: Descrever o perfil esperado para uma formação inicial de professor em Artes Visuais, que pode ser desenvolvido a partir da integração do ensino, da pesquisa e da extensão, identificar as ações desenvolvidas pelo projeto e analisar de que forma contribuem para essa formação. O estudo surgiu a partir da vivência discente em um projeto de extensão e pesquisa na modalidade a distância. Para atingir o objetivo proposto, realizou-se a metodologia de pesquisa do tipo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de procedimentos da pesquisa bibliográfica e de estudo de caso, sendo este o Projeto Artes da UFRPE. O referencial teórico contemplou discussões acerca da história do ensino da arte no Brasil, da importância da extensão universitária e de sua relação com o processo de formação profissional docente em Artes Visuais. O trabalho está estruturado à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Artes Visuais (BRASIL, 2009), assim como do PPC - Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância (UFRPE,2019) além dos estudos da pesquisadora em artes Ana Mae Barbosa. Os dados obtidos indicam as habilidades e competências na formação de professores de Artes Visuais destacando a importância dos três eixos, ensino, extensão e pesquisa, e das ações do projeto que fomentam esta formação. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que o projeto Artes da UFRPE foi de suma importância para as experiências formativas, simbólicas e sociais dos estudantes e que a articulação entre a teoria, a investigação e a prática foram de extrema importância nesta formação.Item Relato de experiências vivenciadas no estágio supervisionado do curso de licenciatura em letras da UFRPE numa escola de ensino médio em turmas do 2º ano(2018) Melo, José Edmilson Zuza de; Cabral, Maria Lúcia da Silva; http://lattes.cnpq.br/8228136658125281; http://lattes.cnpq.br/7803726032555216Este trabalho foi realizado baseado nas experiências vivenciadas na disciplina de Língua Portuguesa em turmas do segundo anodo Ensino Médiodurante o Estágiosupervisionado na Escola Estadual Cristo Rei no municípiode Pesqueira –PE, e busca retratar a inserção, o planejamento, as observações, as regências, as avaliações e oficinas realizadas pelo estagiário na escola. No processo de Estágio Supervisionado na UFRPE–Universidade Federal de Pernambuco foramrealizadas leituras, reflexões e discussões sobre asinfluências do estágio na vidaacadêmica do licenciado do curso de Letras, bem comoforam travadas discussões sobreo rumoque o ensino de Língua Portuguesa e Literatura vem tomando no Brasil. Foram realizadassimulações deregências como forma de capacitar o aluno eaprimorar a metodologia que será posteriormente aplicadana sala de aula durante os estágios. Este relato traz descrições das ações realizadas na escola campo de estágio, bem como reflexões sobre asmetodologias e práticas utilizadas em sala de aula. Portanto, podemos afirmar que a disciplina de estágio abre espaço para que o aluno construa conhecimentos essenciais ao exercício da prática docente.
