02.1 - Graduação (UAEADTec)

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    A ferrovia em Gravatá : história, memória e preservação de (1894-2000)
    (2024) Santos, Samuel da Silva; Corrêa, Lucas Mariani;  http://lattes.cnpq.br/1710180569222932;  http://lattes.cnpq.br/9494876317786573
    A história do trem sobre trilhos que passavam na cidade de Gravatá de 1894 até anos 2000 está nas memórias, experiências e vivências passadas por aqueles que já pegaram o trem passando pelas estações de cidades vizinhas de Gravatá situada no Agreste Pernambucano. Tanto as estações quanto os trilhos e o trem foram desenvolvidos e construídos pela a Companhia Britânica: The Great Western Railway Company, criada em 1835. Os trens partiam do Recife para chegar até em Salgueiro no sertão percorrendo entre as cidades: Vitória, Pombos, Gravatá, Bezerros, Caruaru e Salgueiro. Contudo, a estrutura das ferrovias foi desativada. Desse modo, o trem se foi, mas, as memórias e histórias dos cidadãos Gravataenses, não. Por este motivo, o intuito e o objetivo deste trabalho é lançar luz sobre as memórias e histórias vividas por estes cidadãos para que se possa preservar as suas memórias sobre a ferrovia como construtora de identidade e de história local. Dessa maneira, a construção deste trabalho se dará por meio da história oral utilizando como método o de entrevista como produtor de fontes orais dos entrevistados na cidade de Gravatá e também por fontes bibliográficas.
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    A linha férrea no município de Gravatá: caminhos para a compreensão através da memória local gravataense
    (2024) Sena, Breno Leandro Santana de; Corrêa, Lucas Mariani; http://lattes.cnpq.br/1710180569222932; http://lattes.cnpq.br/8956756157774917
    Este estudo analisa o imaginário local sobre a via ferroviária em Gravatá e suas conexões com as diversas memórias, estabelecendo uma ligação constante entre o passado e o presente. Os sons dos trens e o movimento ao longo dos trilhos, que por muito tempo dialogaram com a realidade do município, testemunharam mudanças significativas até a inativação da via. Essas mudanças, presenciadas pela população e difundidas ao longo do tempo, acabam por criar um imaginário local que não se define em uma unidade. Essa ideia norteia a presente pesquisa, que explora as diferentes perspectivas para compreender a memória da via férrea e como essas se contextualizam, sem se unificar, abordando maneiras diversas de concepção. No cerne deste estudo, destaca-se a importância da análise desses elementos, especialmente em um município com uma relação direta com o trecho ferroviário.
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    História, memórias e cultura da dança de São Gonçalo no interior de Afrânio-PE
    (2024-01-03) Gomes, Adnael José Almeida; Nascimento, Greyce Falcão do; http://lattes.cnpq.br/8661001280090430
    O presente trabalho tem como objetivo aprofundar sobre a história de São Gonçalo, de como sua dança se constitui um legado imaterial através de grupos, e da sua importância histórica e cultural para o interior de Afrânio-PE. Compreender qual é o significado e qual é a função da dança/festa de São Gonçalo que tem representatividade cultural de caráter religioso da tradição passada de geração a geração pelos grupos familiares do interior de Afrânio-PE, objetiva-se também dar retorno a comunidade sobre a importância desta vivência na região, e de como a memória e a história oral foram fundamentais para o desenvolvimento do trabalho. Para isso, as fontes usadas para guiar o estudo da temática foram dissertações e livros que tratam de questões pertinentes ao tema de estudo e que podem contribuir de maneira positiva no desenvolvimento do trabalho. Também serviram de base metodológica para a construção desse trabalho, as fontes orais que se tratam das informações, costumes presentes na memória das pessoas que conhecem e participam dos grupos de São Gonçalo. Os resultados da pesquisa de campo nos fizeram identificar a forma de dança apresentada nesse lugar através da história oral e compreender que a dança de São Gonçalo tem representatividade significativa nas tradições culturais que se perpetuam no interior pernambucano, devido aos esforços dos integrantes do grupo em transmitir as gerações essa devoção.
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    Museu Cajaíba: um espaço de arte, memória, educação e história
    (2021-08-27) SIlva, Ivani Mendes da; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190
    Esta pesquisa tem como objetivo abordar o papel das artes visuais no processo de formação dos indivíduos; formação essa que ocorre por meio da Educação não formal. Além disso, menciona a importância das artes visuais para a preservação da história e da memória e do contexto em que as mesmas foram produzidas. A fim de tratar deste tema, serão apresentadas as contribuições dadas pelo Museu Cajaíba, um espaço localizado no município de Vitória da Conquista, interior da Bahia. Para discorrermos sobre este tema traremos os autores Barbosa (2008; 2009), Durkheim (2001), Gohn (2006), Sales (2005), Martins (2011). O local conta com 180 esculturas confeccionadas em cimento e ferro. Além disso, o museu possui um espaço destinado a apresentações culturais e troca de experiências, também culturais, entre os que se apresentam e o público que visita o local.
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    A educação patrimonial em Gravata-PE: uma possível ferramenta para construção de identidades dos alunos do fundamental II da rede municipal
    (2021-07-30) Silva, Roberta Samilli da; Souza, Leandro Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/1582889341461925; http://lattes.cnpq.br/1671115991801433