02.1 - Graduação (UAEADTec)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2877
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Atividades artísticas no ambiente prisional(2023-12-21) Lima, Ana Carolina de; Carvalho, Marluce Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/2780914280180020Esta pesquisa tem como objetivo analisar os impactos de atividades artísticas no ambiente prisional, a partir da investigação do potencial das artes visuais e do artesanato em ambientes prisionais, por meio de pesquisas e autores que tratam sobre o assunto, bem como refletir sobre as artes enquanto ferramenta de estímulo ao autoconhecimento, ao trabalho em equipe e à ressocialização do indivíduo. O referencial teórico contempla discussões acerca da função da arte desde os primórdios até a sua utilização atual. O procedimento metodológico adotado consistiu em uma revisão bibliográfica sobre o tema, visando a obtenção de informações e conhecimentos para a escrita desta pesquisa. Os dados obtidos indicam que atividades artísticas desenvolvidas em ambientes prisionais, quando planejadas com propostas reflexivas, resultam em um aproveitamento positivo, retirando o reeducando do estado ocioso para um estado ativo. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que a arte é um meio efetivo para o autoconhecimento, para o trabalho em equipe e com resultados ressocializadores.Item A leitura literária no cárcere e o processo de humanização dos leitores no presídio de Itaquitinga-PE(2021-08-21) Silva, Alexsandro Rodrigues da; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833A presente pesquisa tem como objetivo geral investigar de que forma a aplicação da leitura literária atua no processo de humanização de leitores no cárcere do Presídio de Itaguatinga-PE. Como objetivos específicos, listamos: 1) Discutir pressupostos teórico-metodológicos sobre a leitura literária no planejamento de políticas públicas direcionadas à remição de pena dos privados de liberdade no cárcere; 2) Avaliar experiências com o Projeto de Leitura Literária no Cárcere, considerando o papel da literatura na mudança de comportamento dos apenados. Esta pesquisa delimitou-se em colher informações sobre de que forma a aplicação da leitura literária no cárcere tem cooperado com o processo de humanização dos leitores reclusos do Presídio de Itaquitinga-PE, tendo como aporte teórico, os trabalhos de Candido (1989) sobre o direito à literatura e, além dos enfoques de Horellou-Lafarge e Segré (2010) sobre o caráter humanizador da leitura literária. Em termos metodológicos, foi realizada pesquisa de caráter exploratório e bibliográfico, com vistas ao levantamento de materiais, como: livros, artigos científicos, revistas, na busca de conhecimento sobre a literatura no cárcere, como forma de identificar os impactos de mudança na vida dos encarcerados do presídio de Itaquitinga- PE. O desenho metodológico priorizou a abordagem quali/quantitativa, tendo em vista estudo descritivo de dados coletados por meio da aplicação de questionário a uma amostra de 70 apenados que fazem parte do Projeto de Remição de Pena pela Leitura Literária. Foi constatado que 75% dos sujeitos possuem o ensino fundamental incompleto, 64% possem de 20 a 30 anos de idade, e destacam como sendo de extrema importância a leitura dentro do cárcere, considerando a prática da leitura literária como instrumento que promove não apenas a redução da pena, mas também humanização.
