02.1 - Graduação (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Abordagem sobre a efetividade dos apps Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA) para crianças com TEA(2022-06-20) Santos, Anderson Bispo dos; Ferreira, Jeneffer Cristine; http://lattes.cnpq.br/3000364145302421; http://lattes.cnpq.br/3410216969927683O autismo e a tecnologia são assuntos muito abordados na atualidade, no entanto, há muito mais que simplesmente aplicativos e métodos neste contexto, é importante salientar quais os métodos e técnicas para um melhor tratamento e/ou educação da criança com TEA, foi abordado neste enunciado o AAC (Augmentative and Alternative Communication) que trata-se de um conceito aplicado a técnicas como por exemplo a ABA (Applied Behavior Analysis), onde foi realizado uma análise exploratória de um app chamado Matraquinha, que tem por objetivo “dar voz” às crianças com dificuldades de se expressar ou severidade verbal. Contudo, realizamos um estudo com crianças atípicas e neuro típicas, no intuito de melhor entender o funcionamento do App, validando sua eficiência e sua aplicabilidade baseando-se nos resultados alcançados em 15 dias de usabilidade, estudo realizado com 10 famílias diferentes, pertencentes a APAE Palmares-PE, onde estressamos o app ao máximo, a fim de não só identificar possíveis bugs, mas analisar o comportamento das crianças, dos pais e do próprio App.Item O uso de recursos tecnológicos na prática da leitura e da escrita no 5º ano dos anos iniciais(2021) Rocha, Rita de Cássia Correia Lins da; Nascimento, Regina Célia Macêdo do; http://lattes.cnpq.br/2339102253217709; http://lattes.cnpq.br/7522551192819216Buscou-se com a elaboração do presente artigo, discutir os benefícios dos recursos tecnológicos no desenvolvimento da aprendizagem da leitura e escrita para os alunos do 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. O uso de smartphones, tablets e computadores vem granhando cada vez mais importância dentro do ambiente escolar que, por sua vez, percebe essas ferramentas como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e o pensamento computacional como meios facilitadores da aprendizagem em sala de aula e fora dela. Sendo assim, através de pesquisa bibliográfica, pôde-se verificar incentivos ao ensino da leitura e da escrita no 5º ano dos anos iniciais, por meio da utilização dos recursos tecnológicos, entedendo que tecnologia sempre esteve de alguma maneira aliada à educação. Assim, precisa-se cada vez mais introduzir esse assunto no meio educacional para que possamos ter conhecimento das mais atuais tecnologias que venham auxiliar o professor, de forma que o aluno sinta a importância do conteúdo trabalhado e como está inserido em seu cotidiano. É inegável que devemos estar sempre nos atualizando devido ao fato de que a clientela muda a cada ano que se passa, assim, é importante que possa-se estar sempre disposto a fazer com que a leitura e a escrita faça sentido para o aluno que está sendo alfabetizado. E que, ele seja então letrado para que possa a partir daí participar ativamente da sociedade em que vive promovendo mudanças significativas.Item Tecnologia e ensino: Relato de Experiência no Estágio Supervisionado V(2021-04-10) Silva, Klediane Carla de França e; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/9072485916319550Neste estudo, apresentam-se concepções e reflexões sobre tecnologia e ensino, a partir de relato de experiência vivenciado durante as aulas da disciplina de estágio supervisionado V. O eixo de nossas reflexões sobre tais questões é guiado pelo objetivo de reconhecer a utilização das tecnologias para inovar práticas pedagógicas para o efetivo desenvolvimento de habilidades pelos estudantes e para o exercício pleno da cidadania. A intenção é possibilitar o reconhecimento do uso de ferramentas digitais como recurso eficaz, bem como apresentar sugestões que norteiem o ensino voltado para atender as atuais perspectivas da educação sobre o uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, apoiamo-nos no letramento digital e suas contribuições inovadoras para estreitar o largo espaço existente entre espaço escolar e práticas ativas digitais; e ainda nas contribuições do estágio supervisionado para enfatizar a vivência da prática pedagógica, de maneira a descrever as experiências no decorrer da disciplina, refletindo os desafios e possibilidades que se encontram durante o processo de formação docente. O estudo resulta na compreensão de que a utilização de recursos digitais na prática didático-pedagógica, quando bem planejados no processo de ensino-aprendizagem, contribui significativamente para a formação de cidadãos letrados digitais. Assim, permearemos as perspectivas de teóricos como: Bacich (2015), Martin-Barbero (2004) e Vilaça e Araújo (2016).
