02.1 - Graduação (UAEADTec)
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Item Letramento crítico e literário, erótico e pornográfico: um caminho possível no espaço escolar?(2021-08-23) Xavier, Priscila de Souza; Azevedo, Natanael Duarte de; http://lattes.cnpq.br/1598344003069716; http://lattes.cnpq.br/7488079560922407O presente artigo acerca do objeto de estudo, o discurso erótico e pornográfico presente no romance francês e oitocentista ‘’As Aventuras do rei Pausolo’’, tem como intenção refletir sobre o letramento crítico e literário, haja vista que esses tipos de textos não recebem devida atenção no espaço escolar. Para isso, sob a ótica de Bakhtin (2000) entendemos os tipos de letramentos como discursos que são dialógicos, ideológicos e relacionados ao marco histórico social em que estão inseridos. O estudo sustenta uma espécie de manifesto e protesto contra as práticas de poder exercidas no espaço escolar, cujas marcas de omissão e desigualdade às diversidades literárias e de linguagem são visíveis. Portanto, opta-se por uma abordagem qualitativa de análise crítica ao discurso para o ensino-aprendizagem de literatura. A atenção volta-se para a formação de sujeitos críticos ao discurso erótico e pornográfico. Uma perspectiva de humanização da literatura e sociointeracionismo do discurso, a fim de desmistificar o preconceito e o apagamento de obras e autores do gênero pelo cânone, uma vez que seus textos descrevem de maneira explícita e implícita sobre o amor, o desejo e o prazer como um instrumento alegórico e satírico para crítica e ataque ao poder. Nesse caminho, entendemos que a literatura promove uma experiência humanizada, capaz de mudar a percepção de mundo e de si mesmo. Com isso, pregamos o discurso erótico e pornográfico como forma de reflexão, crítica e poder através do ensino de literatura. No desenvolvimento do trabalho, apresentaremos as seções: “Palavras Iniciais” como introdução, “Letramento Crítico”, “Letramento Literário”, “Discurso, Erótico e Pornográfico”, “Orientações básicas para o ensino de Literatura”, “Análise do romance francês As Aventuras do Rei Pausolo” “metodologia” e “Palavras finais”, seguido das “Referências” para encerramento do trabalho.Item Raça e saúde: o discurso médico no diagnóstico da população negra(2021-04-01) Torres, Gwan Silvestre Arruda; Barros, Gabriel Navarro de; http://lattes.cnpq.br/3280959855647241; http://lattes.cnpq.br/9846453094987325A pesquisa analisou o discurso médico com o viés racial, de modo investigar o discurso racialista médico, nos corpos da população afro-brasileira e a utilização das teorias racias em seus diagnósticos. O recorte temporal compreende aos anos de 1889 a 1930, para o maior aprofundamento acerca das teorias raciais e de como se moldaram na socidade brasileira republicana, bem como compreender a percepção da saúde pública, seja através das academias de medicina ou das campanhas sanitárias. O estudo se dividirá em três capítulos, o primeiro se volta para apresentação, assim como a identificação das teorias raciais e sua multiplicidade de discursos, atingindo não só aos médicos, mas a outros intelectuais, até chegar a sociedade em si. Por sua vez, o capítulo dois foi a historicização da História da Medicina, desde o surgimento das primeiras Faculdades Médicas no Brasil até um olhar para a História da Medicina Pernambucana, com um viés para a historiografia regional. Por fim, analisamos diferentes fontes para contextualizar os diagnósticos médicos em corpos negros e de que maneira estes prognósticos apontaram as teorias raciais.
