02.1 - Graduação (UAEADTec)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2877
Navegar
3 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Os conselhos estaduais de políticas públicas de cultura como instituição da democracia participativa para a elaboração do Sistema Nacional de Cultura do Brasil(2024-12-03) Sousa, Thaynna Leocádio Trajano Lacerda; Pinho, Marco Aurélio Benevides de; http://lattes.cnpq.br/2714666465429956; http://lattes.cnpq.br/2242015432332238O Estudo objetiva analisar a eficiência da participação social nos conselhos estaduais de política cultural de maneira a permitir a elaboração de um Sistema Nacional de Cultura (SNC). Com metodologia dedutiva, descritiva, composto por uma revisão de literatura científica e documental a respeito do histórico dos conselhos de políticas publicas de cultura e democracia participativa, com uma aplicação um formulário online para analisar a percepção de conselheiros a respeito de participação social e SNC. É possível analisar que 55,56% auto declara-se deliberativo, desse modo, com caráter decisório, sobre suas funções, assim obtendo a capacidade de produzir decisões vinculantes sobre políticas públicas, onde 61,1% dos conselheiros consideram a participação social satisfatória na discussão sobre políticas de cultura e institucionalização do SNC. Porém a respeito do controle social e produção de políticas mais direcionada ao atendimento das demandas sociais culturais, os conselhos enfrentam grandes obstáculos de articulação política e autonomia.Item História, memórias e cultura da dança de São Gonçalo no interior de Afrânio-PE(2024-01-03) Gomes, Adnael José Almeida; Nascimento, Greyce Falcão do; http://lattes.cnpq.br/8661001280090430O presente trabalho tem como objetivo aprofundar sobre a história de São Gonçalo, de como sua dança se constitui um legado imaterial através de grupos, e da sua importância histórica e cultural para o interior de Afrânio-PE. Compreender qual é o significado e qual é a função da dança/festa de São Gonçalo que tem representatividade cultural de caráter religioso da tradição passada de geração a geração pelos grupos familiares do interior de Afrânio-PE, objetiva-se também dar retorno a comunidade sobre a importância desta vivência na região, e de como a memória e a história oral foram fundamentais para o desenvolvimento do trabalho. Para isso, as fontes usadas para guiar o estudo da temática foram dissertações e livros que tratam de questões pertinentes ao tema de estudo e que podem contribuir de maneira positiva no desenvolvimento do trabalho. Também serviram de base metodológica para a construção desse trabalho, as fontes orais que se tratam das informações, costumes presentes na memória das pessoas que conhecem e participam dos grupos de São Gonçalo. Os resultados da pesquisa de campo nos fizeram identificar a forma de dança apresentada nesse lugar através da história oral e compreender que a dança de São Gonçalo tem representatividade significativa nas tradições culturais que se perpetuam no interior pernambucano, devido aos esforços dos integrantes do grupo em transmitir as gerações essa devoção.Item Contação de histórias na era digital: a importância da literatura infantojuvenil na formação de leitores críticos(2019) Bandeira, Karina Bastos de Luna; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/7003805851081385Formar leitores é ajudá-los a desenvolver práticas de leitura de modo que sejam capazes de exercer a cidadania de forma crítica, ativa e autônoma. Nesse sentido, contar histórias, uma das formas mais antigas de propagar os gêneros literários, surge como um convite à imaginação e um incentivo à leitura. O objetivo geral desta pesquisa é abordar como a literatura infantojuvenil,por meioda contação de histórias, pode formar leitores críticos, tendo em vista as demandas da cultura digital. Dessa forma, a pesquisa buscou descrever, por meio de fundamentos teóricos, a importância da contação de histórias para a transmissão de conhecimentos, de geração em geração, e para a troca de experiências através do contato quese estabelece entre o narrador e o ouvinte, equilibrando as emoções dos envolvidos e tornando-os capazesde compreender melhor e de forma racional o mundo que os cerca. Também foi possível elencar algumas dificuldades que ainda estão presentes nesse processo de aprendizagem, além de entender como a tecnologia pode ser uma verdadeira aliada às atividades de contação de histórias, por meio dos podcasts e audiobooks.Assim, foi possível concluir que a contação de histórias é uma estratégia fundamental para a formação de leitorescríticose enriquece o processo educacional na busca incessante pela construção de sujeitos críticos e reflexivos.
