02.1 - Graduação (UAEADTec)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2877

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Desafios e estratégias da gestão escolar municipal em Jaboatão dos Guararapes-PE : um estudo de caso
    (2024-11-30) Silva, Vandicia Gonçalo da; Souza, Eliabe Roberto de; http://lattes.cnpq.br/2080413007192218; http://lattes.cnpq.br/5950924628404051
    O objetivo geral da pesquisa foi investigar quais desafios e estratégias estão dispostos para a gestão escolar municipal em Jaboatão dos Guararapes atender as demandas educacionais locais. A investigação teve caráter qualitativo, foi empregada a entrevista estruturada e a análise dos dados baseou-se na análise do discurso. Os resultados revelaram que a gestão escolar municipal enfrenta desafios estruturais e de pessoal; adota estratégias de resolução com foco no diálogo e na participação comunitária; realiza atividades administrativas e pedagógicas com ênfase na saúde mental e no envolvimento da comunidade escolar e alinha decisões administrativas às metas pedagógicas. Concluiu-se com a investigação que a gestão escolar municipal enfrenta desafios relacionados à infraestrutura inadequada, falta de alocação de profissionais, demandas sociais locais e narcotráfico. Lança mão de estratégias de comunicação e participação comunitária, focadas no diálogo e em projetos colaborativos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Gestão escolar : ações e desafios para a implantação dos objetivos de desenvolvimento sustentável no contexto de uma escola estadual
    (2024-05-12) Cavalcante, Adriana Maria da Silva; Salviano, Kaline Maria Tenório; http://lattes.cnpq.br/5540784406933121; http://lattes.cnpq.br/7702407159041326
    Este trabalho teve como objetivo analisar as ações e desafios da gestão escolar na EREM Manoel Gonçalves de Lima, em Cumaru-PE, em relação ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) e ao Plano Estadual de Educação de Pernambuco (PEE). Buscou-se identificar as metas do PEE que se relacionam com o ODS 4, bem como as ações que estão sendo implementadas pela escola. A metodologia utilizada foi a descritiva, documental e bibliográfica, com uma abordagem quantitativa. A coleta de dados se deu por meio de questionário aplicado à equipe gestora e aos professores. Os resultados demonstraram que a escola está empenhada em desenvolver ações para promover uma educação de qualidade e inclusiva. No entanto, ainda enfrenta alguns desafios para atingir esse objetivo, como a evasão escolar, melhorias na infraestrutura para atender às necessidades dos alunos e a implementação de ações de gestão democrática.