02.1 - Graduação (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item A educação ambiental sob a perspectiva de professores da rede pública de ensino: estudo de caso na cidade de Pesqueira – PE(2022-06-26) Silva, Anderson Carlos Maia da; Nascimento, Regina Célia Macêdo do; http://lattes.cnpq.br/2339102253217709; http://lattes.cnpq.br/2746710343882148O presente trabalho está voltado a abordagem da Educação Ambiental sob a perspectiva de professores da rede pública de ensino, abordando um estudo de caso na cidade de Pesqueira localizada no agreste de Pernambuco. Com o objetivo de analisar a inclusão da EA sob a perspectiva dos professores como tema transversal na Escola Professora Margarida de Lima Falcão, localizada na cidade citada, após analisar como estão incluindo o tema e ver os relatos dos professores, irão sugerir estratégias que podem contribuir positivamente para a forma como a EA é ministrada. Esta pesquisa se justifica e se aplica como um meio de desenvolvimento para a melhoria do processo de ensino. Para a sua realização, foi empregado um questionário junto aos docentes contendo 15 perguntas destinadas ao corpo docente da instituição. Com a coleta de dados e suas respectivas análises, foi possível verificar que embora a maioria dos professores mostra interesse por temas e questões ambientais, mesmo a maioria não tendo curso na área ambiental, eles de certa forma se sentem aptos para repassar conhecimentos para seus alunos e buscam informações por meio de diferentes meios de comunicação aos assuntos de cunho ambiental, tornando a aprendizagem mais significativa no processo de educacional. Os resultados do Survey junto aos participantes da pesquisa demonstram que, os docentes sentem-se aptos a lecionar disciplinas do tema ambiental, mesmo sem formação e capacitação específica. Foi possível observar ainda que os docentes têm como principal fonte de informações as mídias e internet para a construção de material letivo, o que permite uma atualização constante das suas aulas.Item O plano nacional de educação e os desafios de gestão educacional do município de Poção-PE(2021-02-25) Gomes, Eduarda Vasconcelos; Souza, Eliabe Roberto de; http://lattes.cnpq.br/2080413007192218; http://lattes.cnpq.br/1221528341404526O Plano Nacional de Educação é um instrumento da política pública educacional do Brasil que tem o objetivo de proporcionar a universalização do atendimento escolar e com esta diretriz surgem problemas de gestão educacional municipal. O objetivo desta pesquisa foi investigar quais os desafios de gestão educacional são evidenciados para efetivação do atual Plano Nacional de Educação no Município de Poção–PE nos anos de 2014 a 2018. A metodologia da investigação foi baseada na pesquisa documental e os dados secundários foram oriundos da Base de Dados do Estado de Pernambuco e do Ministério da Educação. Os resultados da investigação sinalizam a redução de matrículas na série histórica, tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental; diminuição no atendimento do transporte escolar e no número de estabelecimentos na Educação Infantil, além da queda no número de docentes em atuação na esfera municipal. Conclui-se, assim, que muitos são os desafios encontrados para a efetivação da PNE (2014-2024) no município poçãoense, como a redução de matriculas e consequente diminuição de unidades escolares na Educação Básica, o decrescente atendimento do transporte escolar e a drástica redução de docentes em sala de aula, principalmente nas escolas rurais.Item A Manifestaçãoda violência escolar na Escola Municipal Luiz Vaz de Camões, João Pessoa -PB(2019) Silva, Alexandre Ramos da; Oliveira, Elias Ricardo de; http://lattes.cnpq.br/3335783352090595O presente artigo tempor objetivo geral analisar os principais atos deviolência no ambiente da Escola Municipal Escola Municipal Luiz Vaz de Camões, situada no bairro de Mangabeira IV, João Pessoa-PB. O presente estudo tem uma abordagem quantitativa, de natureza aplicada, com procedimentos de análise de pesquisa documental e de campo, com instrumentos relativos à utilização dos registros das ocorrências para a áreacedidos pelo 5º Batalhão de Polícia Militar daParaíba, e de um questionário composto por 8 questões objetivas e de múltipla escolha, aplicado com os professores da referida escola, envolvendo perfil sociodemográfico e questões sobre a violência no bairro e na escola. Segundo os professores, apesar de a maioria das violências se apresentarem no entorno da escola, essa também se encontra dentro dos muros da instituição educacional. A situação mostra preocupação, pois a presença da violência pode influenciar negativamente na formação dos estudantes. Para minimizar os efeitos e as ocorrências dessa problemática, é necessário que exista uma abordagem sobre o tema no cotidiano escolar, envolvendo prevenção, apoio e cobrança de toda a comunidade escolar, mostrando urgência de ações que possibilitem maior reconhecimento e trabalho em prol de um ambiente que promova a cultura de paz.
