Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)
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Item Educação musical e Base Nacional Comum Curricular: considerações sobre a criatividade no ensino fundamental (anos finais)(2023-08-25) Silva, Rodrigo Lisboa da; Cunha, Maximiliano Wanderley Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/0105516187749549; http://lattes.cnpq.br/4066095812533567A Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) é um documento de caráter normativo que define as aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas na educação básica brasileira, sendo, portanto, referência nacional para a elaboração dos currículos das redes e sistemas escolares, públicos ou privados. Além disso, a criatividade vem sendo estudada e discutida como conhecimento indispensável à formação humana por diversos autores das áreas de Educação e Educação Musical (Andrade, 2019; Beineke, 2019; Beghetto, 2008; Burnard, 2002; Kwang; Smith, 2004; Lassig, 2013; Lin, 2014; Oliveira; Sobreira, 2022; Pelaes, 2010; Valquaresma; Coimbra, 2013). Dessa maneira, esta pesquisa tem como objetivo investigar como a criatividade é abordada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dentro da área de Música para o Ensino Fundamental (Anos Finais). Seus objetivos específicos são: discutir o conceito de criatividade e suas possíveis relações e implicações no ensino de música; analisar possibilidades criativas apresentadas pela BNCC para a área de música; investigar como a criatividade vem sendo abordada na pesquisa acadêmica sobre educação musical e suas possibilidades de diálogo com a BNCC. De caráter qualitativo, essa pesquisa adotou como procedimento metodológico a pesquisa documental (Penna, 2015b; Penna; Ferreira Filho, 2019; Sá-Silva; Almeida; Guindani, 2009). Partes da BNCC que tratam da criatividade em Música para os Anos Finais do Ensino Fundamental foram destacadas, problematizadas e discutidas com base nos referenciais bibliográficos apresentados. Os dados obtidos indicam que, embora a criatividade seja um elemento essencial a ser desenvolvido na educação básica, a BNCC, muitas vezes, não apresenta, enfatiza ou discute com profundidade a sua importância na formação do estudante. A pesquisa também mostra que a BNCC possui diversas fragilidades, superficialidades e inconsistências, sendo indispensável uma leitura e análise crítica e cuidadosa deste documento.Item Mobiliário escolar e corpóreo(2019-07-26) Vasconcelos, Julyana Batista de; Silva, Charles Ricardo Leite da; Rossi, Paulo José; http://lattes.cnpq.br/5484701580473361; http://lattes.cnpq.br/2664342528760612; http://lattes.cnpq.br/9173116185168744A pesquisa Mobiliário Escolar e Corpóreo, foi iniciada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aruanda, localizada em João Pessoa/PB, no ano de 2017, contou com a participação de 90 alunos dos 9° anos, e parte da comunidade escolar. Durante o estudo, foi observado uma padronização em relação aos mobiliários escolares, que pressupõe uma uniformização dos corpos, e enfatiza a disciplina como referência na concepção de espaços escolares. O presente trabalho, pretende utilizar a relação corpórea dos alunos no espaço escolar, para propor uma ferramenta criativa de solução de artefatos, que poderá ser utilizada na criação de mobiliários interativos, baseados nos fundamentos de Laban (1978) e da psicologia ambiental. Com base no método de procedimento da pesquisa-ação, utilizamos questionários, representações gráficas, e registros fotográficos, para coletar os dados necessários ao desenvolvimento da proposta. Como técnica de processo criativo, utilizou-se da tecnologia mobile, para ampliar a percepção das formas corporais, por meio da fotografia. A relação entre dança e psicologia ambiental, nos permitiu construir um programa de necessidades para a escola, onde identificamos lacunas referentes aos mobiliários, o que nos levou a vivenciar um estudo de corpo e espaço, surgindo como provocação para investigações futuras, o conceito de Design Corpóreo, criado a partir da psicologia ambiental e do estudo do método de Laban (1978).
