Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)

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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

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    Explorando o potencial do audiovisual no smartphone como recurso pedagógico
    (2023-10-19) Santos, Fábio Dênis dos; Silva, Leilane Jordão Pessoa da; Nogueira, Amanda Mansur Custódio; http://lattes.cnpq.br/0341879306272619;  http://lattes.cnpq.br/0450985498841766; http://lattes.cnpq.br/6106009687389793
    O presente trabalho acadêmico tem como objetivo analisar o potencial do uso do smartphone e dos recursos audiovisuais como ferramentas pedagógicas em sala de aula, considerando suas vantagens, desafios e impactos na aprendizagem dos alunos. A educação contemporânea tem enfrentado transformações decorrentes do avanço tecnológico, sendo o smartphone uma tecnologia de destaque. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, empregando entrevistas, análise de conteúdo, opiniões e de alunos, professores e gestores escolares em relação ao tema.Para as discussões teóricas citadas o aporte teórico será luz de Beland & Murphy (2016), Nunes & Costa (2019), Bhandari e Richard (2016), dentre outros autores. O uso do smartphone como recurso pedagógico apresenta aspectos positivos, como o acesso rápido a informações e recursos online, além da flexibilidade para o aprendizado em diferentes locais e horários. No entanto, também suscita preocupações sobre distrações e uso inadequado. Os recursos audiovisuais, por sua vez, têm sido explorados há décadas como ferramentas enriquecedoras em sala de aula. A combinação do smartphone e dos recursos audiovisuais oferece oportunidades para diversificar as estratégias de ensino e engajar os alunos de forma mais significativa. A colaboração entre todas as partes interessadas, gestores, professores e alunos é essencial para garantir um ambiente educacional equilibrado e eficiente, onde as tecnologias são usadas de maneira responsável e produtiva.
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    Arte-educação e tecnologias digitais: a produção audiovisual como estratégia pedagógica e criativa no percurso formativo da Educação Básica
    (2023-08-30) Lopes, Rafael de Figueiredo; Feitoza, Denise Santiago; http://lattes.cnpq.br/8210858320104868; http://lattes.cnpq.br/6589546984367592
    A pesquisa aborda a utilização da produção audiovisual como estratégia pedagógica, no ensino do componente curricular Arte, na Educação Básica. O estudo tem como objetivo discutir como a prática da produção audiovisual no contexto escolar pode ajudar a desenvolver habilidades e contribuir na formação cultural e artística dos estudantes, a partir da contextualização do cinema como uma linguagem em constante transformação; da compreensão de possibilidades criativas e experimentais do audiovisual; e da reflexão do o papel da arte-educação na formação dos sujeitos pela utilização da produção audiovisual no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico, com uma abordagem qualitativa, numa perspectiva interdisciplinar, aliando aportes teóricos dos campos da arte-educação, cinema e cibercultura. Com base nos resultados e discussões apresentados, considera-se que a arte-educação é fundamental na formação integral dos estudantes, possibilitando o desenvolvimento de habilidades, competências e conhecimentos, bem como o desenvolvimento socioemocional dos sujeitos. A aproximação do cinema e da produção audiovisual com o ensino formal, enquanto estratégia pedagógica e forma de conhecimento, especialmente em escolas públicas, pode contribuir para a democratização da cultura das artes e a valorização da diversidade, inclusão e justiça social.
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    Realidade virtual auxiliando as artes visuais: aplicação na obra O quarto em Arles
    (2019-05-27) Santos, Tiago Ramos dos; Laurentino, Auta Luciana; Ziegelmaier, Rafael Suarez; http://lattes.cnpq.br/3113779571841568; http://lattes.cnpq.br/3805752873099282; http://lattes.cnpq.br/7192202614342067
    O presente trabalho, apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso na Especialização em Artes e Tecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), tem como objetivo discutir a utilização da Realidade Virtual em obras de arte. No caso em questão, obras de arte voltadas para vida e obra de Vincent Van Gogh, artista dos movimentos impressionista e pós-impressionista, que viveu entre os anos de 1853 a 1888 na cidade de Groot Zundert, na Holanda. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. E está dividida em três etapas. A primeira foi realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica e audiovisual sobre o artista. Entre suas obras priorizamos a obra “O quarto em Arles” como material de estudo. Em seguida trouxemos informações sobre o uso e tipos de softwares de modelagem 3D, processos de renderização e pós-produção e definição e aplicação sobre a realidade virtual. E, por fim, trouxemos o registro e aplicação de todos processos e informação para criação do ambiente tridimensional em 360º, para ser aplicado em um ambiente virtual. Como resultado produzimos um modelo tridimensional do ambiente do “Quarto em Arles”, e consequentemente, uma imagem em 360º, que junto aos óculos VR BOX, simula ao usuário uma sensação de imersão a esse ambiente.
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    As tecnologias da informação e comunicação no campo das artes: o audiovisual como mediação pedagógica do conhecimento
    (2019-07-06) Melo, Maria Aparecida Vieira de; Rolim, Amália Maria de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/0046535721349104; http://lattes.cnpq.br/6705733173478276
    Este estudo visa a certificação de que os audiovisuais promovem o conhecimento. Interessa-nos saber: como os nexos pedagógicos estão presentes nos audiovisuais enquanto mediadores da ação pedagógica a favor do conhecimento no processo formativo? Para tanto, temos como objetivo geral: analisar as tecnologias da informação e comunicação no campo das artes enquanto propulsora da cultura visual, por meio do uso de audiovisuais como mediação pedagógica do conhecimento em sala de aula. E mais especificamente, identificar o audiovisual como recurso pedagógico importante para mediação do conhecimento; destacar a presença da arte no processo da criação do audiovisual; utilizar a análise do conteúdo como instrumento metodológico do desenvolvimento da pesquisa e, por fim, descrever as categorias que permeiam os nexos pedagógicos do audiovisual que serão trabalhados em sala de aula através da análise do conteúdo. O referencial teórico/metodológico é permeado pelas reflexões acerca da tecnologia da comunicação e informação Ramos e Bueno (2019); Jordão (2009) e outros mais. O instrumento metodológico da pesquisa qualitativa é a análise do conteúdo (BARDIN, 2004); o audiovisual como recurso pedagógico Santaella (2008); Carlos (2010) e outros autores. Os achados foram as categorias de análise das práticas discursivas dizem respeito ao audiovisual como mediador do conhecimento; procedimento metodológico e didático; mediador da reflexão, curiosidade e recurso tecnológico. Estes foram os achados, após a realização da pesquisa, ao saber dos estudantes que tinham no início de suas aulas o audiovisual como introdução do conteúdo a ser estudado. Deste modo, compreende-se a educação, enquanto complexo social; a imagem visual como artefato cultural/digital que dissemina o conhecimento e a arte no processo criativo digital do audiovisual, de modo geral, tudo isto é presente, existente e perceptível nos audiovisuais, os quais são usados pedagogicamente para mediar a produção do conhecimento no contexto escolar do ensino superior, por exemplo.
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    Utilização do Storytelling como ferramenta de educação ambiental aplicada às disciplinas de ciências da natureza na educação básica
    (2019-08-05) Souza, Clélio da Cruz; Silva, Pedro Henrique Barboza da; http://lattes.cnpq.br/5073088306150989; http://lattes.cnpq.br/5284500502587627
    O mundo contemporâneo possui uma sociedade com hábitos consumistas, baseada em um sistema econômico de produção e de consumo cada vez mais exagerado; porém, devido ao modelo consumista da atualidade, ocorre a preocupação com a degradação ambiental. Esta consiste em um processo de redução dos potenciais renováveis, afetando o equilíbrio ambiental da fauna e da flora, principalmente com a degradação do solo e dos recursos hídricos, indispensáveis não apenas para a nossa sobrevivência como também a de todo o ecossistema do planeta, sem os quais as gerações futuras estarão fadadas ao caos ambiental. Nesse sentido, principalmente nos grandes centros urbanos, surgem às questões socioambientais, para as quais o desenvolvimento econômico é preciso ser gerado sem impactar negativamente a biodiversidade. Muitas vezes, o descarte de resíduos sólidos de maneira indiscriminada nos centros urbanos, gerando o acúmulo de lixo por toda parte, afetando os recursos naturais e renováveis, provocando poluição da água, do solo e do ar entre outros tipos. O presente trabalho objetiva pesquisar na literatura o estado da arte quanto à utilização do Storytelling para fazer uma abordagem sobre a importância da educação ambiental nas disciplinas das áreas de ciências da natureza do ensino básico, visando sensibilizar o público escolar dos centros urbanos quanto à importância da preservação e da conservação ambiental, bem como do descarte adequado dos resíduos sólidos e todo tipo de lixos urbanos. Será realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico acerca do tema abordado e, ainda, uma análise do processo didático atual das escolas a respeito da educação ambiental e da conscientização ambiental, focando no correto descarte de resíduos sólidos dos espaços urbanos sem prejuízo ao meio ambiente.