Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)
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APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Resultados da Pesquisa
Item Inovação Digital no Ensino de Artes Visuais: Explorando o Potencial do Google Arts & Culture(2023-10-23) Chaves Júnior, Epaminondas Manuel; Leitão, Juliana Andrade; Araújo, Artur Torres de; http://lattes.cnpq.br/0833013507026237; http://lattes.cnpq.br/9820856185553874; http://lattes.cnpq.br/3978622635565421Esta pesquisa tem como objetivo abordar sobre possíveis usos da ferramenta Google Arts e Culture para o ensino das artes visuais. Tem como proposta, apresentar o Google Arts e Culture como um recurso didático metodológico inovador para a sala de aula para ser um facilitador para o professor em sala. A ferramenta Google Arts & Culture por se tratar de um recurso tecnológico, possibilita uma grande experiência de aprendizado para o aluno, pois suas funcionalidades vão de visualização de obras e artistas, bem como a navegação simulando a visitação de museus e outros lugares, sendo um meio de motivação para os alunos. Essa pesquisa consiste na revisão de literatura e de um questionário respondido por oito professores de arte do ensino fundamental de instituições públicas. Os resultados obtidos indicaram que o uso da ferramenta Google Arts & Culture facilita muito o desenvolvimento do ensino nas aulas de artes.Item Realidade virtual auxiliando as artes visuais: aplicação na obra O quarto em Arles(2019-05-27) Santos, Tiago Ramos dos; Laurentino, Auta Luciana; Ziegelmaier, Rafael Suarez; http://lattes.cnpq.br/3113779571841568; http://lattes.cnpq.br/3805752873099282; http://lattes.cnpq.br/7192202614342067O presente trabalho, apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso na Especialização em Artes e Tecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), tem como objetivo discutir a utilização da Realidade Virtual em obras de arte. No caso em questão, obras de arte voltadas para vida e obra de Vincent Van Gogh, artista dos movimentos impressionista e pós-impressionista, que viveu entre os anos de 1853 a 1888 na cidade de Groot Zundert, na Holanda. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. E está dividida em três etapas. A primeira foi realizada a partir de uma pesquisa bibliográfica e audiovisual sobre o artista. Entre suas obras priorizamos a obra “O quarto em Arles” como material de estudo. Em seguida trouxemos informações sobre o uso e tipos de softwares de modelagem 3D, processos de renderização e pós-produção e definição e aplicação sobre a realidade virtual. E, por fim, trouxemos o registro e aplicação de todos processos e informação para criação do ambiente tridimensional em 360º, para ser aplicado em um ambiente virtual. Como resultado produzimos um modelo tridimensional do ambiente do “Quarto em Arles”, e consequentemente, uma imagem em 360º, que junto aos óculos VR BOX, simula ao usuário uma sensação de imersão a esse ambiente.
