Bacharelado em Ciências Biológicas (Sede)

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    Circularidade de resíduos de origem vegetal em uma indústria de grande porte em Pernambuco: um estudo de caso de economia circular
    (2025-08-07) Feitosa, Wiliane Marinho; Silva, Ana Carolina Borges Lins e; http://lattes.cnpq.br/7518216414237885; http://lattes.cnpq.br/7408056145463399
    Este trabalho apresenta uma análise do Primeiro Teste de Economia Circular (EC) dos Resíduos Orgânico e Efluente Gorduroso em um modelo produtivo que conecta a indústria de sabão em barra à criação de suínos, por meio do aproveitamento de resíduos de origem vegetal industriais como fonte alternativa de alimentação animal. O trabalho teve como objetivo principal avaliar os impactos econômicos, ambientais e sociais decorrentes da destinação de resíduos orgânicos da ASA Indústria e Comércio para a Granja Cavalcanti no interior de Pernambuco. O estudo adotou a metodologia de estudo de caso, fundamentada em levantamento de dados primários e secundários, como visitas técnicas, registros fotográficos, entrevistas com os responsáveis pelo processo e análise quantitativa dos custos de transporte, destinação e substituição alimentar. O período analisado correspondeu a julho a dezembro de 2023, totalizando seis meses de monitoramento. Os resultados evidenciaram que a ASA obteve um descarte ambientalmente correto de 179.240kg e uma economia de R$ 20.458,00 em custos de destinação de resíduos, gerando impacto social também. Já para a Granja, verificou-se a redução de 60% na substituição da ração convencional pelos resíduos de origem vegetal na dieta dos suínos. Contudo, observou-se também a leve queda de 10% no desempenho zootécnico dos animais, além do ônus logístico para o destinador final, em razão da distância média de 408 km entre os empreendimentos, o que inviabilizou a continuidade da prática no modelo descrito. A análise demonstrou que, embora a circularidade desses resíduos seja ambientalmente plausível e tecnicamente possível, para a parceria ASA – Granja não é factível. Conclui-se que a experiência analisada reforça o potencial da EC como estratégia de gestão de resíduos e de sustentabilidade industrial com parceiros geograficamente próximos e aproveitamento de outros resíduos de origem vegetal gerados pela indústria.
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    Educação ambiental na formação do empreendedor sustentável
    (2024-02-27) Lima, Juliana Rodrigues de; Lima, Elifábia Neves de; http://lattes.cnpq.br/6117763430610324
    Social and economic changes are fostering a significant increase in interest in entrepreneurship as a way to launch new businesses and form a class of entrepreneurs with a diversified and strategic vision of the market. The main objective of this study is to show the importance of education for sustainable business growth. The purpose of this study is to analyze the narrative literature to examine the role that environmental education has played in the growth of entrepreneurship. There must be a significant balance between the three primary dimensions of sustainable development - economic, social and environmental. A sustainable entrepreneur must identify a need in the form of a social or environmental cause or concern, but it is crucial to emphasize that this is only the first step. Business owners must also decide how to meet a need or how to create social and environmental value based on economic value. As a result, sustainable entrepreneurship is defined as the creation of goods and services that address social and environmental issues while generating financial gain. The goals achieved through entrepreneurship education must be aligned with the proposal of environmental education, seeking as a consequence a leveling of the economy, society, and the environment to help reduce social inequalities. In conclusion, environmental education in the development of a sustainable entrepreneur is a promising step towards a more balanced and resilient future. Integrating environmental and business knowledge with an innovative and creative approach allows entrepreneurs to act as agents of change, promoting sustainable development and assisting in the creation of societies.