Bacharelado em Agronomia (Sede)
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Item Construção de modelo de visão computacional para classificação automatizada de canjica de milho(2022) Fernandes, Tiago Braga; Mendonça, Ana Paula Medeiros dos Santos Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9147805649299722; http://lattes.cnpq.br/8086201236190701O estágio supervisionado obrigatório foi realizado em modelo Home Office, pela empresa Stepps. O estágio foi baseado no desenvolvimento de uma solução de visão computacional que através de um algoritmo de inteligência artificial e machine learning fosse capaz de detectar os defeitos de qualidade pós-beneficiamento do milho para canjica. Durante toda a jornada de aprendizado e estágio foram vistos diversos conceitos de desenvolvimento de software e linguagens de programação, estudos e classificação agronômica do milho para canjica e seus respectivos defeitos de qualidade, treinamento do modelo de algoritmo de inteligência artificial, revisão de literatura e acompanhamento técnico dos profissionais de desenvolvimento para que a construção do software fosse o mais alinhado possível e obtivesse resultados robustos. No total foram mais de 15000 grãos que foram classificados individualmente como forma de treinamento do modelo, gerando resultados com um excelente nível de confiabilidade.Item Estágio obrigatório em consultoria agronômica: Fazenda Nascente do Café – Primavera do Leste/MT(2024-09-16) Silva, Mateus Delmiro de Freitas; Oliveira, Frederico Inácio Costa de; http://lattes.cnpq.br/0588796892433431; http://lattes.cnpq.br/6734253610560705Este relatório tem por objetivo apresentar uma descrição detalhada das atividades desenvolvidas durante o estágio realizado na Ceres Consultoria Agronômica, especificamente na Fazenda Nascente do Café, localizada em Primavera do Leste, Mato Grosso. O estágio, que ocorreu entre os meses de março e maio, concentrou-se principalmente no monitoramento de pragas das culturas do algodão (Gossypium hirsutum L.), crotalária (Crotalaria juncea L.), gergelim (Sesamum indicum L.) e milheto (Pennisetum glaucum (L.) R. Br). Durante este período, foram realizadas atividades como a utilização de drones para a captura de imagens aéreas e a aplicação de análises do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) via aplicativo Climate FieldViewTM, supervisão de aplicações terrestres e aéreas de defensivos agrícolas, testes com adjuvantes, coleta de amostras de solo, abertura de trincheiras para análise do perfil do solo e acompanhamento dos processos de colheita.Item Relatório de atividades: Programa de Educação Tutorial Agronomia UFRPE(2022) Almeida, Gustavo Silva Marinho de; Ribeiro Filho, Mateus Rosas; http://lattes.cnpq.br/7832462604842279; http://lattes.cnpq.br/0753385027772150Item Estágio curricular supervisionado obrigatório: assistência técnica no plantio e colheita de áreas de inhame São Tomé (Dioscorea alata) no município de Caaporã – PB(2021) Lira Júnior, Gleydson Silva de; Gonçalves Neto, Álvaro Carlos; http://lattes.cnpq.br/1044585519530220A condução do Estágio Curricular Obrigatório foi realizada no Sítio Carina, com o proprietário por nome de Dácio Kleber. A mesma localiza-se no distrito Cupissura no município de Caaporã – PB, região grande produtora de mandioca, batata doce e também a cultura do inhame. No sítio, são produzidas culturas de fruteiras como o limão e o coco junto a produção de macaxeira, inhame e feijão. O objetivo do ESO foi abordar diferentes momentos do ciclo do inhame (Dioscorea alata), as dificuldades do plantio, manejo sanitário, crescimento e colheita, além do contato com os trabalhadores rurais. Tudo isso com o foco de fazer todo o apanhado da cultura e relatar dados de fitocrescimento nas áreas produtoras de inhame limítrofes do estado de Pernambuco. Para que fosse possível relatar todas as experiências vividas e o material adquirido em tempo hábil para redigir este relatório, foram visitadas outras propriedades no começo do estágio que tomaram por base os primeiros momentos da cultura no campo. Vale ressaltar que foram vivenciados todos os aspectos fenotípicos da cutivar São Tomé e que o aprendizado adquirido com a oportunidade mudou o conceito de Agronomia cultivado pelo redator.
