Bacharelado em Agronomia (Sede)

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    Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório. Avaliação da mudança de paisagem nos municípios de Amaraji (PE) e Chã-Grande (PE) durante os anos (1985 - 2020) utilizando dados do Projeto MapBiomas
    (2024-10-11) Pedrosa, Hugo Bandeira D’Arolla; Nascimento, Cristina Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9289129949520610; http://lattes.cnpq.br/4470288990031188
    Este trabalho visou analisar as mudanças na paisagem dos municípios pernambucanos Amaraji e Chã-Grande, onde se pode constatar que a preservação do ambiente resultou em avanços nos indicadores de conservação, o que promoveu uma melhoria significativa na qualidade de cultivo e no avanço da agricultura familiar. A Associação Kapi’wara, criada em 2014 como um coletivo se tornou uma Associação em 2021 sendo uma entidade que realiza o planejamento de uma agricultura, agroecológica e sustentável, em zonas urbanas e rurais e tem a missão de iniciar coletivos de cooperação comunitária entre agricultores e moradores nos locais de ação da Associação, utilizando a metodologia de Nucleação, que é o incentivo de criação de grupos cooperativistas que disseminam o uso de uma agricultura consciente e sustentável e que preserve o meio ambiente. Os dados foram obtidos a partir do banco de dados do Projeto MapBiomas. Foram analisadas as condições de uso e ocupação do solo de 1985 a 1990; de 2000 a 2010 e durante os anos de 2017, 2018, 2019 e 2020. Esta série demonstrou as mudanças do ambiente em detrimento da atividade agrícola e expansão urbana das regiões dos municípios. A observação destes fatores é a chave crucial para o estudo da viabilidade de sistemas de cultivo que possam agregar maior capacidade produtiva e regenerativa ao bioma de Mata Atlântica em que os municípios estão inseridos, permitindo um uso mais eficiente da área de cultivo e diversificando a agricultura, gerando a conservação de ambientes com paisagens anteriormente degradadas pelo mau uso da terra e pela forma extrativista de exploração, que não permite a devida regeneração da paisagem natural.
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    Educação ambiental através do ensino da topografia no ensino médio de escola pública em Camaragibe - PE
    (2020) Ferreira, Rômulo Danilo de Arruda; Caldas, Anildo Monteiro; http://lattes.cnpq.br/6543959400281255; http://lattes.cnpq.br/7252540405127969
    A educação ambiental com ênfase na área de Topografia pode ser um instrumento valioso para promover a conscientização ambiental ampliando a percepção do meio físico como componente essencial do meio ambiente. O trabalho será desenvolvido por alunos da UFRPE e alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Tito Pereira de Oliveira (EREMTPO), localizada na zona rural do município de Camaragibe - PE, tendo como objetivo o desenvolvimento de conteúdos da área de Topografia e meio ambiente, privilegiando uma abordagem motivadora numa perspectiva de cidadania plena. Busca-se desenvolver um conhecimento básico sobre a Topografia, seu uso para o levantamento topográfico, desenvolvendo o entendimento sobre o uso e ocupação do solo. Além disso, pretende-se estimular a percepção ambiental através do emprego da Matemática, da Física e da Geografia, relacionando-as com a Topografia, possibilitando a aquisição de conhecimentos e habilidades capazes de induzir mudanças de atitudes, resultando na construção de uma visão das relações do ser humano com o seu meio e, portanto, na ampliação da consciência ambiental.
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    Manutenção de projeto de irrigação e análises de fertilidade do solo: relatório de estágio supervisionado obrigatório
    (2019) Lima, Robson Hortencio de; Oliveira, Emídio Cantídio Almeida de; http://lattes.cnpq.br/1078501992095596; http://lattes.cnpq.br/4616344961770873
    O presente relatório refere-se ao Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), do curso de Agronomia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco / Unidade SEDE.O estágio foi realizado na Estação Experimental de cana-de-açúcar do Carpina (EECAC), especificamente no Laboratório de Fertilidade do Solo,e em campo experimental de fertirrigação sob a supervisão do Dr. Djalma Euzébio Simões Neto,no período de 01 de outubro à 25de novembro de 2019. Durante o estágio foram acompanhadas as atividades realizadas no cotidiano do laboratório, análises de rotina. Uma ênfase foi dada às atividades de manutenção e melhorias de um sistema de fertirrigação. Durante o tempo de estágio foram aprendidas metodologias de análise de fertilidade do solo diferentes das já aprendidas durante a graduação. O estágio proporcionou senso de responsabilidade profissional, maior conhecimento na área, e contato com problemas que podem surgir no dia a dia do agrônomo.