03.1 - Graduação (UAST)
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Resultados da Pesquisa
Item Empreendedorismo feminino e seus desafios: um estudo com empreendedoras oriundas do sertão do baixo pajeú pernambucano(2022-10-04) Gomes, Janinne da Silva; Silva, Danúzio Weliton Gomes da; http://lattes.cnpq.br/2772521108714384Diante da trajetória ascendente do empreendedorismo feminino nos últimos anos, intensifica-se a importância de estudos que contribuam a cerca do tema e possibilitem visualizar aspectos relacionados a sua trajetória e desafios enfrentados no negócio. Em vista disso, a presente pesquisa tem como objetivo analisar as principais dificuldades apresentadas por mulheres empreendedoras residentes nas cidades de Triunfo e Serra Talhada, localizadas no sertão do baixo pajeú em Pernambuco. Como recurso metodológico para alcance dos resultados, utilizou-se da pesquisa qualitativa e exploratória, coletando-se os dados por meio de roteiro semiestruturado de entrevista aplicado a dez mulheres empreendedoras de diferentes ramos de negócio. Notou-se na decorrência do estudo que, apesar da evolução ao longo dos anos, muitos são os entraves enfrentados pelas mulheres empresárias, estando estes relacionados principalmente à conciliação da dupla jornada de trabalho, decorrente da divisão entre maternidade, tarefas domésticas e carreira profissional, defrontando-se ainda, com a persistente desigualdade de gênero presente no âmbito empresarial.Item Identificação do empreendedorismo feminino e da economia criativa em Serra Talhada-PE: o caso da Associação ‘Maria’s Artesãs'(2022-10-11) Patriota, Letícia Alves de Almeida; Baptista, Walber Santos; http://lattes.cnpq.br/2774979456015178O objetivo deste artigo é identificar o Empreendedorismo Feminino e a Economia Criativa na cidade de Serra Talhada-PE, tendo como base um estudo realizado na ‘Associação ‘Maria’s Artesãs’. Para tal, o referencial teórico pesquisado foi dividido entre os seguintes temas: 1) Perspectiva do Empreendedorismo e do Empreendedor; 2) Perspectiva do Empreendedorismo Feminino; 3) Microempreendedor Individual (MEI); e 4) Criatividade e Economia Criativa. A metodologia teve uma abordagem de pesquisa mista (quali. /quanti.), do tipo explicativa. Os métodos utilizados foram um estudo de caso (sobre a ‘Associação Maria’s Artesãs’), uma entrevista semiestruturada, uma aplicação de questionários/survey com as participantes e um método estatístico descritivo. Os materiais usados foram questionário/survey, google forms, excel, artigos, livros, teses e diversos web sites. Foram discutidas neste trabalho as principais motivações para o empreendedorismo através da confecção de produtos artesanais. Os resultados obtidos possuem grande importância para entender os fatores condicionantes que levaram essas mulheres a empreender por meio do artesanato, que é definido com uma das tipologias da Economia Criativa.Item Possibilidade de ser MEI: um estudo na cidade de São José do Belmonte - PE(2022-10-13) Souza, Natália Pereira de; Baptista, Walber Santos; http://lattes.cnpq.br/2774979456015178O objetivo desse artigo é identificar os perfis dos Microempreendedores Individuais (MEI) e dos empreendedores informais, que possivelmente se enquadram nas especificações do MEI na Cidade de São José do Belmonte. Para tal, o referencial teórico pesquisado foi dividido entre os seguintes temas: Informalidade e Formalidade; Empreendedorismo; Microempreendedor Individual. A Metodologia empregada teve como base uma Abordagem Quali./Quanti. (Mista). Os Métodos utilizados foram, pelo lado qualitativo, um Estudo de Caso municipal, através de uma pesquisa de campo; pelo lado quantitativo, utilizou-se uma Estatística Descritiva, tornando a Pesquisa realizada, Explicativa. Os Materiais usados foram um Questionário/Survey, para a coleta dos dados, uma pesquisa documental, além de diversos artigos científicos, livros acadêmicos e outras publicações específicas. Discutiu-se neste trabalho, a possibilidade de os cidadãos virem a ser um MEI, como forma de estimulá-los a se formalizarem, vindo a possuir um amparo legal e desfrutar de benefícios sociais e das vantagens comerciais da Lei, que os ampara, ao gerar segurança na sua formalização, evitando todo tipo de informalidade. Os Resultados obtidos demonstraram, através da análise e da mensuração dos dados, que se tornou viável a identificação do perfil dos cidadãos pesquisados.Item Compreendendo a importância do marketing nos empreendimentos de aquicultura(2022-05-30) Nogueira, Denise de Barros; Silva, Ugo Lima; http://lattes.cnpq.br/1858876631961029; http://lattes.cnpq.br/4846729856694660A aquicultura é uma atividade que vem em uma crescente nos últimos anos, no entanto, é visível a necessidade de mudanças para permitir que esse crescimento seja de forma social, econômico e ambiental. Durante os períodos críticos da pandemia causada pelo vírus COVID-19 (SARS-CoV-2), a aquicultura assim como outros setores foi afetada e os empreendedores precisaram mudar as estratégias para continuarem efetivos dentro do mercado. As estratégias de marketing por sua vez tem sido significativas para direcionar a maneira de conduzir o empreendimento da melhor forma. Esse estudo teve como principal objetivo entender a influência do marketing dentro dos empreendimentos da aquicultura. O presente trabalho foi desenvolvido em duas etapas, a primeira uma revisão de literatura em base de banco de dados e a segunda foi à aplicação de um questionário voltado para os empreendedores da aquicultura. A maioria dos trabalhos incluídos nesse estudo foram publicados 17,6% em 2006 (3 estudos), 17,6% em 2019 (3 estudos), 11,8% em 2011 (2 estudos) e 11,8% em 2017 (2 estudos). Durante a pandemia 90,9% responderam que precisaram se atualizar nas redes sociais, sendo o WhatsApp a principal rede utilizada por todos. Por fim, destaca-se a importância de disciplinas, cursos e oficinas sobre marketing nos empreendimentos de aquicultura, para que futuros profissionais possam ter uma base ao entrar no mercado de trabalho.Item Aspectos sociais das mulheres empreendedoras na cidade de São José do Belmonte-PE(2022-06-27) Silva, Edna Neroneide da; Melo, Paulo Thiago Nunes Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/2786487491698072; http://lattes.cnpq.br/7520182798484847Este estudo possui como objetivo principal analisar os aspectos sociais das mulheres empreendedoras da cidade de São José do Belmonte-PE. O empreendedorismo está em alta no Brasil. Com a crescente inserção das mulheres no mercado de trabalho, surge o sonho de abrir seu próprio negócio, associado ao desejo de possuir a independência financeira, alcançar o sucesso e ser sua própria chefe. Deste processo de crescimento feminino emergem inúmeros desafios. A mulher depara-se com barreiras socioculturais que, somadas às problemáticas do mundo dos negócios, formam seu novo contexto social. A pesquisa se desenvolveu por meio de um estudo qualitativo, do tipo exploratório e descritivo, entrevistas semiestruturada. A partir da análise realizada, é perceptível que debates como o preconceito por gênero e os conflitos família-trabalho ainda emergem com frequência, compondo os principais desafios por elas enfrentados e sua evidente capacidade de resiliência. O conjunto de aspectos que motivam as mulheres a montarem seus próprios negócios são diversificados. Através da coragem de correr riscos, as empreendedoras buscam sua realização pessoal e profissional. Conclui-se que as mulheres empreendedoras de São José do Belmonte enfrentam diversos embates em seu contexto social, entretanto percebe-se que a determinação é característica comum.Item Microfinanciamento sob a ótica da inovação social: um estudo sobre crediamigo delas(2021-12-10) Silva, Jhonatan Matias da; Feitosa, Maria José da Silva; http://lattes.cnpq.br/6887857776351323; http://lattes.cnpq.br/2177141124449902O presente estudo tem como objetivo analisar o CrediAmigo Delas Sob a ótica da inovação social, destacando os benefícios da aquisição desta nova linha de crédito para a mulher empreendedora. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, com dados secundários. O trabalho se propôs a abordar a temática do CrediAmigo Delas como ferramenta inovadora, de modo que viesse a contribuir no tocante a melhoria nas condições sociais, respeito a garantia dos direitos femininos e segurança financeira, bem como enfatizar sobre a importância de economias mais inclusivas e resilientes. Os resultados apontam que o CrediAmigo Delas possibilita a emancipação de mulheres em situações de exclusão social, além de possibilitar linhas de créditos mais acessíveis e oportunidades de negócios e crescimento financeiro.Item Os fatores condicionantes para o empreendedorismo feminino local: um olhar para os empreendimentos em São José do Belmonte - PE(2021-02-19) Santos, Rayla da Silva; Ferreira, Renan Silva; http://lattes.cnpq.br/9980419912272571Sob uma óptica preliminar nota-se que o número de homens na administração de empreendimentos e no âmbito organizacional é resultado de uma cultura machista sustentada por séculos através de estereótipos legitimados pela própria sociedade. Conforme explícito no último relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), a taxa de empreendedores estabelecidos no Brasil em 2019 foi de 18,4%, enquanto a de empreendedoras 13,9%, isso significa uma diferença de 4,5 pontos percentuais, ou seja, há aproximadamente três milhões de homens a mais em relação às mulheres nesse estágio, ainda que o gênero feminino represente a maioria no país. Mediante essa circunstância, apesar de não termos atingido ainda uma igualdade substancial, observamos que existe um crescimento significativo das mulheres no exercício empreendedor. Desse modo, o objetivo do artigo é explorar os perfis e os fatores condicionantes que impulsionam o empreendedorismo feminino na cidade de São José do Belmonte-PE. Para tal, a metodologia adotada classifica a pesquisa como qualitativa de cunho exploratória e descritiva considerando a contribuição bibliográfica para o norteamento teórico do estudo. Por fim, os resultados foram obtidos com êxito, pois delimitamos as características sociodemográficas que descrevem o grupo de empreendedoras locais, bem como assimilamos os propósitos e aspirações que conduziram a escolha dessa atividade laboral.
