03.1 - Graduação (UAST)

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    Acompanhamento das atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) realizadas com os/as agricultores/as familiares e suas organizações, no Município de Santa Cruz da Baixa Verde- PE.
    (2022-09-30T03:00:00Z) Guerra, Nadjaneide dos Santos; Santos, Keyla Laura de Lira dos; http://lattes.cnpq.br/4500947881424262; http://lattes.cnpq.br/7805495589663719
    O relatório descreve as atividades realizadas durante o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) do curso de Bacharelado em Zootecnia, da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST-UFRPE), no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), localizado na cidade de Santa Cruz da Baixa Verde – PE, no período de 01 de julho a 22 de setembro de 2022. O objetivo do estágio foi acompanhar o Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) desenvolvidos no escritório do IPA, em Santa Cruz da Baixa Verde, cujas atividades consistiram em auxiliar: na emissão dos laudos do Programa Garantia Safra; na aquisição e distribuição de alimentos do Programa Alimenta Brasil (PAB), os produtores no cadastro da Declaração de aptidão ao Pronaf (DAP); acompanhar reuniões e visitas de assistência técnica. Durante o estágio foi possível observar que os serviços prestados pelo IPA no município vão além de uma visita técnica, tornando-se também um local de troca de saberes, experiências, onde as amizades são construídas, e mesmo diante de toda dificuldade que o extensionista enfrenta para proporcionar um melhor atendimento aos agricultores, os trabalhos nas comunidades vêm sendo desenvolvido. O estágio contribuiu positivamente para minha vida, pois pude conhecer a atuação da Ater no Município vista pelo lado técnico, permitindo que eu tivesse uma visão mais ampla como profissional
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    Acompanhamento das atividades de assistência técnica e extensão rural (ATER) realizadas com os/as agricultores(as) familiares e suas organizações, no município de Calumbi- PE
    (2022-09-30T03:00:00Z) Pereira, Daiana Oliveira; Santos, Keyla Laura de Lira dos; http://lattes.cnpq.br/4500947881424262
    O relatório descreve as atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), do curso de Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, na gerência regional do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), na cidade de Calumbi – PE, no período de 01 de julho a 02 de setembro de 2022. O objetivo do estágio foi acompanhar o desenvolvimento das atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no município, que consistiram em emissão e entrevista de DAP, inscrição e entrevista de Garantia Safra, recebimento e entrega do Programa Alimenta Brasil – PAB, visitas técnicas e reuniões. Além destas atividades, no decorrer do estágio foi possível vivenciar várias ações com o técnico e o supervisor do IPA, que ressaltaram a importância do serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER). O trabalho de Ater embora seja cativante, por desenvolver serviços sociais e assessorar os produtores rurais, mostra-se desafiador, pois requer o estabelecimento de vínculos de confiança e amizade, Além disso, a falta de investimento impossibilita um melhor atendimento à população rural, como a contratação de mais profissionais, para possibilitar maior acessibilidade e atendimento de forma mais eficiente e mais abrangente. Dessa maneira, o estágio (ESO) foi importante para colocar em prática o que foi visto de forma teórica na universidade, trazendo uma nova perspectiva da Zootecnia e permitindo uma visão mais ampla como profissional.
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    Assistência técnica especializada aos agricultores familiares de produção agroecológica em São José do Belmonte-PE
    (2021) Silva, Rodrigo Hemerson Lima e; Viégas, Ellen Karine Diniz ; http://lattes.cnpq.br/4556284790526830; http://lattes.cnpq.br/1263123739166176
    Foi realizada assistência técnica aos produtores agroecológicos em decorrência do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) do Curso de Agronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE-UAST), na cidade de São José do Belmonte-PE no Semiárido brasileiro, com o apoio institucional da Prefeitura Municipal local no setor da Secretaria de Agricultura, assim como também pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da cidade prestando serviços a um total de nove famílias sindicalistas, estando localizadas no Sítio Vira-mão, Baixio do Boi, Lagoa da Extrema e Siqueira. O trabalho possui pilar na extensão rural e relata a vivência de produtores agroecológicos que dispensam o uso de insumos agroquímicos para produzirem, sendo assim recomendado aos mesmos soluções naturais como uso de calda de fumo, calda de nim, entre outras, utilizando-as para combater pragas recorrentes como mosca branca (Bemisia tabaci (Gennadius)), mosca minadora (Liriomyza huidobrensis (Balanchard, 1926)) e pulgões (Metopolophium dirhodum (Walker)), ademais, outro ponto identificado é o manejo inadequado de tratos culturais como profundidade de canteiros.
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    Relatório de estágio supervisionado obrigatório: extensão rural
    (2019-12-05T03:00:00Z) Santos, Antonio Genessis Bezerra dos; Bezerra, Alan Cezar; http://lattes.cnpq.br/3690303625468223; http://lattes.cnpq.br/2480364080452279
    O estagio supervisionado (ESO) é uma ferramenta usada pelas instituições de ensino superior para fornecer ao aluno uma aproximação da sua área de atuação, pois o estagiário tem a oportunidade de empregar os seus conhecimentos teóricos obtidos durante a graduação. O estagio fornece o conhecimento do ambiente de trabalho, trás situações dentro da sua profissão, convivências com outros profissionais e novas experiências. A extensão rural é uma área da agronomia que possibilita ao profissional convivência com o agricultor e desta forma possibilita a prática dos conhecimentos obtidos em diversas áreas da profissão. O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) é uma instituição que é fortemente conectada à extensão, como instrumento de trabalho para desenvolvimento rural do estado de Pernambuco. Desta forma, o ESO foi desenvolvido na instituição voltado para a extensão rural com as atividades desenvolvidas no período de 02 de Setembro a 29 de Outubro, com desenvolvimento das seguintes atividades: Recebimento dos produtos do PAA em Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde – PE, Emissão do Documento de Aptidão ao Pronaf (DAP), Cadastramento do Garantia Safra, Reunião com os técnicos do Programa Dom Helder Câmara, Visitas as propriedades para validação da DAP, Visita à produção da maior rapadura do mundo em Santa Cruz da Baixa Verde - PE, Visitas as propriedades rurais em Calumbi – PE, Visita a construção da cisterna do Projeto Dom Helder Câmara, Visita a associação das Mulheres Flor do Campo e Participação no Segundo Seminário do Café em Triunfo – PE. Diante do exposto, este relatório do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) com ênfase na Extensão Rural, tem o objetivo de ser apresentado como componente curricular para conclusão do curso de Bacharelado em Agronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada – PE. Destaco que durante a realização e conclusão do ESO pude notar a importância do agrônomo com atuação na extensão rural e do IPA e suas atribuições para a agricultura familiar.
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    Agricultura familiar e a extensão rural (Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório)
    (2019) Nascimento, Tamires Keila Araújo dos Santos; Simplício, Josimar Bento; http://lattes.cnpq.br/1876691945804390; http://lattes.cnpq.br/2054304708562279
    A agricultura familiar que antes era conhecida como agricultura de subsistência ganhou destaque no decorrer dos anos, atualmente é mencionada em diversos movimentos sócios rurais. A extensão rural se tornou um fator de extrema relevância para a agricultura famíliar, sendo o objetivo da extensão rural proporcionar uma qualidade de vida melhor para os agricultores rurais, através do desenvolvimento de trabalho em grupo, de mecanismo de acesso a recursos, serviços e renda. Diante disto as políticas públicas são de grande importância para o desenvolvimento dos agricultores. A empresa IPA onde o estagio foi desenvolvido busca fornecer assistência técnica para os agricultores da região além de realiza atividade no campo e desenvolver projetos como o banco de sementes crioulas, cinema no campo, projeto Dom Helder Câmera entre outro. Durante o período de estágio as atividades realizadas foram: acompanhamento da execução do PAA, inscrições do garantia safra, acompanhamento das entrevistas para cadastramento da DAP e excursão. Desta forma foi possível associar os conhecimentos teóricos adquiridos durante o desenvolvimento do curso nas atividades praticas realizada durante o tempo de estagio, possibilitando fundamentar os conhecimentos teóricos na área de extensão rural voltada para politica publicas rural, ampliando assim a capacidade desenvolver competência profissional voltada a Extensão Rural.
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    Elaboração de trilhas ecológicas para educação ambiental com uso de geotecnologias na reserva da Mata da Pimenteira
    (2019) Sousa, Ana Karla Paiva Pereira de; Nascimento, Antônio Henrique Cardoso do; http://lattes.cnpq.br/5216997634308364
    Primeira Unidade de Conservação (UC) estadual do bioma Caatinga o Parque Estadual Mata da Pimenteira – PEMP foi estabelecido em 2012, estrategicamente em terras públicas pertencentes à Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária (IPA) de modo a evitar conflitos fundiários, todavia, populações que vivem há várias décadas nas suas imediações, incluindo funcionários deste órgão, sitiantes e assentados de reforma agrária suscitam dúvidas acerca da relação desses habitantes com um ambiente protegido. Neste sentido, com um intuito integrador, objetivou com o presente trabalho de extensão, difundir tecnologias para elaborar trilhas ecológicas, além de gerar mapas temáticos da superfície terrestre como ferramentas para educação ambiental da população local, contribuindo para a preservação e a restauração da diversidade ecológica da caatinga na Reserva da Mata da Pimenteira, ampliando a representatividade dos ecossistemas estaduais protegidos como Unidades de Conservação, gerando emprego e renda para a população local. Com o desenvolvimento do projeto obteve-se um aperfeiçoamento dos alunos participantes, difundiu-se as tecnologias para a elaboração de mapas, realizou-se práticas de utilização de receptores GNSS com intuito integrador as comunidades presentes no parque estadual mata da pimenteira, realizou-se a VI caminhada ecológica com a participação da CPRH com o representante e gestor do parque, assim integrando Universidade com a comunidade/sociedade ali presente.