01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)

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Resultados da Pesquisa

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    O papel dos recursos lúdicos para o desenvolvimento de noções matemáticas na educação infantil
    (2025-07-23) Silva, Maria Carolina Andrade; Lucena, Sandra da Silva Santos; http://lattes.cnpq.br/0974046822570556; http://lattes.cnpq.br/3205045481328407
    O presente trabalho investiga o papel dos recursos lúdicos no processo de desenvolvimento de noções matemáticas na Educação Infantil. O objetivo principal foi compreender como a ludicidade pode contribuir para uma aprendizagem matemática significativa nesta etapa da educação básica. A pesquisa, de natureza qualitativa e configurada como um estudo de caso, utilizou como instrumentos a análise documental do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI (Brasil, 1998), a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018) e o currículo da Rede Municipal do Recife (2021) e entrevistas semiestruturadas com três professoras de uma escola pública de Recife - Pernambuco, Brasil. Os resultados indicam que, embora os documentos curriculares valorizem o brincar, a articulação explícita com o ensino da matemática, por vezes, é genérica e não oferece subsídios suficientes para o professor. As professoras, por sua vez, reconhecem a centralidade do lúdico e empregam uma gama diversificada de materiais concretos e jogos, mas relatam desafios na integração de tecnologias digitais, apontando para lacunas na formação de professores. A pesquisa conclui que os recursos lúdicos são mediadores fundamentais, mas sua eficácia está condicionada à intencionalidade pedagógica do educador, evidenciando a necessidade de uma formação docente que articule teoria e prática de forma mais consistente.
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    Práticas de leitura e o tratamento da heterogeneidade: os saberes e fazeres de uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental
    (2025-07-16) Leite, Renata da Silva; Souza, Sirlene Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/9608639713920207; http://lattes.cnpq.br/7106126368088282
    A presente pesquisa analisou as práticas de ensino de leitura de uma professora alfabetizadora que atuava em uma turma de 3º Ano, Ensino Fundamental no município de Recife, no tocante ao trabalho com as heterogeneidades de conhecimentos de seus alunos com esse eixo. Para tanto, identificamos o que a professora pensava sobre heterogeneidade e ensino de leitura, descrevemos sua prática pedagógica e suas estratégias de mediação. O referencial teórico articulou as contribuições de Soares (2008, 2017, 2022), que enfatiza o letramento como prática social, a perspectiva de Leal (2005, 2006, 2013; 2022) sobre as múltiplas dimensões da heterogeneidade (cognitiva, econômica, cultural e afetiva), e de Leal, Souza e Silva (2020), acerca de intervenções pedagógicas, ou seja, ações deliberadas do professor que buscavam ajustar o ensino às necessidades específicas dos alunos. Ancorados na abordagem qualitativa da pesquisa, realizamos observações participantes na sala de aula da professora investigada, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionário com a mesma. Os resultados apontaram que a professora possuía um amplo entendimento acerca das heterogeneidades presentes na sua turma, tanto no que diz respeito aos conhecimentos sobre a leitura, como em relação às questões sociais e econômicas, levando-a a promover atividades de leitura diversificadas, que valorizavam o contexto sociocultural dos estudantes. Os dados apontaram que a docente, em busca de tratar a heterogeneidade da turma, buscava formar grupos de alunos com diferentes níveis de conhecimentos em relação a leitura, com o objetivo de fazê-los avançar nos seus conhecimentos e alcançar a autonomia na leitura, promovia atendimentos aos alunos de forma individualizada e realizava correções coletivas, ajustadas às necessidades de cada um. Por fim, os dados colocaram em evidência que as suas escolhas textuais e estratégias de acolhimento demonstravam a sua sensibilidade às desigualdades socioeconômicas, aos diferentes níveis de conhecimento e às dimensões afetivas dos estudantes. Esse conjunto de movimentos da docente revelou alinhamento com a perspectiva do alfabetizar letrando (Soares, 1998), por ter promovido autonomia, criticidade e avanços concretos nos níveis de leitura, além de apontar caminhos para que a escola reconheça e trabalhe de forma sistemática as diversidades em sala de aula.
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    O brincar em vozes docentes: experiências na educação infantil de um CMEI da cidade do Recife
    (2025-07-10) Santos, Larissa Nascimento; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554
    Este trabalho tem como objetivo principal compreender como as concepções das professoras de crianças de 01 a 03 anos se articulam à garantia do direito ao brincar, entendido como eixo estruturante do currículo da Educação Infantil. E como objetivos específicos: identificar as concepções do brincar expressas pelas professoras e repertoriar as ações realizadas pelas professoras que favorecem e incentivam o brincar na rotina das crianças. Fundamenta-se em autores e marcos regulatórios que abordam a concepção de criança e brincadeira, como Kishimoto (2002, 2010, 2011, 2013), Wajskop (1995, 1996, 2002), a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017) e as Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI (2010). A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, através de entrevista semiestruturada com quatro professoras de um CMEI da cidade do Recife. Os resultados demonstram que existem inconsistências entre concepção e ação. Há o entendimento sobre o brincar e a sua valorização na rotina das crianças é reconhecido, entretanto, as concepções das professoras não condizem com as propostas oferecidas, reduzindo, assim, o brincar a uma visão utilitarista.
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    Pensamento algébrico em problemas envolvendo equações: possíveis desdobramentos em um encontro formativo com pedagogos em formação inicial à luz da Teoria da Objetivação
    (2025-06-30) Silva, Karolayne Gomes de Araújo; Almeida, Jadilson Ramos de; http://lattes.cnpq.br/5828404099372063; http://lattes.cnpq.br/0431296864030147
    Este trabalho investigou como futuros professores pedagogos desenvolvem o pensamento algébrico em contextos de resolução coletiva de tarefas e como esse processo contribui para suas práticas docentes. Fundamentada na Teoria da Objetivação, a pesquisa qualitativa foi realizada com licenciandas em Pedagogia por meio de um encontro formativo que propôs situações-problema envolvendo ideias iniciais de equação e materiais concretos. Observou-se a mobilização de meios semióticos — como linguagem verbal, gestos e manipulação de artefatos — que favoreceram a construção coletiva de significados algébricos. Identificou-se a emergência dos vetores do pensamento algébrico, apesar de dificuldades iniciais por parte das participantes. A intervenção da pesquisadora e da coorientadora auxiliou na superação dessas dificuldades e estimulou a reflexão coletiva. A discussão final evidenciou que o encontro contribuiu para a reconceitualização da álgebra, aproximando-a de práticas pedagógicas mais significativas para os anos iniciais do ensino fundamental. Conclui-se que propostas formativas que integram teoria, prática e reflexão crítica favorecem a ressignificação do saber matemático e fortalecem a formação de professores comprometidos com uma prática pedagógica dialógica e transformadora.
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    De roda em roda: o letramento literário com crianças de 01 a 03 anos
    (2025-06-09) Mendes, Giovanna Xavier Vieira; Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542; http://lattes.cnpq.br/3413302404106328
    Este trabalho investigou as experiências literárias com crianças de 01 a 03 anos, buscando analisar as estratégias de mediação de leitura utilizadas por uma educadora, investigar a organização de sua prática pedagógica, e refletir sobre a participação das crianças durante a mediação de leitura. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada em uma escola particular de Educação Infantil, em Recife, envolvendo uma educadora e as crianças da faixa etária observada. Utilizando observação, diário de campo e entrevista semiestruturada, a coleta de dados resultou na revelação de uma prática pedagógica baseada em encantamento e escuta, com rituais para iniciar e finalizar as atividades literárias, aprofundamento nas histórias durante as semanas e respeito aos movimentos e interesses infantis. As crianças, que participam cada uma à sua maneira, indo desde o simples olhar até a imitação, demonstram apropriação dos gestos de leitura. Embora exista uma limitação ao acesso dos materiais, há uma valorização por parte da educadora de inserir as crianças no universo literário desde cedo, compreendendo a literatura para além da palavra escrita. A pesquisa conclui que pode, sim, existir letramento literário com crianças pequenas, ao envolver rotina, planejamento, intencionalidade, vínculo, respeito e compromisso com a infância.
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    Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório
    (2025-08-04) Pinheiro, Manuella Guerra; Rabello, Carlos Bôa Viagem; http://lattes.cnpq.br/4760288746238700; http://lattes.cnpq.br/2605058017395896
    Este relatório descreve as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) na Mauricéa Alimentos do Nordeste LTDA. O estágio focou no funcionamento da cadeia produtiva avícola e foi realizado de maio a julho. Durante esse período, os participantes trabalharam em vários departamentos da empresa, incluindo o laboratório de controle de qualidade, fábrica de ração, granja de matrizes para ovos férteis, incubatório, granjas integradas de frangos de corte e abatedouro. As atividades envolveram o monitoramento dos processos de produção e a análise da qualidade das matérias-primas e dos produtos finais. Além disso, eles observaram e supervisionaram as práticas de manejo sanitário e nutricional das aves. O estágio permitiu a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos durante a graduação em Ciência Animal, contribuindo significativamente para o desenvolvimento técnico e profissional do estagiário. A experiência proporcionou uma visão abrangente da avicultura industrial, destacando a importância do controle de qualidade, do bem-estar animal e da eficiência produtiva para o sucesso da avicultura.
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    “Is my child safe online?” - on requirements for parental control tools in apps used by children
    (2024-02-28) Assis, João Victor Cavalcanti Teixeira de; Santos, George Augusto Valença; http://lattes.cnpq.br/8525564952779211; http://lattes.cnpq.br/8259623642389625
    Following the Covid-19 pandemic, children have increased their use of mobile electronic devices to access the internet. Among the main applications used by children between 9 and 17 years old are the social and communication media platforms Instagram and TikTok (CGI.br, 2023). Consequently, they are more exposed to risky situations (e.g. objectionable content, sexual predators, cyberbullying, etc). To address this scenario, we conducted a systematic mapping study and a snowballing process evaluating 33 primary studies to identify recommendations and general guidelines for parental control tools, which should be part of any social media app used by children. Based on this study, we derived 16 functional (FR) and 13 non-functional requirements (NFR) for IT companies to develop features that help caregivers and children promote online protection via assertive decisions and proper safeguards. We used those functional requirements as lenses of analysis of the two main social media software platforms largely used by children: Instagram and TikTok. Our findings revealed that TikTok’s parental control features are more mature and present more options for supervising and restricting children’s online activities than Instagram’s. Therefore, this research expands knowledge about the features for parental control and raises the discussion around children’s protection and welfare as relevant digital citizens.
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    Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório
    (2025-08-04) Gomes, Joyce Doralice Ferreira; Souza, Andreia Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/6354486109796073; http://lattes.cnpq.br/7266315069436558
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    Acompanhamento zootécnico de potros Mangalarga Marchador
    (2025-08-05) Souza, Inêz Rodrigues Castro de; Manso, Helena Emília Cavalcanti da Costa Cordeiro; http://lattes.cnpq.br/7040279344981888
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    Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório: Fazenda Experimental da Agroceres Multimix Nutrição Animal
    (2025-07-31) Silva, Emanuel Isaque Cordeiro da; Monnerat, João Paulo Ismério dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3851426263880079; http://lattes.cnpq.br/8455592829863253