01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/1
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Análise dos Impactos da Gestão do Tempo no Desempenho Acadêmico Através da Mineração de Dados Educacionais(2023-03-29) Nascimento, Pricylla Santos Cavalcante do; Rodrigues, Rodrigo Lins; http://lattes.cnpq.br/5512849006877767; http://lattes.cnpq.br/2042576149331188Com os avanços tecnológicos, nasceram também novos desafios. Entre estes está a dificuldade de identificar fatores que corroboram com um bom desempenho acadêmico dos alunos de cursos EAD. Assim, este trabalho tem o objetivo de analisar os impactos da gestão do tempo no desempenho acadêmico dos discentes. Para isso, foram utilizadas a técnica K-means para a realização do agrupamento dos discentes em relação ao seu desempenho acadêmico, uma Rede Neural Artificial para classificar estes grupos com base nas variáveis de gestão do tempo, e o método SHAP para interpretar de forma eficiente os resultados dessa classificação. Para a construção desta pesquisa, utilizou-se dados de cursos EAD extraídos da plataforma moodle de uma universidade pública do estado de Pernambuco. Como conclusão, foi possível observar quais características da gestão do tempo impactam positivamente no desempenho acadêmico do aluno.Item Ensino remoto emergencial e gestão do tempo: uma análise econômico-comportamental das mudanças na perspectiva de estudantes de Economia da UFRPE(2021-07-22) Almeida, Jéssica Albuquerque de; Maia Filho, Luiz Flávio Arreguy; http://lattes.cnpq.br/2508376486299377A pandemia Covid-19 trouxe profunda modificação no formato de ensino universitário; devido à necessidade de distanciamento, foram necessárias alternativas envolvendo sempre o ensino remoto para dar continuidade à formação dos alunos. Porém, este formato trouxe alguns benefícios e prejuízos, devido à modificação no comportamento das pessoas, as suas formas de gerenciamento de tempo, o risco de procrastinação e as capturas de atenção. Neste contexto, foi realizada uma pesquisa com alunos do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Campus Recife. Os resultados apontam para dificuldades de aprendizagem e de organização, por um lado, e melhorias com a redução de custos e a flexibilidade do ensino, de outro.
