01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)
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Item Relatório final de atividades do Estágio Supervisionado Obrigatório: vivência nas unidades produtivas atendidas pela Secretaria Executiva de Agricultura Urbana da Prefeitura do Recife(2025-08-06) Lima, Pedro Paulo Rodrigues Bandeira de; Gonçalves Neto, Álvaro Carlos; http://lattes.cnpq.br/1044585519530220; http://lattes.cnpq.br/3963920573411779A Secretaria Executiva de Agricultura Urbana (SEAU) tem fomentado práticas sustentáveis de agricultura no município, incentivando a produção agroecológica de alimentos e ervas medicinais em hortas e pomares instalados em áreas públicas e privadas com potencial agrícola. O presente relatório registra as atividades realizadas durante o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) na SEAU da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), no período de 14 de abril a 27 de junho de 2025. Durante o estágio, foram realizadas atividades como produção de mudas, manejo de canteiros e apoio no planejamento das operações agrícolas em uma das áreas de produção da SEAU, o Sítio Nathan Valle, no bairro do Cordeiro – Recife/PE, além do apoio no acompanhamento técnico de unidades produtivas atendidas pela secretaria, tendo com resultados promoção da segurança alimentar, atividades educacionais com foco na sustentabilidade, resgate da ancestralidade, e conservação do meio ambiente. Esta experiência prática proporcionou uma compreensão mais ampla sobre a produção agrícola em contexto urbano e o papel da gestão pública nesse processo. O estágio permitiu vivenciar o planejamento, o trabalho em equipe, a produção e o acompanhamento técnico em campo, integrando teoria e prática dentro da perspectiva agroecológica e educacional que orienta as ações da secretaria, contribuindo para a segurança alimentar, a sustentabilidade ambiental, o fortalecimento das relações sociais e a economia solidária.Item Relatório de Estágio Supervisionado não Obrigatório: descrição de atividades realizadas no SAFUC da Prefeitura da Cidade do Recife(2023) Mello, Carla Priscila da Silva; Gonçalves Neto, Álvaro Carlos; http://lattes.cnpq.br/1044585519530220Este relatório tem como objetivo expor a experiência no Estágio Supervisionado Obrigatório (ENO) na Prefeitura da Cidade do Recife, através da Secretaria Executiva de Agricultura Urbana (SEAU) - vinculada à Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (SEPUL). No período do estágio, foram realizadas atividades voltadas a implantação do SAF – Sistema Agroflorestal na sede da Prefeitura, como parte do Plano de Agroecologia Urbana do Recife, visto que se trata de uma Secretaria Executiva Municipal de Agricultura Urbana, que visa a intensificação da produção agroecológica nas áreas públicas e privadas da cidade, utilizando todo seu potencial agricultável. Portanto participei de todo manejo para implemetação desse espaço, formado para cultivar espécies fundamentais na regeneração desta área. Pude atuar em visitas técnicas em unidades produtivas apoiadas pela secretaria com o objetivo de avaliar o potencial de cultivo de cada local e seus diversos benefícios, tanto educacionais quanto para o desenvolvimento de habilidades práticas da conscientização ambiental e alimentar.Item Do percurso pela campesinidade ancestral as vivências do camponês-urbano(2024) Santos, Thiago Moura dos; Silva, José Nunes da; http://lattes.cnpq.br/1731357666757671; http://lattes.cnpq.br/3175604754590103O presente trabalho se trata de um memorial que contém um resumo das memórias da minha trajetória enquanto estudante do bacharelado em Agroecologia na UFRPE. Está dividido pelos períodos do curso e em cada um deles, descrevo as experiências principais que tive no curso, em paralelo com os principais temas que foram trabalhados em cada período e que também foram os mais significativos para mim. No trabalho, reflito principalmente sobre a minha origem e trajetória, guiada por minha ancestralidade camponesa até o contexto de atuação no espaço urbano e a busca pelo retorno ao território ancestral. As dificuldades, adaptações e o processo da minha transição agroecológica que está acontecendo. No decorrer do trabalho também cito as aprendizagens que adquiri nas mais diversas instâncias associadas a Universidade, na extensão, nos estágios obrigatórios e não obrigatórios e as possibilidades futuras para minha trajetória profissional.Item Experiências vividas com a agricultura urbana e a alimentação saudável na periferia do Recife(2024-03-07) Nunes, Gilberto Manoel da Silva; Silva, Maria Zênia Tavares da; http://lattes.cnpq.br/6150329073394875; http://lattes.cnpq.br/4035928624986569Esse memorial tem como objetivo trazer as experiências vivenciadas no Bacharelado em Agroecologia com ênfase no Campesinato e Educação Popular (Bacep). Meu ponto de partida para a escrita, foram minhas memórias, revisões de trabalhos e imersões realizadas, assim como consultas a textos e livros. A agroecologia urbana tem diversos desafios, porém é preciso agir de maneira imediata, pois é necessário buscar estratégias juntamente com toda sociedade para melhorar o nosso mundo. Este trabalho, traz a minha trajetória na agricultura urbana e mostra que é possível produzir com eficiência a partir de tecnologias alternativas com o intuito de promover a segurança alimentar e nutricional das pessoas que vivem em ambiente urbano, especialmente na periferia do Recife. A agroecologia é feita por várias mãos e a luta dos coletivos sociais mostra que a união faz força, buscando sempre fortalecer o campesinato e a educação popular. Assim, este memorial não registra apenas minhas experiências pessoais, mas também celebra a possibilidade de promover mudanças significativas em nossa relação com a comida, com a terra e, em última instância, com o planeta. Que cada passo dado na direção da agricultura urbana e da alimentação saudável inspire outros a trilharem caminhos semelhantes, guiados pelo compromisso de preservar a saúde do nosso planeta e de nós mesmos.Item A construção social do saber a partir de uma experiência de agricultura urbana na cidade do Recife/PE(2019) Nascimento, Leonardo Rodrigo Silva do; Aguiar, Maria Virgínia de Almeida; http://lattes.cnpq.br/4665749527709728; http://lattes.cnpq.br/9269641025753812Este trabalho tem como objetivo analisar como se organiza a construção social do saber entre agricultores(as) urbanos(as), como expressão da relação entre o rural e o urbano, observando os aspectos da ruralidade, no contexto do processo de urbanização da cidade do Recife/PE, a partir da experiência de uma família de agricultores(as) urbanos(as), localizada próxima ao CEASA/PE. Para isso, foi observado o processo de desenvolvimento das cidades, a partir da segunda metade do século XX, em direção a um novo padrão hegemônico de industrialização e urbanização. Levou-se em consideração o fenômeno das migrações campo-cidade, como também, os impactos sociais decorrentes desses acontecimentos. Analisou-se os principais conceitos já existentes a respeito da AUP e as condições sociais que estimularam esta prática nos centros urbanos, identificando suas características com relação à ocupação do espaço e as suas múltiplas possibilidades e formas de organização, confrontando com os aspectos da realidade local e enfatizando a importância desta prática no contexto das cidades. O conceito de Redes Sociotécnicas de Conhecimento foi um importante aporte teórico da pesquisa, para a compreensão de como se constitui o Sistema Local de Conhecimento dos(as) agricultores(as) urbanos, sujeitos da pesquisa. A partir disso foi observado o processo de construção do saber local, por parte dos(as) agricultores(as) envolvidos em suas práticas agrícolas cotidianas. Este estudo está estruturado a partir de uma abordagem qualitativa, o que possibilitou uma melhor aproximação com o campo de estudo, por meio de técnicas e ferramentas de pesquisa em campo. Diante de suas vivências e modos de vida, os(as) agricultores(as) experimentam, atualizam e (re)significam os saberes locais no ambiente e na relação campo-cidade. Percebeu-se a importância dos saberes adquiridos no âmbito da família, no processo de profissionalização dos sujeitos enquanto agricultores até a juventude e como esses saberes foram ressignificados a partir da chegada em Recife, onde iniciaram o trabalho com hortas urbanas. Também observou-se a importância das relações de vizinhança com outros agricultores urbanos, bem como, os espaços em que tiveram contato com novos saberes técnicos, muito importantes para o bom desempenho da nova atividade produtiva, conformando a rede sociotécnica de uma família agricultura urbana.
