01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)

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    Curva Ambiental de Kuznets: uma análise macroeconômica entre crescimento econômico e impacto ambiental no período de 2000 a 2020
    (2025-03-14) Abreu, Ian Bernard Costa de; Carneiro, Ana Cristina Guimarães; http://lattes.cnpq.br/7641686662966528
    O presente estudo investiga a validade da Curva Ambiental de Kuznets (CAK) por meio de uma análise macroeconômica da relação entre crescimento econômico e impacto ambiental em 161 países, no período de 2000 a 2020. Utilizando dados em painel, o modelo de Efeitos Fixos foi adotado para controlar diferenças estruturais entre os países, garantindo estimativas mais robustas. Testes econométricos, como Hausman, Breusch-Pagan e Wooldridge, foram aplicados para validar a escolha do modelo e corrigir possíveis problemas estatísticos. Os resultados indicam que, ao contrário da hipótese tradicional da CAK, a relação entre PIB per capita e emissões de CO₂ é predominantemente positiva no período analisado, sem evidências claras de um ponto de inflexão que represente a redução das emissões nos países mais ricos. Isso sugere que o crescimento econômico, por si só, pode não ser suficiente para mitigar os impactos ambientais, reforçando a necessidade de políticas ambientais ativas. Esses achados contribuem para o debate sobre desenvolvimento sustentável e auxiliam na formulação de estratégias mais eficazes para a redução das emissões globais.
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    Proposta de indicador de sustentabilidade ambiental e social baseado em índices relacionados aos objetivos de desenvolvimento sustentável: estudo de caso da região Nordeste
    (2025-03-21) Negromonte, Maria Luísa Lima; Santos, André Felipe de Melo Sales; Araújo, Chiara Natércia França; http://lattes.cnpq.br/7273384016233113; http://lattes.cnpq.br/2607034933775460; http://lattes.cnpq.br/6098112165923326
    A busca pelo desenvolvimento sustentável requer uma abordagem integrada que leve em consideração fatores ambientais, sociais e econômicos. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo analisar a sustentabilidade ambiental e social na Região Nordeste do Brasil por meio de indicadores relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e na criação do Índice de Sustentabilidade Global (ISG), que sintetiza os resultados obtidos. Foram coletados e analisados dados secundários de fontes oficiais, como o IBGE e o projeto MapBiomas, para calcular sete índices agregados associados aos ODS 3, 6, 7, 11 e 13. Os resultados indicaram que, embora haja avanços em algumas áreas, ainda existem desafios significativos relacionados ao saneamento básico, desigualdade urbana e vulnerabilidade ambiental. Os resultados reforçam a necessidade de políticas públicas mais eficazes, investimentos em infraestrutura sustentável e uma abordagem estratégica para reduzir desigualdades regionais e promover um desenvolvimento sustentável mais equitativo.
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    Educação ambiental na formação do empreendedor sustentável
    (2024-02-27) Lima, Juliana Rodrigues de; Lima, Elifábia Neves de; http://lattes.cnpq.br/6117763430610324
    As mudanças sociais e econômicas estão fomentando um aumento significativo do interesse pelo empreendedorismo como forma de lançar novos negócios e formar uma classe de empreendedores com visão diversificada e estratégica do mercado. O principal objetivo deste estudo é mostrar a importância da educação para o crescimento sustentável dos negócios. O objetivo do presente estudo é analisar a literatura narrativa para examinar o papel que a educação ambiental teve no crescimento do empreendedorismo. Deve haver um equilíbrio significativo entre as três dimensões primárias do desenvolvimento sustentável - econômica, social e ambiental. Um empresário sustentável deve identificar uma necessidade na forma de uma causa ou preocupação social ou ambiental, mas é crucial enfatizar que este é apenas o primeiro passo. Os proprietários das empresas também devem decidir como atender a uma necessidade ou como criar valor social e ambiental com base no valor econômico. Como resultado, o empreendedorismo sustentável é definido como a criação de bens e serviços que abordam questões sociais e ambientais, ao mesmo tempo em que geram ganhos financeiros. Os objetivos alcançados por meio da formação empreendedora devem estar alinhados com a proposta de educação ambiental, buscando como consequência um nivelamento da economia, da sociedade e do meio ambiente para auxiliar na redução das desigualdades sociais. Em conclusão, a educação ambiental no desenvolvimento de um empreendedor sustentável é um passo promissor para um futuro mais equilibrado e resiliente. Integrar o conhecimento ambiental e empresarial com uma abordagem inovadora e criativa permite que os empreendedores atuem como agentes de mudança, promovendo o desenvolvimento sustentável e auxiliando na criação de sociedades.
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    Experiências na gestão de recursos hídricos na Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC)
    (2023-09-06) Silva, Maria Vitória e; Corrêa, Marcus Metri; Fontes Júnior, Robertson Valério de Paiva; http://lattes.cnpq.br/8410207271995953; http://lattes.cnpq.br/3722390324317011; http://lattes.cnpq.br/0187019219441083
    A gestão eficiente dos recursos hídricos é um desafio crucial em um mundo onde a disponibilidade de água é essencial para inúmeras atividades humanas e ecossistemas. Nesse contexto o desenvolvimento de um Plano Hidrológico e a utilização de Modelagem Hidrológica desempenham papéis fundamentais na compreensão, previsão e gestão sustentável dos sistemas hídricos. Dentro dessa temática, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) possui a missão de implementar a Política Estadual de Recursos Hídricos, estabelecendo diretrizes para o manejo e regulação do uso da água em todo o território de Pernambuco. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi vivenciar experiencias voltadas a gestão dos recursos hídricos em uma instituição de renome e que desempenha um papel importantíssimo para o estado de Pernambuco. O Estágio Supervisionado Obrigatório na APAC proporcionou uma experiência valiosa e enriquecedora. Durante esse período foi possível conhecer e aprender sobre a gestão dos recursos hídricos. Desempenhar atividades junto a Gerência de Planos e Sistema de Informação dos Recursos Hídricos permitiu aumentar o leque de conhecimentos sobre Sistemas Geográficos de Informações (SIG) e suas aplicações. Nesse ambiente, foi possível aprender como os sistemas de informações são essenciais para monitorar, prever e tomar decisões relacionadas aos recursos hídricos e clima, através do acesso a uma vasta quantidade de informações e experiencias teóricas e práticas.
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    Benefícios e desafios na aplicação do ESG nas empresas: uma revisão sistemática da literatura
    (2023-04-28) Cutrim Júnior, Roger Willams da Silva Furtado; Ribeiro, Ana Regina Bezerra; Salgueiro, Beatriz Alves; http://lattes.cnpq.br/3044559760469459; http://lattes.cnpq.br/0720265207735064
    O mundo passa por um momento crítico em relação ao equilíbrio de consumo, produção, relações humanas e ambientais, aumentando cada vez mais os índices de desigualdades, descartes e impactos ambientais. O ESG (Environmental, social e governance) apresenta como um modelo de negócio viável para equilibrar esses fatores, através do ambiental, social e governança corporativa. Esta pesquisa se propõe a investigar através de uma revisão sistemática de literatura quais são os benefícios e desafios no processo de aplicação do ESG nas empresas. Como resultado, a pesquisa revelou diversos benefícios, tanto em relação à sustentabilidade, contendo os impactos ambientais gerados pelas empresas, bem-estar dos funcionários, inclusão, empresas mais transparentes, quanto a ganhos financeiros, maior valor da companhia e aumento de reputação. Porém para a implantação plena do ESG observamos que existem alguns desafios, dentre eles: ausência de legislação e fiscalização; falta de conhecimento e profissionais capacitados sobre o tema; escassez de dados; são alguns deles.
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    Desafios e enfrentamentos da educação infantil em tempos de pandemia à luz de uma pedagogia que vem do campo
    (2022-10-04) Lima, Beatriz Fernanda Jacinto de; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/8842990042245337
    A pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros desafios e impactou as ações e relações humanas. As medidas de prevenção, com o isolamento e distanciamento social implicaram em novas configurações de trabalho, de convívio e na Educação, em todos os níveis e modalidades de ensino. Este trabalho se dirigiu ao cenário da Educação Infantil, dada as especificidades inerentes ao seu público e dedicou-se a estudá-lo no município de Vicência-Pernambuco no período de atividades não presenciais, tendo o objetivo de analisar as contribuições da Pedagogia de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS). Esta pedagogia foi implementada há bastante tempo nas escolas do município, e atualmente se configura como política pública. Para alcançar o objetivo deste estudo foi feita a análise do documento “Guia de Orientações das atividades não presenciais no período da COVID-19” e realizadas entrevistas com coordenadoras pedagógicas e professoras. A partir da análise documental e da análise de conteúdo, foi possível identificar que a PEADS aparece explicitada no Guia Orientador através de princípios e fundamentos que orientam as práticas pedagógicas ali apresentadas. Na realização das atividades propostas, os alunos e as famílias atuaram como protagonistas no processo de aprendizagem, o que valorizou ainda mais os saberes populares e fortificou a relação escola-família.
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    A experiência agroecológica do Sítio do Futuro: um estudo de caso como modelo de desenvolvimento sustentável
    (2022-05-27) Silva, Luana Cristine Ferreira da; Oliveira, Maria do Socorro de Lima; http://lattes.cnpq.br/1088572350623888; http://lattes.cnpq.br/6404147255589837
    O meio rural formado por agricultores/as, experimentadores/as agroecológicos é um espaço rico em vivências, de saberes ancestrais que são passados entre as gerações, se constituindo como um território de resistência e enfrentamentos aos pacotes proporcionados pela revolução verde que, de certa forma ocasionou e ocasiona problemas sociais, ambientais e econômicos. Nesta perspectiva sistematizar e descrever experiências agroecológicas é uma forma de enfrentamento a esse modelo de agricultura convencional. O presente trabalho se configura como um estudo de caso que busca retratar a realidade profunda, procurando revelar as múltiplas dimensões presentes na experiência agroecológica de seu Barrim e dona Marilene, vivenciada no Sítio do Futuro/Ouricuri-PE. Na metodologia será realizada uma análise no agroecossistema tendo como finalidade colocar luz na agrobiodiversidade presente nos quintais produtivos, nos bens agrícolas, florestais e culturais. Bem como as rodas de conversas e uma análise de algumas variáveis qualitativas do método LUME como: autonomia e equidade de gênero. Os dados obtidos nessa pesquisa demonstram a importância e contribuição da experiência de seu Barrim e Dona Marilene na preservação e manutenção da agrobiodiversidade, na soberania e segurança alimentar da família, ajudando no combate aos processos de mudanças climáticas, desertificação do semiárido, perda de biodiversidade e a degradação de ecossistemas, bem como sua contribuição social.
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    A importância da mensuração do Produto Interno Verde (PIV) no alcance do desenvolvimento sustentável: as experiências do Brasil, México e Colômbia
    (2023-05-03) Silva, Josilene Moraes da; Souza, Poema Isis Andrade de; http://lattes.cnpq.br/2017359154121135; http://lattes.cnpq.br/3759768974053094
    Este estudo tem como objetivo destacar a importância da mensuração do Produto Interno Verde (PIV) no Brasil, México e Colômbia, a fim de verificar se os países que possuem Contas Ambientais estruturadas nas Contas Nacionais estão progredindo em direção ao desenvolvimento sustentável. A interconexão cada vez mais evidente entre economia e meio ambiente, bem como as mudanças climáticas, o crescimento populacional e a degradação ambiental estão afetando diretamente a economia, exigindo que as nações criem estratégias e ferramentas para minimizar os impactos. Assim, para analisar os dados socioeconômicos e ambientais foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica, e constatou que o México publica regularmente informações sobre o PIV, enquanto o Brasil e a Colômbia precisam avançar na implementação e divulgação desses dados. Contudo, o estudo evidenciou que o PIV é uma ferramenta relevante para uma análise consistente e necessária para o alcance do desenvolvimento sustentável.
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    Integração Digital Universidade-Territórios da Cidadania em Pernambuco
    (Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Garanhuns, 2011) Oliveira, Victor Pereira de