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    Empreendedorismo socioambiental: caracterização em feiras orgânicas e agroecológicas em Recife - PE
    (2023-09-12) Santos, Thaise de Souza; Silva, Letícia da Costa e; Almeida, José Álvaro Jardim de; http://lattes.cnpq.br/7000906501471112; http://lattes.cnpq.br/5662863685960286; http://lattes.cnpq.br/1480851195097790
    No contexto atual de crescente conscientização ambiental e busca por alternativas mais ecologicamente corretas, as feiras agroecológicas e orgânicas surgem como espaços cruciais para fortalecer práticas agrícolas sustentáveis e promover um empreendedorismo alinhado a princípios socioambientais. A proposta do empreendedorismo socioambiental busca impulsionar a inovação, a educação e a criação de valores comprometidos com o desenvolvimento socioambiental. Diante disso, a pesquisa busca caracterizar o empreendedorismo socioambiental nas feiras orgânicas e agroecológicas localizadas em Recife - PE. Foram analisadas cinco feiras, três agroecológicas e duas orgânicas, por meio da aplicação de dois instrumentos de coleta de dados. Foram realizadas cinco observações participantes e aplicada uma entrevista semi-estruturada com oito feirantes. Os dados coletados foram tratados no Microsoft Excel para a elaboração de gráficos e no programa Atlas.ti para tratar o conteúdo das entrevistas e observações realizadas, o qual se baseia na análise de conteúdo de Bardin. Foi possível concluir que as teorias clássicas (Schumpeter, McClelland, Drucker) e atuais (Julien) do empreendedorismo, junto a considerações de empreendedorismo socioambiental, colaboram parcialmente para o entendimento do processo empreendedor nos contextos estudados. Relações sociais e políticas moldam a evolução dentro das feiras, principalmente nas duas feiras mais antigas (nas Graças e em Boa Viagem). Esse aspecto destaca o trabalho de Ésther, sobre a importância das relações políticas e a história, questões não normalmente tratadas pela literatura da área. Assim, conclui-se que a aplicação direta das teorias do empreendedorismo é limitada na compreensão dos processos que envolvem interações complexas entre fatores históricos, políticos, organizacionais e sociais.
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    Coworkings sociais como apoio ao empreendedorismo: proposição de definição do construto e abordagem de investigação
    (2023) Silva, Jadson Freire da; Oliveira, Brigitte Renata Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/4363373068676222; http://lattes.cnpq.br/1773238385935204
    As mudanças que ocorreram nos últimos anos impactaram em diversas esferas da sociedade e isto incluem os formatos de trabalho: o home office, o tele tralho, o trabalho intermitente e os Coworkings podem ser tomados como exemplo. Os Coworkings, ambientes de trabalho compartilhados mantêm sua introdução no Brasil através das regiões economicamente mais favorecidas. Assim, mecanismos que consigam aderir as lacunas existentes que amparem as camadas sociais não favorecidas e adentrar em espaços não conquistados podem abrir condições alternativas de empreender. Frente a isso, o objetivo do trabalho é especificar o domínio do construto Coworking Social (CW Social) e seu apoio ao empreendedorismo, bem como apresentar uma abordagem apropriada de investigação. Através do embasamento em conceitos da Economia colaborativa, Redes, Empreendedorismo e técnicas de geoprocessamento foi possível apresentar dez proposições que auxiliam no desenvolvimento de uma definição de Coworkings Sociais que dialoguem com a literatura tradicional e interligue a direções que solucionem os desafios encontrados, sobretudo no Brasil.