01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)

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    A modeling-based approach for dependability analysis of a constellation of satellites
    (2024-02-28) Farias, Daniel Castro de; Andrade, Ermeson Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/2466077615273972; http://lattes.cnpq.br/5992660907313176
    Satellite constellations play critical roles across various sectors, encompassing communication, Earth observation, and space exploration. Ensuring the dependable operation of these constellations is of utmost importance. This paper introduces a dependability modeling approach using stochastic Petri nets to analyze satellite constellations. The primary focus is on improving operational efficiency through the assessment of availability, reliability, and maintainability. The approach helps satellite designers make informed decisions when selecting constellation configurations by assessing various dependability metrics. Using a global navigation satellite system as a case study, we conduct extensive numerical experiments to evaluate the feasibility of our approach. The results demonstrate quantitatively the significant impact of redundant components on both reliability and availability. They also illustrate how utilizing satellites in repair and operational orbits can influence these metrics and highlight the direct correlation between reliability and maintainability.
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    Estimativa de biomassa em povoamento clonal de Eucalyptus sob o manejo de talhadia aos 36 meses de idade
    (2023-04-24) Silva, Jonatas Carlos da; Berger, Rute; Hakamada, Rodrigo Eiji; http://lattes.cnpq.br/4186459700983170; http://lattes.cnpq.br/5395827385005105; http://lattes.cnpq.br/0314188517416061
    Estudos sobre a quantificação de biomassa individual de fustes são fundamentais para determinar a produtividade de florestas plantadas, facilitando o manejo florestal e o planejamento das atividades florestais, especialmente em sistemas de talhadia, que podem reduzir custos em até 60% em comparação com o manejo sob alto fuste. O objetivo deste estudo é estabelecer os melhores modelos estatísticos para estimar a produção de biomassa da parte aérea e do lenho, além de questionar o uso de equações gerais e de rotação anterior para clones de Eucalyptus. A pesquisa foi realizada em Mogi Guaçu-SP. A biomassa foi coletada a partir da análise destrutiva dos clones, com 0,3 kg de folhas coletadas de cada terço da copa e galhos, e discos retirados no DAP (0%, 25%, 50%, 75% e 100% com diâmetro de 5 cm) do fuste, com base na altura total da árvore. No campo, todos os compartimentos aéreos foram pesados separadamente para obtenção do peso úmido total, enquanto no laboratório, cada compartimento foi secado em estufa de ventilação forçada a 65ºC para obtenção do peso seco. Por meio da análise de regressão, foram obtidas equações ajustadas, utilizando a biomassa total e de lenho (Bi) como variável dependente e o DAP e a altura total (H) das árvores como variáveis independentes. O modelo de Schumacher-Hall apresentou o melhor ajuste para todos os clones, com o maior R² ajustado e os menores erros padrão da estimativa. A partir desse modelo, foi ajustada uma equação geral para a biomassa de lenho dos clones no sítio, porém, as equações individuais de cada clone apresentaram maior precisão nas estimativas de biomassa individual. A equação ajustada na primeira rotação do povoamento superestimou em 22% a biomassa individual de três clones e apresentou maior dispersão em clones com menor sobrevivência. Com base nos resultados obtidos, as equações individuais de estimativa de biomassa devem ser ajustadas levando em conta o sistema silvicultural e os genótipos.
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    Modelos, modelagens e analogias: uma revisão da literatura em cinco periódicos no período de 2007 a 2020
    (2021-12-09) Porto, Shyrlana Souza; Lima, Analice de Almeida; http://lattes.cnpq.br/2273105974559580; http://lattes.cnpq.br/0949749320823271
    Modelos, modelagens e analogias: uma revisão da literatura em cinco periódicos no período de 2007 a 2020 visa trazer um levantamento bibliográfico em importantes periódicos brasileiros nesse recorte temporal. São eles: Ciência e Educação (Bauru), Experiências em Ensino de Ciências, Investigações em Ensino de Ciências, Revista Brasileira de Educação e Revista Debates em Ensino de Química, todos com a classificação Qualis CAPES A ou B, a fim de analisar as tendências, na literatura, relacionadas a modelos, modelagens e analogias no ensino de Ciências. Para o alcance dos objetivos, foram buscados no campo de pesquisa de cada revista e selecionados os artigos que abordavam os temas do trabalho aqui apresentado. Foi realizada a leitura dos textos e triagem dos assuntos que estavam na perspectiva desta pesquisa e ao final foram 70 artigos que estavam em consonância com esta proposta. Em relação ao primeiro objetivo, foram estabelecidas categorias a fim de realizar a análise e discussão. Para o segundo objetivos, foram lidos os artigos e agrupados conforme semelhança dos assuntos abordados. A partir dos resultados obtidos foi possível avaliar que nesses 13 anos analisados existe um número considerável de artigos nas revistas escolhidas, o que mostra que a pesquisa na linha de modelos, modelagens e analogias está sendo desenvolvida, apresentando um pequeno pico no ano de 2011 e se intensificando mais a partir do ano de 2016. Ao compilar os artigos analisados, foi observado que eles apresentaram tendências para o tema modelos, com 65,3%, seguidos do tema analogias com 20% e modelagens, com 14,7% dos trabalhos avaliados. Foi observado um grande destaque na abordagem voltada para a pesquisa de campo, realizada em escolas e universidades, por exemplo, nas pesquisas sob a perspectiva do aluno e em relação aos conteúdos de química abordados, Modelos Atômicos, Geometria Molecular, Cinética Química, Isomeria e Solubilidade. As pesquisas relacionadas à modelagem precisam chegar à sala de aula, bem como os estudos voltados a outras estratégias didáticas de ensino também. São muitos trabalhos de pesquisadores que se dispuseram, estudaram, aplicaram e publicaram, mas de alguma forma esse conhecimento enfrenta obstáculos para chegar à realidade dos alunos.