01. Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (Sede)

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    A inclusão do aluno surdo nos esportes coletivos dentro das aulas de educação física escolar
    (2025-03-17) Ferreira Júnior, Jason Paulo Campos; Lira, Mirelly Lucena de; http://lattes.cnpq.br/1743435562988650
    A deficiência auditiva é definida como a perda parcial ou total da capacidade de ouvir. Ela traz mudanças especialmente na comunicação, no entanto, a deficiência é sentida na medida em que os ambientes não estão preparados para acolher diferentes formas de comunicação e acesso ao conteúdo, por isso há uma importância crucial da inclusão escolar. A educação inclusiva é um processo que desenvolve laços com o intuito de garantir no que preza para harmonizar os fatores intrínsecos necessários à sua implementação no sistema educacional, e reformulando a tese diante da reflexão sobre a educação e o seu verdadeiro papel a respeito da inclusão na contemporaneidade nas aulas de Educação física escolar. O objetivo geral deste estudo foi analisar a produção técnica científica acerca do acolhimento e inclusão em ambiente escolar de alunos com deficiência auditiva focando na prática da educação física e jogos esportivos. Trata-se de uma revisão integrativa, onde foram utilizadas as bases de dados MEDLINE, LILACS e SCIELO. Foram selecionados artigos originais, nos idiomas inglês e português, sem restrição temporal. Durante as buscas foram encontrados 49 artigos no total, e após criteriosa análise foram selecionados 04 estudos. Foram percebidos falhas e déficits por parte dos professores, com falta de interesse em analisar e perceber se os alunos estavam participativos e compreendendo o conteúdo. Já outra parcela de professores utilizou material de apoio além do próprio intérprete, como slides, ou seja, material visual. Outro ponto bastante relevante, foi a importância e impacto social que as aulas de educação física causaram, pois além de proporcionar momentos para o exercício físico, outras questões foram apontadas, como cuidados com a saúde, alimentação, distúrbios como sobrepeso e obesidade, e complicações futuras, além é claro, que permitiu aos alunos surdos interação com demais áreas como dança, esporte, natação, demonstrando que o aluno surdo é capaz de realizar qualquer atividades, desde que haja uma comunicação para ele adequada.
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    A libras promove a inclusão das docentes surdas no ambiente de trabalho da UFRPE?
    (2019) Lima, Tereza Cristina Alves; Sampaio, Maria Janaína Alencar; http://lattes.cnpq.br/1968884119513703
    O objetivo deste estudo foi investigar como ocorre a comunicação das professoras surdas que ensinam Libras no campus sede da UFRPE,afim de identificar se a Universidade promove as medidas necessárias e suficientes para facilitar essa comunicação durante as atividades relacionadas ao trabalho, contribuindo para a plena efetividade da inclusão dessas professoras no ambiente acadêmico. A metodologia aplicada está vinculada ao método qualitativo, um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários respondidos por alunos, funcionários e professores ouvintes, bem como por meio de entrevistas com as professoras surdas e um tradutor intéprete profissional, cujo papel é essencial para que essa comunicação ocorra. A teoria para a pesquisabaseou-se na história da surdez e da língua de sinais, bem como no paradigma da inclusão, desde sua antiga exclusão protecionista até os dias atuais, onde as práticas sociais visam estabelecer a igualdade e todos devem ser reconhecidos como cidadãos de igual importância. Questões relacionadas à acessibilidade, preconceito, estereótipos e estigma foram abordadas, culminando com a compreensão da importância do trabalho como elemento essencial para o processo de inclusão. A análise dos dados apontou que, apesar da UFRPE estabelecer algumas medidas de acessibilidade mais generalizadas e algumas mais específicas para auxiliar a comunicação por meio da Libras, ainda são de pouco alcance e efetividade, para possibilitar a plena interação e integração das professoras surdas nessa instituição acadêmica.