Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2903


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Utilizando o Kahoot como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento em Cosmologia
    (2022-06-14) Castro, João Neves Passos de; Cunha, Rodrigo Carneiro; Santos, Larissa Carlos de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9071559983694986; http://lattes.cnpq.br/1697969615559433
    O trabalho desenvolvido teve como principal objetivo usar uma atividade gamificada produzida no Kahoot para promover o aprendizado em Astronomia/ Cosmologia. A sequência desenvolvida se mostrou como uma excelente ferramenta de aprendizagem e reforço dos conteúdos de física abordados neste trabalho. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa e procurou investigar em uma sala de aula invertida a eficiência de um game como um material de aprendizagem potencialmente significativo para o estudo de cosmologia através do aplicativo Kahoot. O trabalho envolveu uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, que possui 44 alunos, em uma escola particular, localizada no município de Recife-PE. Durante a realização da atividade, lúdica e educativa, ficou bem evidente o aumento na interação entre aluno e professor, o que torna mais viável a aprendizagem dos conteúdos, bem como o aumento da motivação por parte dos estudantes no conteúdo ministrado em sala de aula, além de permitir ao professor um feedback das lacunas da turma e de um grupo de alunos sobre o conteúdo ministrado.