Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)
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Item Uma proposta de sequência didática sobre o ensino de Planetas do sistema solar usando o jogo de trilha como Ferramenta educacional(2022-06-17) Silva, Cláudio Roberto Barrozo da; Lima, Márcio Antonio de; Santos, Larissa Carlos de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9071559983694986; http://lattes.cnpq.br/3797629213095919; http://lattes.cnpq.br/4874234219166591O objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta de sequência didática sobre o estudo dos planetas e planetas anões do nosso Sistema Solar. Destacando os conceitos e características de cada astro e explorando os diversos contextos na Educação Básica se fundamentando nos documentos oficiais, como o currículo de Ciências da rede estadual de Pernambuco. A abordagem desses temas será apoiada na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, e uso diversos organizadores prévios, como recursos para promover a interação entre os temas abordados. E apresentamos como produto educacional um jogo de tabuleiro, precisamente, um jogo de trilha, e assim explorando as potencialidades que os jogos educativos possibilitam no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. O jogo, Pé na Trilha da Astronomia, possibilita o estudo dos temas abordados gerenciando o momento lúdico e pedagógico que ocorre na aplicação de um jogo educativo.Item Potencialização da astronomia com uso de uma sequência didática numa perspectiva do ciclo da experiência de Kelly(2022-06-07) Tavares, Carla Valéria Ferreira; Lima, Gilmax José de; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352; http://lattes.cnpq.br/2563053441602249; http://lattes.cnpq.br/1647626024327576Este trabalho tem como objetivo principal analisar uma sequência didática com o uso de ferramentas digitais, tendo como referencial a Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly, juntamente com o Ciclo da Experiência Kellyana (CEK). A estrutura metodológica utilizou o CEK, com suas cinco fases: Antecipação, Investimento, Encontro, Confirmação ou Desconfirmação e Revisão Construtiva. Na fase da Antecipação, os estudantes foram convidados a responder um questionário sobre corpos celestes. Na fase do Investimento, a segunda etapa do CEK, os estudantes se engajaram na busca de informações sobre o tema em estudo, realizando pesquisas e compartilhando-as, através de murais colaborativos, utilizando a ferramenta digital Padlet. A fase do Encontro, a terceira etapa da sequência, foi proporcionado o encontro com o evento, por meio de atividades teóricas e práticas, abordando conceitos sobre as fases da Lua, a construção do Goniômetro Lunar e utilização do aplicativo Stellarium. A fase da Confirmação ou Desconfirmação aconteceu através do conflito cognitivo gerado no momento do evento, os estudantes foram convidados a responderem a um questionário acerca de corpos celestes para refletirem sobre suas concepções anteriores, e testar suas hipóteses, confirmando-as ou não. A última fase do CEK, a Revisão Construtiva, os estudantes fizeram uma revisão de seus conhecimentos, considerando as atividades vivenciadas e a produção de Podcast. Os resultados nos revelaram que os estudantes possuíam conceitos intuitivos, bem como apresentaram algumas dificuldades de entender determinados conceitos, relacionados aos corpos celestes. Superando as dificuldades, percebemos que as atividades de intervenção despertaram a atenção dos estudantes, direcionando-os a levantar hipóteses, refletir e estabelecer relações das situações vivenciadas com o tema estudado, oportunizando uma contribuição de forma significativa para a evolução dos seus conceitos.Item Stop-Motion no ensino de astronomia: uma ferramenta para o estudo da lua nos anos finais do ensino fundamental(2022-06-15) Galvão, Carla Karine Gomes; Costa, Erivelton Façanha da; Lira, Rafael Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4601784121439123; http://lattes.cnpq.br/3172320169963464; http://lattes.cnpq.br/0796057995545047As animações são populares entre crianças, jovens e adultos, podendo servir como recurso tecnológico para o ensino-aprendizagem. O Stop-motion é uma técnica de animação que pode ser desenvolvida em sala de aula. No ensino de Astronomia, há uma certa dificuldade de compreensão por parte dos alunos de como ocorre a dinâmica espacial. Os professores de ciências, por outro lado, sentem a necessidade de realização de capacitação específica quando o tema é Astronomia. Portanto, este trabalho propõe o uso da animação em Stop-motion para o estudo e construção de conhecimento relacionado à Lua através da sugestão de uma oficina de animação, na qual os alunos devem produzir um pequeno filme em Stop-motion que simula os movimentos lunares. A metodologia da pesquisa consiste no levantamento bibliográfico sobre a aplicação do Stop-motion no ensino de Astronomia e produção de animação em Stop-motion sobre o lado oculto da Lua, com a proposta de uma oficina didática em formato híbrido (EaD e presencial). O trabalho pretende contribuir para a transformação do ensino de Astronomia a partir dos anos finais do Ensino Fundamental, com o desenvolvimento de dois produtos educacionais: uma sequência didática como sugestão de oficina de produção de um filme relacionado aos movimentos lunares, e o próprio filme produzido em Stop-Motion.Item Uma proposta pedagógica interdisciplinar de turismo astronômico em Recife e Olinda: contribuições para o ensino de astronomia e atividade turística local(2022-06-20) Santos, Anderson Henrique dos; Galindo, Ester da Silva Ramos; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352; http://lattes.cnpq.br/5272993729119101Este trabalho trata sobre uma proposta pedagógica interdisciplinar que tem como objetivo principal identificar as contribuições do turismo astronômico para o ensino de Astronomia e atividade turística local, considerando os aspectos históricos, científicos e pedagógicos. A metodologia utilizada contempla uma abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica. Os instrumentos de coleta de dados foram livros, jornais, artigos científicos e sites da internet, bem como visitas de campo para registro de informações locais, fotográficas e audiovisuais de monumentos históricos, tais como: Observatório das Américas, a residência de Jorge Marcgrave; a Torre Malakoff, no Recife; Observatório do Alto da Sé, em Olinda e Obelisco do Trânsito de Vênus. Verificou-se que o turismo praticado nos municípios de Recife e Olinda é voltado para as áreas das manifestações culturais e artísticas, construções históricas e das belezas naturais. Porém, observou-se que o turismo científico, mais especificamente o astronômico, sempre foi deixado de lado, fazendo com que os visitantes e turistas não tenham a oportunidade de compreender o potencial da produção científica local. Para atender aos objetivos preestabelecidos, foram construídos dois produtos educacionais, uma sequência didática para ser vivenciada junto a estudantes da educação básica e/ou superior, assim como o público em geral, e um livreto dos pontos turísticos da Astronomia em Recife e Olinda.
