TCC - Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)
URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/445
Navegar
3 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Sequência de ações didáticas à luz do Modelo das Múltiplas Perspectivas-Pernambuco (MoMuP-PE) para a construção de conceitos sobre metabolismo energético(2019-12-18) Lopes, Jade Porfíria da Silva; Couto, Janaína de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/7709040837130788; http://lattes.cnpq.br/6725691063310522A Bioquímica é um campo da Biologia que estuda fenômenos de natureza abstrata, por esse motivo é considerada como uma matéria de difícil compreensão. O ensino de Bioquímica encontra algumas problemáticas inerentes ao ensino de Biologia, incluindo a verticalização do conteúdo específico, a necessidade de abstração e descontextualização das temáticas específicas, proveniente de uma prática pedagógica construída à luz de um paradigma predominantemente cartesiano. Nesse cenário, a presente pesquisa vem buscando por meio do Modelo das Múltiplas Perspectivas Pernambuco (MoMuP-PE) uma base teórico-metodológica que possibilite a construção do conhecimento de forma significativa, por meio de um paradigma emergente e inovador. Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo investigar a aplicação de uma sequência de ações didáticas, baseada no MoMuP- PE num contexto de formação inicial de professores de Biologia, tendo em vista a construção de conceitos em Bioquímica. A Sequência de Ações Didáticas foi elaborada e aplicada em uma turma do segundo período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e foi validada de forma interna a fim de avaliar se os estudantes conseguiram atingir o objetivo traçado pelo professor, construindo e reelaborando conceitos bioquímicos a partir do uso do Modelo das Múltiplas Perspectivas Pernambuco (MoMuP- PE).Item Elaboração, aplicação e validação de uma sequência didática à luz do Modelo das Múltiplas Perspectivas – Pernambuco (MoMuP-PE) para a construção de conceitos Bioquímicos(2019) André, Woldney Damião Silva; Couto, Janaína de Albuquerque; Sá, Risonilta Germano Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/6164731091247331; http://lattes.cnpq.br/7709040837130788; http://lattes.cnpq.br/6662157998132537O processo de ensino-aprendizagem da Bioquímica apresenta algumas dificuldades, dentre ela podemos destacar as atribuídas à necessidade de um olhar sistêmico acerca de suas temáticas, as quais permeiam entre um macro e microuniverso. Numa tentativa de investigarmos uma estratégia facilitadora para a construção de conceitos bioquímicos, buscamos elaborar, aplicar e validar uma Sequência Didática (SD), com base nos pressupostos teóricos estabelecidos pelo Modelo das Múltiplas Perspectivas-Pernambuco (MoMuPPE), trazendo aspectos da alimentação como contexto problematizador. Na presente pesquisa, a SD construída, foi aplicada em uma turma do curso técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio vinculado ao Colégio Agrícola Dom Augustinho Ikas (CODAI/UFRPE), no âmbito de uma intervenção escolar atrelada a um projeto de extensão institucional. A SD pesquisada teve como objetivo orientar as ações previstas na construção de conceitos envolvendo o metabolismo energético, conteúdo previsto no Ensino Médio, trabalhando-se a composição dos alimentos dentro de um universo químico e biológico, estando esses articulados ao conceito de saúde e sociedade. A partir das análises de questionários aplicados antes e depois da intervenção, como também das atividades produzidas durante a SD, foi possível validar a SD proposta, tendo em vista as reelaborações conceituais realizadas pelos estudantes e as articulações envolvendo os micro e macro nutrientes, o processo de alimentação e os fatores que interferem na construção de um hábito de alimentação saudável. Nesse sentido, os pressupostos teórico metodológicos do MoMuP-PE orientaram a construção das ações presentes na SD desenvolvida, de forma que, a partir dessas orientações presentes nas ações propostas, permitiram aos estudantes vivenciarem, ainda numa perspectiva inicial de estudo, atividades de desconstruções e reconstruções (mentais e materializadas), conduzindo-os no processo de elaboração conceitual numa perspectiva paradigmática e articulada, permeando neste processo, as travessias temáticas, observadas ao longo das atividades.Item Blended learning no ensino da respiração celular: uma proposta de sala de aula invertida(2019-02-04) Monteiro, Maria Gabriela Silva Carneiro; Araújo, Rosangela Vidal de Souza; http://lattes.cnpq.br/0161284695913412; http://lattes.cnpq.br/4031709664939616Esta pesquisa tem como objetivo investigar a utilização do modelo da sala de aula invertida (ou flipped classroom), no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma instituição pública federal. A sala de aula invertida é caracterizada, como uma abordagem pela qual o aluno assume a responsabilidade pelo estudo teórico e a aula presencial serve como aplicação prática dos conceitos estudados previamente. Para efetivar essa investigação realizamos uma pesquisa descritiva, observacional e de campo com abordagem qualitativa. Os sujeitos compreenderam 34 estudantes e foi realizada na disciplina de Bioquímica dos Sistemas com uma carga horária de 60h. Para levantamento dos dados foi aplicado um questionário VARK (Visual, Aural-Read, Write and Kinesthetic) antes da intervenção, um formulário após a intervenção contendo questões abertas e fechadas e três atividades ligadas ao conteúdo de respiração celular. Este trabalho aponta fortes evidências da potencialidade para o uso da sala de aula invertida na formação de conceitos em bioquímica e da importância do conhecimento dos estilos de aprendizagem dos estudantes, para uma otimização do uso do método proposto. Também diagnosticamos alguns problemas enfrentados durante a pesquisa, como a forte herança do estudante pelo método tradicional de ensino, o que causou certa resistência e dificuldade de adaptação no início da disciplina. Os dados obtidos mostram que, apesar das barreiras a superar no decorrer da experiência, a implementação de modelos de aprendizagem e atitudes inovadoras contribuiu muito, sobretudo para que o aluno faça valer a pena o que aprendeu na disciplina, mostrando que sabem tomar decisões adequadas, resolver problemas, trabalhar colaborativamente e fazer a diferença na sua futura profissão.
