TCC - Bacharelado em Ciências Econômicas (Sede)

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    Política pública educacional e SAEB 2019: análises de agrupamento por microrregiões de Pernambuco
    (2022-06-03) Santos, Kleybson Rodrigo Martins; Soares, Ana Paula Amazonas; http://lattes.cnpq.br/0216127558312955; http://lattes.cnpq.br/7919130450780875
    A educação é vista não só pelo senso comum, mas também pela teoria econômica como um dos fatores principais de impulsionamento do desenvolvimento. Neste contexto, o presente trabalho, que possui caráter exploratório, tem como objetivo investigar questões socioeconômicas são capazes de influenciar no desempenho de estudantes no estado de Pernambuco. Para isso, utilizou-se como base os microdados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019, totalizando 76.596 alunos após tratamento, adicionando variáveis socioeconômicas, com as quais foram executadas análises de agrupamento por três métodos multivariados (hierárquico, K-means e PAM), no software estatístico R. Os resultados dos testes de médias apontaram uma heterogeneidade no desempenho do estudante e, posteriormente, foi encontrada uma suscetibilidade a transbordamento de políticas entre conjuntos de microrregiões próximas. Este trabalho também se debruça sobre o Plano Estadual de Educação de 2015-2025, elucidando seu conteúdo, metas e estratégias, a fim de contextualizar a análise exploratória.