TCC - Bacharelado em Ciências Econômicas (Sede)

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    Perfil socioeconômico, projeto político pedagógico e o desempenho escolar dos estudantes do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Professor Jorge Camelo em Lagoa do Carro - PE
    (2021-07-22) Silva, Joselita Alves da; Oliveira, Isabel Cristina Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4745142041015422; http://lattes.cnpq.br/8988993750219561
    Esse trabalho apresenta um estudo de caso realizado com estudantes do Ensino Fundamental II, na Escola Municipal Professor Jorge Camelo da rede municipal da cidade de Lagoa do Carro - PE, com o objetivo de analisar o desempenho escolar dos estudantes do ensino fundamental II a partir dos indicadores socioeconômicos e do projeto político pedagógico da Escola Municipal professor Jorge camelo em Lagoa do Carro-PE. Esses alunos foram submetidos a um questionário com 66 perguntas, em 08 blocos, que visava radiografar o perfil socioeconômico desse aluno, suas aspirações futuras, suas atividades escolares e extraescolares e comportamento. Com o objetivo de conhecer e entender melhor o (a) aluno (a), os pais ou responsáveis, também foram submetidos a uma entrevista, dividida em 05 blocos, que analisou a relação deles com o estudo dos filhos, seus aspectos emocionais, assim como questões socioeconômicas. Foi necessário ainda conhecer o perfil do Professor da escola, sua relação afetiva com o ensino e o projeto político pedagógico da escola. Os resultados mostraram que a clientela da Escola Jorge Camelo é pobre ou extremamente pobre, e que mais de 70% sobrevivem apenas do Programa Bolsa Família (PBF). A ocupação das famílias está principalmente através da agricultura. De igual modo, as condições socioeconômicas por si só, não determinam os resultados escolares. Ou seja, não é fator determinante, para o insucesso escolar. De acordo com os dados do Ministério da Educação (MEC) nos últimos 05 anos os resultados das avaliações externas (Sistema de avaliação de Pernambuco e Sistema Avaliação de Educação Brasileira) eram insatisfatórios e, no ano de 2018, a Escola ocupou o primeiro lugar no ranking crescimento do desempenho escolar no Estado de Pernambuco, com a implementação de uma proposta pedagógica, com metas e objetivos para o exercício da cidadania dos estudantes da Escola Municipal Professor Jorge Camelo.