TCC - Bacharelado em Ciências Econômicas (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Análise regional das diferenças nas notas do ENEM entre as escolas públicas e privadas no pós-pandemia(2024-03-05) Costa, Jackson Antônio; Souza, Poema Isis Andrade de; http://lattes.cnpq.br/2017359154121135; http://lattes.cnpq.br/9376127966328375O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), criado em 1998, é o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil, proporcionando acesso a programas como o SISU (Sistema de Seleção Unificado), PROUNI (Programa Universidade para Todos) e FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). Portanto, este estudo visa compreender os fatores que influenciam as notas do ENEM dos candidatos, analisando duas bases de dados (2019 e 2022) para examinar as variações nas notas no período antes e depois da pandemia da COVID-19 e, consequentemente, as disparidades entre as regiões Sudeste e Nordeste do Brasil. No primeiro momento, foi estimado o modelo de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) com a proposição de analisar a correlação das notas obtidas pelo candidato com a escola de origem, utilizando variáveis socioeconômicas como variáveis de controle. É importante considerar o viés de origem da escola e do perfil soieconômico dos estudantes, visto que alunos de escolas privadas tendem a ter melhores notas. Para mitigar esse viés, utilizou-se o método de Propensity Score Matching (PSM), que é uma ferramenta valiosa quando o intuito ao controle de vieses de seleção. Os resultados encontrados revelam uma discrepância entre os anos de 2019 e 2022, demonstrando uma intensificação das distorções regionais na educação, com melhores rendimentos de nota para os alunos das escolas privadas no pós-pandemia da COVID-19 na região Sudeste.Item Desempenho médio das Gerências Regionais da Educação em Pernambuco: uma análise de aglomerado do ensino médio(2022-06-03) Santos, Paula Tárcimam Gomes; Soares, Ana Paula Amazonas; http://lattes.cnpq.br/0216127558312955; http://lattes.cnpq.br/6790001160720461O presente trabalho é de carácter exploratório, apresentando uma análise do desempenho das Gerências Regionais da Educação -GRE1, dos municípios do Estado de Pernambuco. Com a hipótese que o bom desempenho dos alunos das GREs do ensino médio em 2019 do estado de Pernambuco, pode contribuir com o desempenho econômico regional. E as GREs localizados espacialmente mais próximas umas das outras, podem refletir desempenhos mais semelhantes. O objetivo é verificar o desempenho dos alunos do Ensino Médio de todos os municípios do estado através dos dados disponibilizados pelo SAEB2 de 2019, atrelado às características das escolas, diretores, professores e socioeconômicas do aluno. Diante disso, há o intuito de identificar grupos, que apresentem características similares. Com esse propósito utilizou-se da técnica de análise de agrupamento. Em virtude da metodologia hierárquica de agrupamento, onde se considerou a distância de Ward (mínima variação das diferenças), foram realizadas no Software Rstudio3 e analisando a dinâmica da formação dos clusters (ou grupos). A técnica possibilitou visualizar com precisão, através das variáveis manipuladas, os desempenhos das GRE e conhecer o perfil do aluno modal do ano de 2019. Os resultados apontando que as GRE de melhor desempenho, com média maior em Língua Portuguesa e Matemática, acima da média do Estado, estão localizadas no Sertão de Pernambuco. E o perfil mais presente de estudante do ensino médio, declaram: de cor parda, moram com os pais e irmãos, residem em áreas urbanas, fácil acesso a escola, estudam em escolas estaduais e tem a participação dos pais em sua vida escolar.Item Política pública educacional e SAEB 2019: análises de agrupamento por microrregiões de Pernambuco(2022-06-03) Santos, Kleybson Rodrigo Martins; Soares, Ana Paula Amazonas; http://lattes.cnpq.br/0216127558312955; http://lattes.cnpq.br/7919130450780875A educação é vista não só pelo senso comum, mas também pela teoria econômica como um dos fatores principais de impulsionamento do desenvolvimento. Neste contexto, o presente trabalho, que possui caráter exploratório, tem como objetivo investigar questões socioeconômicas são capazes de influenciar no desempenho de estudantes no estado de Pernambuco. Para isso, utilizou-se como base os microdados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019, totalizando 76.596 alunos após tratamento, adicionando variáveis socioeconômicas, com as quais foram executadas análises de agrupamento por três métodos multivariados (hierárquico, K-means e PAM), no software estatístico R. Os resultados dos testes de médias apontaram uma heterogeneidade no desempenho do estudante e, posteriormente, foi encontrada uma suscetibilidade a transbordamento de políticas entre conjuntos de microrregiões próximas. Este trabalho também se debruça sobre o Plano Estadual de Educação de 2015-2025, elucidando seu conteúdo, metas e estratégias, a fim de contextualizar a análise exploratória.Item Perfil socioeconômico, projeto político pedagógico e o desempenho escolar dos estudantes do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Professor Jorge Camelo em Lagoa do Carro - PE(2021-07-22) Silva, Joselita Alves da; Oliveira, Isabel Cristina Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4745142041015422; http://lattes.cnpq.br/8988993750219561Esse trabalho apresenta um estudo de caso realizado com estudantes do Ensino Fundamental II, na Escola Municipal Professor Jorge Camelo da rede municipal da cidade de Lagoa do Carro - PE, com o objetivo de analisar o desempenho escolar dos estudantes do ensino fundamental II a partir dos indicadores socioeconômicos e do projeto político pedagógico da Escola Municipal professor Jorge camelo em Lagoa do Carro-PE. Esses alunos foram submetidos a um questionário com 66 perguntas, em 08 blocos, que visava radiografar o perfil socioeconômico desse aluno, suas aspirações futuras, suas atividades escolares e extraescolares e comportamento. Com o objetivo de conhecer e entender melhor o (a) aluno (a), os pais ou responsáveis, também foram submetidos a uma entrevista, dividida em 05 blocos, que analisou a relação deles com o estudo dos filhos, seus aspectos emocionais, assim como questões socioeconômicas. Foi necessário ainda conhecer o perfil do Professor da escola, sua relação afetiva com o ensino e o projeto político pedagógico da escola. Os resultados mostraram que a clientela da Escola Jorge Camelo é pobre ou extremamente pobre, e que mais de 70% sobrevivem apenas do Programa Bolsa Família (PBF). A ocupação das famílias está principalmente através da agricultura. De igual modo, as condições socioeconômicas por si só, não determinam os resultados escolares. Ou seja, não é fator determinante, para o insucesso escolar. De acordo com os dados do Ministério da Educação (MEC) nos últimos 05 anos os resultados das avaliações externas (Sistema de avaliação de Pernambuco e Sistema Avaliação de Educação Brasileira) eram insatisfatórios e, no ano de 2018, a Escola ocupou o primeiro lugar no ranking crescimento do desempenho escolar no Estado de Pernambuco, com a implementação de uma proposta pedagógica, com metas e objetivos para o exercício da cidadania dos estudantes da Escola Municipal Professor Jorge Camelo.
