TCC - Bacharelado em Ciências Econômicas (Sede)

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    Perfil educacional da mão de obra do Estado de Pernambuco: como ocorre a absorção do capital humano nos setores da economia de Pernambuco no período de 2006-2016
    (2018) Silva, Larissa Araújo da; Coelho Júnior, Álvaro Furtado; http://lattes.cnpq.br/1248468009730949
    A Teoria do Capital humano foi formalizada em 1961 por Theodore W. Schultz, a expressão Capital Humano foi utilizada por Shultz pela primeira vez ao publicar o artigo Investment in Human Capital, assim reconhecendo as habilidades e conhecimentos adquiridos por um indivíduo como forma de capital. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, as nações estão focadas no crescimento e desenvolvimento econômico. A educação passa a ser entendida como um elemento importante para atingir esse objetivo. Porém mesmo sem a sua formalização esse importante fator já era percebido por diversos estudiosos à exemplo Adam Smith já o reconhecia em sua obra a Riqueza das Nações publicada em 1776. O conceito de Capital Humano foi sendo aperfeiçoado com o desenvolvimento da teoria econômica específica. Estudos como o de Pereira (2008), faz uma análise da importância do nível de escolaridade dos trabalhadores para o crescimento econômico da região Norte do Brasil, chegando a conclusão de que um aumento médio nos anos de escolaridade tende a reduzir o diferencial na distribuição de renda entre os habitantes. Para contribuir com esse debate, este presente trabalho tem como objetivo apresentar o perfil educacional, de acordo com o nível de instrução dos trabalhadores, absorvido pelos setores econômicos atuantes no estado de Pernambuco ao longo do período de uma década. Para isso utilizam-se os dados da RAIS que quantificam nível de escolaridade, absorção de escolaridade nos diversos setores e informações sobre remuneração média para cada nível de escolaridade, para os anos de 2006, 2010 e 2016. Com base nos dados utilizados verifica-se a constatação de que as evidencias teóricas ocorrem no contexto do estado de Pernambuco. Observa-se que há uma mudança de absorção do nível de escolaridade no decorrer do período analisado. Também se pôde concluir que há aumentos de salários quando há um maior nível de escolaridade.