TCC - Bacharelado em Ciências Econômicas (Sede)

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    O efeito da mudança no acompanhamento parental sobre a proficiência dos alunos da rede pública do Recife
    (2023-05-03) Oliveira, Letícia Andrade Farias de; Silva, Diego Firmino Costa da; http://lattes.cnpq.br/8895265465747877; http://lattes.cnpq.br/4217564316219427
    O presente trabalho teve como objetivo analisar a possível influência da mudança do acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos sobre o seu desempenho acadêmico. Utilizando os dados em painel extraídos da Pesquisa Acompanhamento Longitudinal do Desempenho Escolar de Alunos da Rede Pública de Ensino Fundamental do Recife (FUNDAJ, 2018), foi estimado o método de diferenças em diferenças, assim como o modelo de pareamento por escore de propensão, para analisar qual o possível efeito que a mudança da pessoa responsável pelo acompanhamento escolar dos filhos tem sobre as proficiências de português e matemática. Entre os resultados encontrados estão algumas evidências que a mudança do acompanhamento parental na vida escolar dos alunos, antes realizado pelos pais e posteriormente por outros parentes, apresenta um efeito negativo e significativo nas estimativas por MQO, implicando em uma influência negativa da variável no desempenho dos alunos. Porém, quando observado pelo método de diferenças em diferenças entre os grupos que foram tratados com a mudança e o grupo que não sofreu a alteração, o efeito não é significativo. Não sendo estaticamente significativo, para explicar possíveis mudanças das médias das proficiências de português e matemática entre os grupos.
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    A importância da representatividade em sala de aula: correspondência racial entre alunos e professores e o desempenho escolar
    (2021-12-14) Rocha, Samuel de Albuquerque; Silva, Diego Firmino Costa da; http://lattes.cnpq.br/8895265465747877; http://lattes.cnpq.br/0186163084173110
    Foram encontradas estimativas de mudança de desempenho em alunos do 6º e 7º ano da rede pública do Recife, ao serem colocados em uma situação de igualdade de raça com seus professores de Português e Matemática, com dados colhidos da Pesquisa Acompanhamento Longitudinal do Desempenho Escolar de Alunos da Rede Pública de Ensino Fundamental do Recife (FUNDAJ, 2018). Dentre outras informações, foi encontrado, através do modelo das Diferenças em Diferenças, que alunos pardos apresentaram uma melhora de notas em ambas as disciplinas avaliadas, ao serem lecionados por professores pretos ou pardos, mostrando uma maior identificação de raça/cor. Alunos negros tiveram um aumento médio de 5,04 pontos na nota de Matemática quando foram ensinados por um professor negro.
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    Desempenho médio das Gerências Regionais da Educação em Pernambuco: uma análise de aglomerado do ensino médio
    (2022-06-03) Santos, Paula Tárcimam Gomes; Soares, Ana Paula Amazonas; http://lattes.cnpq.br/0216127558312955; http://lattes.cnpq.br/6790001160720461
    O presente trabalho é de carácter exploratório, apresentando uma análise do desempenho das Gerências Regionais da Educação -GRE1, dos municípios do Estado de Pernambuco. Com a hipótese que o bom desempenho dos alunos das GREs do ensino médio em 2019 do estado de Pernambuco, pode contribuir com o desempenho econômico regional. E as GREs localizados espacialmente mais próximas umas das outras, podem refletir desempenhos mais semelhantes. O objetivo é verificar o desempenho dos alunos do Ensino Médio de todos os municípios do estado através dos dados disponibilizados pelo SAEB2 de 2019, atrelado às características das escolas, diretores, professores e socioeconômicas do aluno. Diante disso, há o intuito de identificar grupos, que apresentem características similares. Com esse propósito utilizou-se da técnica de análise de agrupamento. Em virtude da metodologia hierárquica de agrupamento, onde se considerou a distância de Ward (mínima variação das diferenças), foram realizadas no Software Rstudio3 e analisando a dinâmica da formação dos clusters (ou grupos). A técnica possibilitou visualizar com precisão, através das variáveis manipuladas, os desempenhos das GRE e conhecer o perfil do aluno modal do ano de 2019. Os resultados apontando que as GRE de melhor desempenho, com média maior em Língua Portuguesa e Matemática, acima da média do Estado, estão localizadas no Sertão de Pernambuco. E o perfil mais presente de estudante do ensino médio, declaram: de cor parda, moram com os pais e irmãos, residem em áreas urbanas, fácil acesso a escola, estudam em escolas estaduais e tem a participação dos pais em sua vida escolar.
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    Política pública educacional e SAEB 2019: análises de agrupamento por microrregiões de Pernambuco
    (2022-06-03) Santos, Kleybson Rodrigo Martins; Soares, Ana Paula Amazonas; http://lattes.cnpq.br/0216127558312955; http://lattes.cnpq.br/7919130450780875
    A educação é vista não só pelo senso comum, mas também pela teoria econômica como um dos fatores principais de impulsionamento do desenvolvimento. Neste contexto, o presente trabalho, que possui caráter exploratório, tem como objetivo investigar questões socioeconômicas são capazes de influenciar no desempenho de estudantes no estado de Pernambuco. Para isso, utilizou-se como base os microdados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019, totalizando 76.596 alunos após tratamento, adicionando variáveis socioeconômicas, com as quais foram executadas análises de agrupamento por três métodos multivariados (hierárquico, K-means e PAM), no software estatístico R. Os resultados dos testes de médias apontaram uma heterogeneidade no desempenho do estudante e, posteriormente, foi encontrada uma suscetibilidade a transbordamento de políticas entre conjuntos de microrregiões próximas. Este trabalho também se debruça sobre o Plano Estadual de Educação de 2015-2025, elucidando seu conteúdo, metas e estratégias, a fim de contextualizar a análise exploratória.
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    Perfil socioeconômico, projeto político pedagógico e o desempenho escolar dos estudantes do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Professor Jorge Camelo em Lagoa do Carro - PE
    (2021-07-22) Silva, Joselita Alves da; Oliveira, Isabel Cristina Pereira de; http://lattes.cnpq.br/4745142041015422; http://lattes.cnpq.br/8988993750219561
    Esse trabalho apresenta um estudo de caso realizado com estudantes do Ensino Fundamental II, na Escola Municipal Professor Jorge Camelo da rede municipal da cidade de Lagoa do Carro - PE, com o objetivo de analisar o desempenho escolar dos estudantes do ensino fundamental II a partir dos indicadores socioeconômicos e do projeto político pedagógico da Escola Municipal professor Jorge camelo em Lagoa do Carro-PE. Esses alunos foram submetidos a um questionário com 66 perguntas, em 08 blocos, que visava radiografar o perfil socioeconômico desse aluno, suas aspirações futuras, suas atividades escolares e extraescolares e comportamento. Com o objetivo de conhecer e entender melhor o (a) aluno (a), os pais ou responsáveis, também foram submetidos a uma entrevista, dividida em 05 blocos, que analisou a relação deles com o estudo dos filhos, seus aspectos emocionais, assim como questões socioeconômicas. Foi necessário ainda conhecer o perfil do Professor da escola, sua relação afetiva com o ensino e o projeto político pedagógico da escola. Os resultados mostraram que a clientela da Escola Jorge Camelo é pobre ou extremamente pobre, e que mais de 70% sobrevivem apenas do Programa Bolsa Família (PBF). A ocupação das famílias está principalmente através da agricultura. De igual modo, as condições socioeconômicas por si só, não determinam os resultados escolares. Ou seja, não é fator determinante, para o insucesso escolar. De acordo com os dados do Ministério da Educação (MEC) nos últimos 05 anos os resultados das avaliações externas (Sistema de avaliação de Pernambuco e Sistema Avaliação de Educação Brasileira) eram insatisfatórios e, no ano de 2018, a Escola ocupou o primeiro lugar no ranking crescimento do desempenho escolar no Estado de Pernambuco, com a implementação de uma proposta pedagógica, com metas e objetivos para o exercício da cidadania dos estudantes da Escola Municipal Professor Jorge Camelo.