TCC - Bacharelado em Ciências Econômicas (UAST)
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Item Um estudo de caso sobre as estratégias de comercialização de bebidas na microrregião do Sertão do Pajeú adotadas para a expansão de um grupo empresarial(2019) Lima, Jeferson Alan Rodrigues de; Freire Junior, Luciano Galvão; http://lattes.cnpq.br/0044703870148646Esta pesquisa analisa o processo da comercialização do mercado de bebidas na microrregião do Sertão do Pajeú, evidenciando quais são as principais estratégias adotadas por um grupo empresarial para se expandir nesse mercado e, tornar-se um forte concorrente nesse segmento. Para isso, foram identificados os perfis dos consumidores, assim como os canais de comercialização desse mercado, sendo A.S ROTA (canal formado por hipermercados, supermercados grandes, supermercados médios, mini mercados, lojas de conveniências e armazéns/mercearias), FRIO (os mercados formados por bares, barzinhos, academias, clubes, botecos, botequins, danceterias, restaurantes, trailers, barracas, quiosques, casas de massagem, pizzarias) e SUB (caracterizado por a composição de atacadistas e depósitos de bebidas). A comercialização desse mercado junto à adesão de estratégias bem definidas busca aumentar a produtividade de uma empresa e torná-la mais eficiente. Utilizou-se basicamente de dados secundários obtidos junto à empresa analisada referentes ao período de 2013 a 2017. Verificou-se que, o sucesso desse mercado está interligado com as estratégias de execução de mercado, participação de programas de mercado e política de preços, onde além de aumentar seus lucros, as vendas e o faturamento, os investimentos nesse setor rendem para uma empresa a sua expansão territorial e a torna mais competitiva para a obtenção de resultados para se elevar o “Share” de mercado dos produtos que são comercializados.
