TCC - Licenciatura em Química (UAST)
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Item Análise das interações discursivas em uma oficina didática interdisciplinar sobre modelos atômicos(2019-07-10) Rezende, Luana Russana Ferreira; Silveira, Thiago Araújo da; http://lattes.cnpq.br/5110982163642369; http://lattes.cnpq.br/5110982163642369; http://lattes.cnpq.br/4751253414418946Nos últimos anos as pesquisas no ensino de química buscam promover recursos para superar as limitações apresentadas no modelo de ensino tradicional e que levem em consideração a articulação entre a ciência, a tecnologia e a contextualização com o ambiente que os estudantes estão inseridos. Portanto, este estudo analisa as interações discursivas ocorridas em uma oficina didática interdisciplinar sobre modelos atômicos com estudantes do 1º ano do ensino médio de uma escola pública da rede estadual do interior de Pernambuco. Como fundamento foram consideradas referências importantes sobre oficinas didáticas e orientações teóricas sobre dialogicidade, hermenêutica, dialética e complexidade. A metodologia da pesquisa compreendeu a coleta de dados por videografia das cinco etapas da oficina e, posteriormente, para a análise desse corpus, para avaliar recursos, direções e construção de sentidos nos diálogos no contexto, utilizamos a lista de observáveis proposta por Flores (2010), levando em consideração as teorias apresentadas acima. Como resultado desta pesquisa, foi possível identificar que a proposta da oficina contribuiu para o processo de socialização dos alunos através do estímulo e articulação entre o fazer, sentir e agir envolvida nas atividades e para construção do conhecimento por meio de um processo mais questionador e dialogado. Verificamos também que as oficinas didáticas interdisciplinares permitem grandes momentos e movimentos de interação entre aluno-aluno e aluno-professor, que devem ser bem planejadas por professores para trabalhar os conceitos científicos abordados através de temas do cotidiano do aluno e para haver a descentralização das falas.Item Análise do ensino das ciências e matemática em um contexto de educação quilombola(2020-11-06) Silva, John Victor de Oliveira; Silveira, Thiago Araújo da; http://lattes.cnpq.br/5110982163642369; http://lattes.cnpq.br/8190629644989342Nos dias atuais, nosso país possui uma enorme quantidade de Comunidades Quilombolas homologadas pela Fundação Cultural Palmares, elas são sobreviventes devido às fortes lutas pelo reconhecimento e garantias de seus direitos. Já nos aspectos educacionais obtiveram-se importantes avanços nos últimos anos em sua valorização desses povos e novas reivindicações para cada vez mais ampliar a diversidade cultural e étnica no Brasil, através da implantação dos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), onde se baseia na Lei nº 10.639/2003, a Lei de cotas, Diretrizes da Educação Quilombola, entre outros. O objetivo geral deste trabalho é analisar o ensino de ciências e matemática em uma escola localizada em Comunidade Quilombola na zona rural de Pernambuco, a partir da fala dos professores que ensinam nela. Para isso, utilizamos uma metodologia qualitativa, com entrevistas para coleta de dados e para a análise realizamos a Análise Hermenêutica Dialética. Como resultados, percebemos que os professores investigados buscam sempre relacionar o conteúdo científico com as questões epistemológicas, culturais e históricas da comunidade, principalmente com o uso de estratégias de ensino para melhor contextualização destes conteúdos; percebemos também que eles se mostram muito cuidadosos quanto a elaboração de seus planos e a relação entre o cotidiano dos alunos e os conteúdos propostos em currículo.Item Concepções sobre os papéis educativos, transposições didáticas e ensino de química no contexto da pandemia(2020-11-06) Claudino, Alice da Silva Amaral; Silveira, Thiago Araújo da; http://lattes.cnpq.br/5110982163642369; http://lattes.cnpq.br/2798830185426782Neste trabalho, buscamos analisar as transposições didáticas ocorridas no ensino e aprendizagem de química no âmbito da educação de surdos no Ensino Remoto. Compreendendo o papel e concepções da Interprete de Língua de Sinais – ILS e da professora de Química a respeito de suas práticas profissionais na construção do conhecimento do aluno surdo, em uma escola regular. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e utilizou entrevistas semiestruturadas como fonte de dados. Para a interpretação de dados utilizamos o método proposto por Minayo, a análise hermêutico-dialético (AHD), que entende os sujeitos da pesquisa através de todas as implicações: histórica, sociocultural, política, econômica e educacional. Como resultados, observamos que não teve nenhuma instrução ou orientação de como iniciar o Ensino Remoto, demonstrando assim uma lacuna da noosfera da transposição didática externa. Nas aulas de Química presenciais os recursos visuais eram presentes e remotamente a maior dificuldade é a impossibilidade de realizar experimentos. Identificamos também que a intérprete reconhece seu papel, mas está abrangendo e recebendo cobranças que não pertencem à função de ILS. Por fim, podemos concluir que é uma mudança é necessária nas concepções da professora, para não sobrecarregar a intérprete e devem ser pensadas ações realmente inclusivas em conjunto escola, professora e intérprete que vá influenciar no ensino e aprendizagem do aluno surdo.Item Estudo das concepções sobre o novo ensino médio dos gestores e professores de ciências da rede de educação básica estadual de Pernambuco(2019-12-10) Lima, Lucas da Silva; Silveira, Thiago Araújo da; http://lattes.cnpq.br/5110982163642369O Novo Ensino Médio nome pelo qual ficaram conhecidas as alterações que a Lei nº. 13.415/17 faz a LDB de 1996, traz duas grandes mudanças nesta etapa do ensino básico: uma de carga horária e outra curricular. Uma mudança estrutural do ensino médio incide sobre os sujeitos que compõem os sistemas de ensino de diferentes formas. Neste sentido, este trabalho objetiva analisar as concepções dos atores sociais atingidos por essas medidas quanto ao marco legal no que tange a viabilidade, atuação e conhecimento; e as teorias do currículo, que são as tracionais, críticas e pós-críticas. Para tanto, foram feitas entrevistas semiestruturadas com professores de ciências e a gestora de uma escola de Calumbi-PE e um servidor da Secretaria de Educação de Pernambuco. Para a análise dos dados foi utilizada a Análise Hermenêutica-dialética de Minayo (2008). Ao analisarmos os dados, observamos que os professores de ciências e a gestora da escola entendem que a viabilidade das propostas é limitada e a explicam a partir do contexto no qual está inserida a escola na qual trabalham e, o servidor da Secretaria de Educação de Pernambuco, concebe a viabilidade como possível em quase toda a totalidade do que está no marco legal. Quanto atuação, os professores de ciências não explicitam com precisão qual o seu papel dentro das mudanças, enquanto a gestora e o servidor da SEDUC o fazem. O servidor da SEDUC e a gestora da escola são aqueles cujas falas mais de aproximam daquilo que está escrito no marco legal. Com relação ao currículo aquelas que estão mais presentes nas falas dos entrevistados foram as tradicionais e as críticas embora haja elementos esporádicos de teorias diferentes em todas as falas. Nesse contexto, constatamos que as concepções dos sujeitos investigados têm forte relação com o contexto e com a visão de currículo que apresentam. Por se tratar de um estudo preliminar, pois a implementação ainda encontra-se em seu início e o currículo de Pernambuco esteja ainda em formulação outros estudos com diferentes abordagens são necessários para chegarmos a um maior esclarecimento das implicações de uma mudança das políticas educacionais como esta.
