TCC - Licenciatura em Química (UAST)

URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2946

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 32
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Vermicompostagem como tecnologia aplicada à valorização da matéria orgânica de resíduos do milho, nas condições edafoclimáticas do sertão pernambucano
    (2019-12-11) Siqueira, Andreza Jayane Nunes de; Nunes, Ramom Rachide; http://lattes.cnpq.br/6182302726895126; http://lattes.cnpq.br/5272674335190028
    This research presents the vermicomposting as an environmental technology applied in the recycling and treatment of waste obtained in the maize production, taking into consideration the edaphoclimatic conditions of the Pernambuco Backwoods, under the perspective of the Environmental Chemistry. In addition, a physical and chemical study of vermicomposting were carried out. Vermicomposting is a process of biological transformation, as well as bio-oxidation and stabilization of organic matter (OM), turning it into a fertilizer of high agricultural potential. In this study, the vermicomposts were produced adding residues of corn, straw and cob, also adding goat manure and sawdust as organic substrate. In each vermicompostor 250 Eisenia fetida earthworms. were added. During the 120 days of the experiment, the following chemical attributes were analyzed: total solids (TS), pH, total organic carbon (TOC), organic matter (OM) and cation exchange capacity (CEC). The pH, TOC and OM results showed a decrease in their values during the vermicomposting process; while the CTC content increased. Both trends indicated that vermicomposts reached stability and maturity desired. In addition, worms showed good adaptation to vermicompostors. Thus, it was concluded that vermicomposting can be used as an effective technology for corn waste treatment and production of agricultural inputs. In the future, it is expected to apply the composed of new corn crops, renewing the cycle of the production chain, under conditions of cycling its organic matter and nutrients in favor of the agrarian and social development of the interior of the Brazilian Northeast.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise das interações discursivas em uma oficina didática interdisciplinar sobre modelos atômicos
    (2019-07-10T03:00:00Z) Rezende, Luana Russana Ferreira; Silveira, Thiago Araújo da; http://lattes.cnpq.br/5110982163642369; http://lattes.cnpq.br/5110982163642369; http://lattes.cnpq.br/4751253414418946
    Nos últimos anos as pesquisas no ensino de química buscam promover recursos para superar as limitações apresentadas no modelo de ensino tradicional e que levem em consideração a articulação entre a ciência, a tecnologia e a contextualização com o ambiente que os estudantes estão inseridos. Portanto, este estudo analisa as interações discursivas ocorridas em uma oficina didática interdisciplinar sobre modelos atômicos com estudantes do 1º ano do ensino médio de uma escola pública da rede estadual do interior de Pernambuco. Como fundamento foram consideradas referências importantes sobre oficinas didáticas e orientações teóricas sobre dialogicidade, hermenêutica, dialética e complexidade. A metodologia da pesquisa compreendeu a coleta de dados por videografia das cinco etapas da oficina e, posteriormente, para a análise desse corpus, para avaliar recursos, direções e construção de sentidos nos diálogos no contexto, utilizamos a lista de observáveis proposta por Flores (2010), levando em consideração as teorias apresentadas acima. Como resultado desta pesquisa, foi possível identificar que a proposta da oficina contribuiu para o processo de socialização dos alunos através do estímulo e articulação entre o fazer, sentir e agir envolvida nas atividades e para construção do conhecimento por meio de um processo mais questionador e dialogado. Verificamos também que as oficinas didáticas interdisciplinares permitem grandes momentos e movimentos de interação entre aluno-aluno e aluno-professor, que devem ser bem planejadas por professores para trabalhar os conceitos científicos abordados através de temas do cotidiano do aluno e para haver a descentralização das falas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estudo da água de tanques de piscicultura para uso em um sistema integrado de agricultura: um estudo químico e hormono-similar em prol do desenvolvimento agrário no interior da região nordeste
    (2019-12-11T03:00:00Z) Maia, Hermógenes Bezerra; Nunes, Ramom Rachide; http://lattes.cnpq.br/6182302726895126; http://lattes.cnpq.br/1881302618582553
    A baixa fertilidade natural dos solos brasileiros é devida, em sua maior parte, à sua elevada acidez e teores de nutrientes aquém do necessário para a produção vegetal. Esse problema é mais grave no interior da Região Nordeste, devido às suas condições edafoclimáticas, caracterizadas pelo clima seco e o padrão irregular de chuvas. Em um outro contexto, a piscicultura vem se destacando e crescendo na região, uma vez que a aquicultura demanda menos água que apecuária convencional, com média de 800 L de água por kg de pescado produzido. Mesmo em sua importância, a piscicultura é considerada uma atividade que gera efluentes potencialmente tóxicos, por apresentar um teor elevado de matéria orgânica (MO) e nutrientes. Tomando ambas asproblemáticas como um desafio — oproblema da baixa fertilidade do solo e a geração de efluentes pela aquicultura — a implementação de um sistema integrado agricultura-piscicultura seria uma alternativa interessante, pois visaria o reuso da água dos criatórios de peixes por meio da valorização da MO e a reciclagem de nutrientes, via irrigação, promovendo benefícios para aprodução vegetal e ao desenvolvimento agrário. Parte desses benefícios é imputada à atividade homono-similar, atribuída à presença de moléculas orgânicas que compõe as frações da MO. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo químico da água de tanques de piscicultura para uso na irrigação de plantas de interesse econômico, além de avaliar a atividade hormono-similar da MO presente nas amostras analisadas. As amostras de água de piscicultura (FFW) foram coletadas na Cooperativa dos Produtores do Vale do Itaparica (COOPVALE), no município de Itacuruba (PE) e suas características (pH, CE, turbidez, nutrientes e TOC) foram determinadas. Para avaliar a atividade hormono-similar foram realizados bioensaios com sementes de pepino (Cucumis sativus), com diferentes concentrações de carbono, presente na FFW. De acordo com os resultados obtidos na caracterização da água de piscicultura, considera-se que suas características químicaspossibilitam o uso na irrigação deplantas de interesse econômico. Nos bioensaios foipossível observar a ação bioestimulante das FFW nas concentrações a partir de 5,0 mg C L-1. Além disso, considera-se que quanto maior a concentração de carbono na amostra FFW, maior a resposta biológica, conforme observado no aumento do índice de crescimento das raízes de C. sativus. Assim, conclui-se que é possível reciclar e reaproveitar a MO e nutrientes da água de piscicultura na produção vegetal, em prol do desenvolvimento agrário no interior da Região NE, em um sistema integrado, agriculturapiscicultura, em um sistema de cultivo ogânico-agroecologico, mimetizando um cultivo em sistema de núcleo familiar, no interior da Região Nordeste, no sertãopernambucano.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estudo computacional dos mecanismos de formação do púrpura de ruhemann
    (2019-07-16) Medeiros, Miguel Arcanjo Farias Leão Brasil de; Aguiar, Eduardo Castro; http://lattes.cnpq.br/0178694896688192; http://lattes.cnpq.br/5545237324470650
    Ninhydrin is often used to identify latent fingerprints (IDL) in crime scenes using Ruhemann's Purple pigment (RR) formation. This reaction occurs due to the several amino acids released by the eccrine gland whose excretory channel is directly into the pores of the skin. Ninhydrin was applied as IDL developer agent for the first time in 1954, since then it has become a popular reagent for the detection of fingerprints on porous surfaces. The literature reports three different proposals for mechanisms and there is no consensus about the preferential reaction route. The only computational work that addresses attention the mechanisms does not consider the importance of the thermal corrections that are indispensable to support its conclusions. In this sense, this work makes a computational effort in order to describe the thermodynamics of the mechanisms of McCaldin, Lamothe and Friedman to provide a better understanding of the reaction route. The values of total energy variation (ΔE) and the thermodynamic parameters ΔrG, ΔrH and ΔrS of the steps present in the McCaldin, Lamothe and Friedman mechanisms were calculated with B3LYP hybrid functional and base function 6-31++G(d,p) and compared to the ΔE values obtained in the literature at ab initio HF/6-31G* calculation level. It is important to mention that both HF and B3LYP results of the present work agree in some steps and disagree in others, which can be attributed to the use of a correlated B3LYP method and larger basis function 6-31++G(d,p). In this sense, the results obtained in this work provide greater reliability because of the more complete descriptions of the organic molecules present in the mechanisms. The calculation indicates that RP formation step, the dehydration of an amine intermediate known as Strecker amine will react with another ninhydrin molecule to form the desired product, the step being more energetic. We also note that the amine intermediate can be consumed to form another by-product, present in the mechanisms of McCaldin, Lamothe, and Friedman. In all three cases, the increase in temperature favors the path of RR formation. The mechanisms were endothermic (+34.41 kJ/mol) and exergonic (-94.69 kJ/mol) at the calculation levels used in this work, in agreement with the experimental observations
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estudo das concepções sobre o novo ensino médio dos gestores e professores de ciências da rede de educação básica estadual de Pernambuco
    (2019-12-10) Lima, Lucas da Silva; Silveira, Thiago Araújo da; http://lattes.cnpq.br/5110982163642369
    The New High School name by which it became known changes that Law no. 13,415 / 17 makes the LDB 1996, brings two major changes in this stage of basic education: one of workload and another curriculum. A structural change in high school focuses on the subjects that make up education systems in different ways. In this sense, this paper aims to analyze the conceptions of social actors affected by these measures regarding the legal framework regarding the feasibility, performance and knowledge; and curriculum theories, which are the rational, critical and post-critical. To this end, semistructured interviews were conducted with science teachers and the manager of a school in Calumbi-PE and a servant of the Pernambuco Department of Education. For data analysis, Minayo's Hermeneutic-Dialectical Analysis (2008) was used. When analyzing the data, we observed that the science teachers and the school manager understand that the viability of the proposals is limited and explain from the context in which the school in which they work is inserted, and the server of the Pernambuco Department of Education, conceives feasibility as possible in almost all of the legal framework. Regarding performance, science teachers do not accurately explain their role within the changes, while SEDUC's manager and server do so. The SEDUC server and the school manager are those whose speeches most closely match what is written in the legal framework. Regarding the curriculum, those that are more present in the interviewees' speeches were the traditional ones and the criticisms, although there are sporadic elements of different theories in all the speeches. In this context, we found that the conceptions of the investigated subjects have a strong relationship with the context and the curriculum view they present. As this is a preliminary study, as implementation is still in its infancy and the Pernambuco curriculum is still being formulated, further studies with different approaches are needed to reach a better understanding of the implications of a change in educational policies such as this one.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Webqnano: estratégia de promoção do ensino por investigação num curso de formação de professores de química
    (2019-12-06) Silva, José Lucena Nunes da; Câmara, Maria Suely Costa da; Nascimento, Hemerson Henrique Ferreira do; http://lattes.cnpq.br/5532203781894397; http://lattes.cnpq.br/9163311260887432; http://lattes.cnpq.br/4579019874007933
    We are living times singed by fast changes; the rising of new technologies has made information access immediate. Those technologies have been gaining ground in the whole society but especially in school; their open access character as well as their dynamic usage in teaching-learning processes have become patent. With those new digital information and communications technologies (DICT), proposals for strategies based on those kinds of resources are more and more frequent in all modalities and stages of education. Hence, the WebQuest (WQ) is a tool for teachers settle reliable information from the web and conduct guided research activities with their students. In this scenario, we created, implemented and assessed potentialities of a WebQest on Nanosciene & Nanotchnology in a Chemistry teachers training course; the choice for that subject-matter is due to the science-technology assembly significance to that field and because of its influence in contemporary world. During the research process the interventional activities were conducted, in a qualitative approach, with a group of students from the Chemistry Teaching graduate course offered by the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), at the Serra Talhada campus; regarding the research goals, it is qualified as an exploratory investigation and an evaluative study, to the methodological procedures. When it comes to data collection, it was conducted using a questionnaire, from students’ works and by audiography/transcription from its presentation in an eight class sequence. For data interpretation, we applied Moraes and Galiazzi (2006) Textual Discursive Analysis (TDA) and Rocha (2014) WebQuest adapted Bloom’s taxonomy. According to the results, we could conclude the media we produced had a good acceptance among students and proved to be a suitable pedagogical tool for mobilizing available resources on the web, besides stimulating a kind of inquiry-based learning. In doing so, the WQ strategy also proved to be a good environment for interaction and substantive knowledge construction.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estudos de docking molecular de derivados da acridina como potenciais intercaladores de DNA e inibidores da topoisomerase IIα
    (2019) Castro, Ana Caroline dos Santos; Souza, Túlio Ricardo Couto de Lima; http://lattes.cnpq.br/8553398552801408; http://lattes.cnpq.br/1602344499679019
    O câncer é uma doença que atinge cerca de 13% da população mundial por ano e possui muitos tipos de tratamentos. Dentre esses tratamentos o mais utilizado é a quimioterapia, que consiste no uso de medicamentos para o controle do tumor. Por este motivo, torna-se necessário o estudo de novos fármacos com atividades antitumorais de forma a aprimorar a terapia, visto que os métodos atuais ainda causam muitos efeitos adversos ao organismo. Desta forma, nosso objetivo foi avaliar através de estudos de docking molecular, o mecanismo de ação de derivados da acridina que possuem conhecida atividade antitumoral como potenciais intercaladores de DNA e inibidores da topoisomerase IIα, bem como suas propriedades farmacocinéticas. Assim, foram selecionadas oito moléculas de um estudo in vitro, as quais obtiveram bons resultados experimentais contra sete tipos de tumor, a saber: Mama (MCF-7), Fígado (HEP-2), Colo (COLO-205), (502713), (HCT-15), Pulmão (A-549) e Neuroblastoma (IMR-32). Os dados experimentais coincidiram com os resultados in silico do presente estudo, onde para os três tipos de receptores, obteve-se valores de -8,25 kcal·mol-1 a -10,68 kcal·mol-1 de energia de ligação, deixando claro que estes compostos têm alta capacidade de atuação como agente intercalador de DNA. Com isso, é possível afirmar que os resultados do estudo de docking e das propriedades farmacocinéticas indicam que há uma formação de complexos estáveis de derivados da acridina com os receptores, apresentando potenciais de inibição da topoisomarase II α por envenenamento. Isso sugere que os mecanismos utilizados nesse estudo são plausíveis e os compostos possuem propriedades promissoras como agentes antitumorais.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Uso do planejamento brereton para confecção de polímeros e biopolímeros na remoção de azul de metileno em meio aquoso com detecção no UV-VIS
    (2019) Diniz, Amanda Caroline de Oliveira; Nascimento, Elaine Cristina Lima do; http://lattes.cnpq.br/1224379023006746; http://lattes.cnpq.br/3991664513262160
    A poluição dos recursos hídricos é um problema grave a se tratar, pois provém de rejeitos sintéticos que lançados em corpos d’água prejudicam toda fauna e flora do compartimento ambiental. Deste modo, pesquisas vêm surgindo para diminuir e/ou remover os produtos tóxicos, metais pesados e corantes dos efluentes em sistemas aquáticos. Em virtude disso, existe uma gama de materiais desenvolvidos atuantes como adsorventes ou biossorventes para o tratamento do sistema hídrico. Como o objetivo deste trabalho confeccionar filmes de diferentes matrizes (amido e PVC) com adição ou não de reforços (fibra de sisal) para obter a melhor taxa de remoção. Desta forma, foi utilizado o planejamento Brereton 54 para confecção dos filmes em que levou em consideração diversos fatores tais como matriz, reforço, plastificante e solvente, onde gerou, polímeros (PVC), biopoliméricos (amido de milho), biocompósitos (milho e o pó da fibra do sisal), compósitos (PVC e sisal) e blendas poliméricas (amido de milho e PVC com ou sem sisal). Estes foram confeccionados de acordo com os ensaios dos planejamentos, usando a técnica da evaporação de solvente com formação de 6 filmes onde foram avaliados fisicamente por inspeção visual e espectrometria UV-VIS. Como resultado, de uma forma geral, os filmes apresentaram-se poucos uniformes, resistentes e sem bolhas, destacando-se que os filmes de E4BC10 biocompósito e E1CO10 compósito apresentaram maior taxa de remoção do azul de metileno em meio aquoso do 88,88 e 84,09, respectivamente.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O processo de elaboração de problemas por licenciandos em química: concepções, sentimentos e a mobilização de atitudes
    (2019) Alves, Vanessa Ramos; Silva, Flávia Cristiane Vieira da; http://lattes.cnpq.br/7354496286889274; http://lattes.cnpq.br/4946358936102673
    Experiments with the methodology of problem solving, during the initial formation of chemistry teachers, can be important for the teacher preparation of these professionals, allowing to exercise a teaching of chemistry consistent with the reality of Students. Also, by solving problems, we can promote the development of conceptual, procedural and attitudinal contents. The present study aimed to analyze the process of elaboration of problems by undergraduate students in chemistry, paying attention to the conceptions, the feelings of the undergraduate students, during the process, and the mobilization of attitudes during the elaboration of the problem. For this, the undergraduate students reported their conceptions through a structured interview, which produced narrative discourses. These discourses were analyzed through narrative analysis, considering the traits of Hermeneutic compositionality, canonicity and violation and referentiality. The feelings expressed by the undergraduate students were identified through testimonies at the end of each lesson in the sequence of problems elaboration and submitted to narrative analysis through hermeneutic compositionality, to define categories of Feelings. The mobilization of attitudes was analyzed based on the elaboration of the problems and the proposition of attitudes, by the undergraduate students, who could possibly be developed by solving the problem. The attitudes were categorized with respect to science, with respect to the learning of science and with respect to the social implications of science. In general, the conceptions present a lot of similarity with theoretical and methodological aspects of problem solving; Feelings revealed a satisfaction in the process of developing problems and the undergraduate students mobilized attitudes in the elaboration of problems, mostly related to the social implications of science. Thus, we believe that the contact of the undergraduate students with the methodology of problem solving during graduation can provide intentions for a possible application of this methodological approach in their future teaching practice.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Prospecção química e avaliação da atividade antimicrobiana do extrato etanólico das folhas de Schinopsis brasiliensis Engl.
    (2019) Pereira, Paulo Sérgio da Silva; Souza, Carlos André de; http://lattes.cnpq.br/2774801228288889; http://lattes.cnpq.br/7936364947867276
    A descoberta dos antibióticos foi um marco para a proteção contra doenças graves, porém com o uso indiscriminado destes medicamentos houve mutações em alguns microrganismos, que desenvolveram certa resistência a alguns medicamentos conhecidos. devido a isso foi necessária a busca por biomoléculas, provenientes de alguns organismos como as plantas, que possuem uma diversidade molecular importante que pode contribuir para a resolução desse problema, tornando-se crucial para o desenvolvimento de novos fármacos. O objetivo deste trabalho foi analisar alguns constituintes químicos das folhas de Schinopsis brasiliensis Engl. (Baraúna), encontrada no Parque Estadual Mata da Pimenteira localizado no município de Serra Talhada Pernambuco, verificando o seu potencial antimicrobiano. Para isso foi utilizado algumas metodologias disponível na literatura para realização dos testes qualitativos fitoquímicos, quantificação de polifenóis totais, cromatografia liquida de alta eficiência e teste de microdiluição, para verificar e quantificar a capacidade antimicrobiana do extrato etanólico bruto (EEB) da baraúna, ácido gálico, antibiótico (amoxicilina para controle positivo) e mistura entre o antibiótico e EEB da baraúna. Foram identificados nos testes qualitativos fitoquímicosas seguintes classes de compostos: taninos, fenóis, flavonóis, flavononas, flavonoides, flavonas, xantonas e alcalóides. Foram obtidos 571 µg/mL de polifenóis totais, no HPLC foi revelado a presença de ácido gálico e possível identificação de vanilina e ácido caféico. Nos testes microbiológicos do EEB da baraúna e amoxicilina em mistura apresentou concentração de inibição mínima contra todos os microrganismos testados como: Klebsiella pneumoniae(1600 µg/mL),Bacillus subtillis (800 µg/mL),Samonella sp.(1600 µg/mL)e Escherichia coli (1600 µg/mL). Pode-se concluir a presença de ácido gálico como componente majoritário além de outras classes de metabolitos secundários. Foi possível comprovar que a melhor atividade sinérgica (extrato + antibiótico) foi para Bacillus subtillis.