TCC - Licenciatura em Química (UAST)

URI permanente para esta coleçãohttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2946

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 32
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Vermicompostagem como tecnologia aplicada à valorização da matéria orgânica de resíduos do milho, nas condições edafoclimáticas do sertão pernambucano
    (2019-12-11) Siqueira, Andreza Jayane Nunes de; Nunes, Ramom Rachide; http://lattes.cnpq.br/6182302726895126; http://lattes.cnpq.br/5272674335190028
    Neste trabalho, apresenta-se a vermicompostagem como uma tecnologia ambiental, utilizada na reciclagem e tratamento de resíduos obtidos a partir da produção de milho, levando em consideração as condições edafoclimáticas do sertão pernambucano, sob a perspectiva da química ambiental. Além disso, foi realizado um estudo físico e químico da vermicompostagem. A vermicompostagem consiste em um processo de transformação biológica, e também de bio-oxidação e estabilização da matéria orgânica (MO), transformando-a em um fertilizante de elevado potencial agrícola. Neste estudo, os vermicompostos foram produzidos com resíduos de milho, palha e sabugo, e junto a eles foram adicionados esterco de bode e serragem. Foram construídos quatro tratamentos, sendo um contendo apenas esterco de bode e serragem (substrato orgânico) e, os demais, contendo os resíduos de milho e o substrato orgânico. Em cada vermicompostor foram adicionadas 250 minhocas da espécie Eisenia fetida. Durante os 120 dias do experimento, os seguintes atributos químicos foram avaliados: sólidos totais (ST), pH, carbono orgânico total (TOC), matéria orgânica (MO) e a capacidade de troca catiônica (CTC). Os resultados de pH, TOC e MO apresentaram um decréscimo em seus valores durante o processo de vermicompostagem, enquanto que o teor de CTC aumentou. Ambas as tendências indicaram que os vermicompostos atingiram a estabilidade e maturidade desejada. Além disso, as minhocas apresentaram uma boa adaptação aos vermicompostores. Assim, foi possível concluir que a vermicompostagem pode ser utilizada como uma tecnologia eficaz no tratamento de resíduos de milho e produção de insumos agrícolas. No futuro, espera-se aplicar o vermicomposto em novas safras de milho, renovando o ciclo da cadeia produtiva, em condições de campo, ciclando sua matéria orgânica e nutrientes, em prol do desenvolvimento agrário e social do interior da Região Nordeste.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise das interações discursivas em uma oficina didática interdisciplinar sobre modelos atômicos
    (2019-07-10) Rezende, Luana Russana Ferreira; Silveira, Thiago Araújo da; http://lattes.cnpq.br/5110982163642369; http://lattes.cnpq.br/5110982163642369; http://lattes.cnpq.br/4751253414418946
    Nos últimos anos as pesquisas no ensino de química buscam promover recursos para superar as limitações apresentadas no modelo de ensino tradicional e que levem em consideração a articulação entre a ciência, a tecnologia e a contextualização com o ambiente que os estudantes estão inseridos. Portanto, este estudo analisa as interações discursivas ocorridas em uma oficina didática interdisciplinar sobre modelos atômicos com estudantes do 1º ano do ensino médio de uma escola pública da rede estadual do interior de Pernambuco. Como fundamento foram consideradas referências importantes sobre oficinas didáticas e orientações teóricas sobre dialogicidade, hermenêutica, dialética e complexidade. A metodologia da pesquisa compreendeu a coleta de dados por videografia das cinco etapas da oficina e, posteriormente, para a análise desse corpus, para avaliar recursos, direções e construção de sentidos nos diálogos no contexto, utilizamos a lista de observáveis proposta por Flores (2010), levando em consideração as teorias apresentadas acima. Como resultado desta pesquisa, foi possível identificar que a proposta da oficina contribuiu para o processo de socialização dos alunos através do estímulo e articulação entre o fazer, sentir e agir envolvida nas atividades e para construção do conhecimento por meio de um processo mais questionador e dialogado. Verificamos também que as oficinas didáticas interdisciplinares permitem grandes momentos e movimentos de interação entre aluno-aluno e aluno-professor, que devem ser bem planejadas por professores para trabalhar os conceitos científicos abordados através de temas do cotidiano do aluno e para haver a descentralização das falas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estudo da água de tanques de piscicultura para uso em um sistema integrado de agricultura: um estudo químico e hormono-similar em prol do desenvolvimento agrário no interior da região nordeste
    (2019-12-11) Maia, Hermógenes Bezerra; Nunes, Ramom Rachide; http://lattes.cnpq.br/6182302726895126; http://lattes.cnpq.br/1881302618582553
    A baixa fertilidade natural dos solos brasileiros é devida, em sua maior parte, à sua elevada acidez e teores de nutrientes aquém do necessário para a produção vegetal. Esse problema é mais grave no interior da Região Nordeste, devido às suas condições edafoclimáticas, caracterizadas pelo clima seco e o padrão irregular de chuvas. Em um outro contexto, a piscicultura vem se destacando e crescendo na região, uma vez que a aquicultura demanda menos água que apecuária convencional, com média de 800 L de água por kg de pescado produzido. Mesmo em sua importância, a piscicultura é considerada uma atividade que gera efluentes potencialmente tóxicos, por apresentar um teor elevado de matéria orgânica (MO) e nutrientes. Tomando ambas asproblemáticas como um desafio — oproblema da baixa fertilidade do solo e a geração de efluentes pela aquicultura — a implementação de um sistema integrado agricultura-piscicultura seria uma alternativa interessante, pois visaria o reuso da água dos criatórios de peixes por meio da valorização da MO e a reciclagem de nutrientes, via irrigação, promovendo benefícios para aprodução vegetal e ao desenvolvimento agrário. Parte desses benefícios é imputada à atividade homono-similar, atribuída à presença de moléculas orgânicas que compõe as frações da MO. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo químico da água de tanques de piscicultura para uso na irrigação de plantas de interesse econômico, além de avaliar a atividade hormono-similar da MO presente nas amostras analisadas. As amostras de água de piscicultura (FFW) foram coletadas na Cooperativa dos Produtores do Vale do Itaparica (COOPVALE), no município de Itacuruba (PE) e suas características (pH, CE, turbidez, nutrientes e TOC) foram determinadas. Para avaliar a atividade hormono-similar foram realizados bioensaios com sementes de pepino (Cucumis sativus), com diferentes concentrações de carbono, presente na FFW. De acordo com os resultados obtidos na caracterização da água de piscicultura, considera-se que suas características químicaspossibilitam o uso na irrigação deplantas de interesse econômico. Nos bioensaios foipossível observar a ação bioestimulante das FFW nas concentrações a partir de 5,0 mg C L-1. Além disso, considera-se que quanto maior a concentração de carbono na amostra FFW, maior a resposta biológica, conforme observado no aumento do índice de crescimento das raízes de C. sativus. Assim, conclui-se que é possível reciclar e reaproveitar a MO e nutrientes da água de piscicultura na produção vegetal, em prol do desenvolvimento agrário no interior da Região NE, em um sistema integrado, agriculturapiscicultura, em um sistema de cultivo ogânico-agroecologico, mimetizando um cultivo em sistema de núcleo familiar, no interior da Região Nordeste, no sertãopernambucano.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estudo computacional dos mecanismos de formação do púrpura de ruhemann
    (2019-07-16) Medeiros, Miguel Arcanjo Farias Leão Brasil de; Aguiar, Eduardo Castro; http://lattes.cnpq.br/0178694896688192; http://lattes.cnpq.br/5545237324470650
    A Ninidrina frequentemente é empregada para identificação de impressões digitais latentes (IDL) em cenas de crimes por meio do pigmento Roxo de Ruhemann (RR). Esta reação acontece devido à liberação de diversos aminoácidos pela glândula écrina, cujo canal excretor está diretamente em poros da pele. Utilizada como revelador de IDL pela primeira vez no ano de 1954, a ninidrina tornou-se um reagente popular para a detecção de impressões digitais em superfícies porosas. A literatura reporta três diferentes propostas de mecanismos, não havendo um consenso. O único trabalho computacional que aborda os mecanismos, não leva em consideração a importância das correções térmicas indispensáveis para dar suporte às próprias conclusões. Neste sentido, este trabalho faz um empenho computacional, para descrever a termodinâmica dos mecanismos de McCaldin, Lamothe e Friedman, e fornecer uma melhor compreensão e dos caminhos mais favoráveis energeticamente. Os valores de variação de energia total (ΔE) e dos parâmetros termodinâmicos ΔrG, ΔrH e ΔrS das etapas presentes nos mecanismos de McCaldin, Lamothe e Friedman, foram calculados ao nível B3LYP e função de base 6-31++G(d,p) e comparados com os valores de ΔE obtidos na literatura, com ao nível de cálculo ab initio HF/6-31G*. É importante citar que os resultados HF e B3LYP do atual trabalho concordam em algumas etapas e discorda em outras, o que pode ser atribuído o uso de um método correlacionado B3LYP, e uma função mais completa 6-31++G(d,p). Neste sentido, os resultados obtidos neste trabalho, proporcionam uma maior confiabilidade por motivos das descrições mais completa das moléculas orgânicas presentes nos mecanismos. Mesmo assim, todos os níveis concordam ao indicar que, na etapa de formação do RR, em que a desidratação de um intermediário amina conhecido por amina de Strecker reagirá com outra molécula de ninidrina para a formação do produto desejado, sendo a etapa mais energética. Notamos também que o intermediário amina pode ser consumido para formar um outro subproduto, presente nos mecanismos de McCaldin, Lamothe e Friedman. Nos três casos o aumento da temperatura favorece o caminho de formação do RR. Os mecanismos mostraram-se endotérmicos (+34,41 kJ/mol) e exergônicos (-94,69 kJ/mol) nos níveis de cálculo utilizado neste trabalho, concordando com as observações experimentai
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estudo das concepções sobre o novo ensino médio dos gestores e professores de ciências da rede de educação básica estadual de Pernambuco
    (2019-12-10) Lima, Lucas da Silva; Silveira, Thiago Araújo da; http://lattes.cnpq.br/5110982163642369
    O Novo Ensino Médio nome pelo qual ficaram conhecidas as alterações que a Lei nº. 13.415/17 faz a LDB de 1996, traz duas grandes mudanças nesta etapa do ensino básico: uma de carga horária e outra curricular. Uma mudança estrutural do ensino médio incide sobre os sujeitos que compõem os sistemas de ensino de diferentes formas. Neste sentido, este trabalho objetiva analisar as concepções dos atores sociais atingidos por essas medidas quanto ao marco legal no que tange a viabilidade, atuação e conhecimento; e as teorias do currículo, que são as tracionais, críticas e pós-críticas. Para tanto, foram feitas entrevistas semiestruturadas com professores de ciências e a gestora de uma escola de Calumbi-PE e um servidor da Secretaria de Educação de Pernambuco. Para a análise dos dados foi utilizada a Análise Hermenêutica-dialética de Minayo (2008). Ao analisarmos os dados, observamos que os professores de ciências e a gestora da escola entendem que a viabilidade das propostas é limitada e a explicam a partir do contexto no qual está inserida a escola na qual trabalham e, o servidor da Secretaria de Educação de Pernambuco, concebe a viabilidade como possível em quase toda a totalidade do que está no marco legal. Quanto atuação, os professores de ciências não explicitam com precisão qual o seu papel dentro das mudanças, enquanto a gestora e o servidor da SEDUC o fazem. O servidor da SEDUC e a gestora da escola são aqueles cujas falas mais de aproximam daquilo que está escrito no marco legal. Com relação ao currículo aquelas que estão mais presentes nas falas dos entrevistados foram as tradicionais e as críticas embora haja elementos esporádicos de teorias diferentes em todas as falas. Nesse contexto, constatamos que as concepções dos sujeitos investigados têm forte relação com o contexto e com a visão de currículo que apresentam. Por se tratar de um estudo preliminar, pois a implementação ainda encontra-se em seu início e o currículo de Pernambuco esteja ainda em formulação outros estudos com diferentes abordagens são necessários para chegarmos a um maior esclarecimento das implicações de uma mudança das políticas educacionais como esta.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Webqnano: estratégia de promoção do ensino por investigação num curso de formação de professores de química
    (2019-12-06) Silva, José Lucena Nunes da; Câmara, Maria Suely Costa da; Nascimento, Hemerson Henrique Ferreira do; http://lattes.cnpq.br/5532203781894397; http://lattes.cnpq.br/9163311260887432; http://lattes.cnpq.br/4579019874007933
    Estamos vivendo em uma época marcada por rápidas transformações; o surgimento das novas tecnologias possibilitou o acesso à informação de maneira instantânea. Essas tecnologias tem ganhado cada vez mais espaço na sociedade e no ambiente escolar não poderia ser diferente; é notória a sua importância na facilitação do aces-so à informação e como ferramenta dinamizadora dos processos de ensino-aprendi-zagem. Com o surgimento das novas tecnologias digitais da informação e comunica-ção (TDIC), propostas de estratégias pautadas na utilização desses recursos são ca-da vez mais frequentes nos diversos níveis e modalidades de ensino. Diante disso, a WebQuest (WQ) surge como meio de o professor organizar as informações confiá-veis da Internet e orientar os estudantes na realização de atividades investigativas. Estabelecido esse cenário, no presente trabalho, buscamos elaborar, implementar e avaliar a potencialidade de uma WebQuest sobre o tema Nanociência e Nanotecno-logia na formação inicial de professores de Química; a escolha do tema é devida à importância das articulações ciência-tecnologia para a área, bem como em razão da sua influência na sociedade contemporânea. As atividades que constituem o proces-so de pesquisa foram realizadas com uma turma do curso de Licenciatura em Quími-ca da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), campus de Serra Ta-lhada (UAST), numa abordagem qualitativa; com base nos objetivos, do tipo explora-tória e, quanto aos procedimentos, configura-se como pesquisa avaliativa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário, dos trabalhos elaborados pelos alu-nos e audiogravação/transcrição das apresentações daqueles, tendo a intervenção ocorrido ao longo de 08 (oito) aulas. Para análise dos dados, optamos pela Análise Textual Discursiva (ATD), Moraes e Galiazzi (2006), e pela taxonomia de Bloom apli-cada à WebQuest, em Rocha (2014). A partir das análises dos resultados, concluí-mos que a mídia produzida teve uma boa aceitação por parte dos alunos, mostrando -se uma ferramenta pedagogia adequada para mobilizar recursos disponíveis na re-de e estimular a aprendizagem por meio de investigação. Nesses termos, a WQ tam-bém mostrou-se um ambiente que permite grande interação entre os licenciandos e tem um significativo potencial para a construção do conhecimento
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estudos de docking molecular de derivados da acridina como potenciais intercaladores de DNA e inibidores da topoisomerase IIα
    (2019) Castro, Ana Caroline dos Santos; Souza, Túlio Ricardo Couto de Lima; http://lattes.cnpq.br/8553398552801408; http://lattes.cnpq.br/1602344499679019
    O câncer é uma doença que atinge cerca de 13% da população mundial por ano e possui muitos tipos de tratamentos. Dentre esses tratamentos o mais utilizado é a quimioterapia, que consiste no uso de medicamentos para o controle do tumor. Por este motivo, torna-se necessário o estudo de novos fármacos com atividades antitumorais de forma a aprimorar a terapia, visto que os métodos atuais ainda causam muitos efeitos adversos ao organismo. Desta forma, nosso objetivo foi avaliar através de estudos de docking molecular, o mecanismo de ação de derivados da acridina que possuem conhecida atividade antitumoral como potenciais intercaladores de DNA e inibidores da topoisomerase IIα, bem como suas propriedades farmacocinéticas. Assim, foram selecionadas oito moléculas de um estudo in vitro, as quais obtiveram bons resultados experimentais contra sete tipos de tumor, a saber: Mama (MCF-7), Fígado (HEP-2), Colo (COLO-205), (502713), (HCT-15), Pulmão (A-549) e Neuroblastoma (IMR-32). Os dados experimentais coincidiram com os resultados in silico do presente estudo, onde para os três tipos de receptores, obteve-se valores de -8,25 kcal·mol-1 a -10,68 kcal·mol-1 de energia de ligação, deixando claro que estes compostos têm alta capacidade de atuação como agente intercalador de DNA. Com isso, é possível afirmar que os resultados do estudo de docking e das propriedades farmacocinéticas indicam que há uma formação de complexos estáveis de derivados da acridina com os receptores, apresentando potenciais de inibição da topoisomarase II α por envenenamento. Isso sugere que os mecanismos utilizados nesse estudo são plausíveis e os compostos possuem propriedades promissoras como agentes antitumorais.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Uso do planejamento brereton para confecção de polímeros e biopolímeros na remoção de azul de metileno em meio aquoso com detecção no UV-VIS
    (2019) Diniz, Amanda Caroline de Oliveira; Nascimento, Elaine Cristina Lima do; http://lattes.cnpq.br/1224379023006746; http://lattes.cnpq.br/3991664513262160
    A poluição dos recursos hídricos é um problema grave a se tratar, pois provém de rejeitos sintéticos que lançados em corpos d’água prejudicam toda fauna e flora do compartimento ambiental. Deste modo, pesquisas vêm surgindo para diminuir e/ou remover os produtos tóxicos, metais pesados e corantes dos efluentes em sistemas aquáticos. Em virtude disso, existe uma gama de materiais desenvolvidos atuantes como adsorventes ou biossorventes para o tratamento do sistema hídrico. Como o objetivo deste trabalho confeccionar filmes de diferentes matrizes (amido e PVC) com adição ou não de reforços (fibra de sisal) para obter a melhor taxa de remoção. Desta forma, foi utilizado o planejamento Brereton 54 para confecção dos filmes em que levou em consideração diversos fatores tais como matriz, reforço, plastificante e solvente, onde gerou, polímeros (PVC), biopoliméricos (amido de milho), biocompósitos (milho e o pó da fibra do sisal), compósitos (PVC e sisal) e blendas poliméricas (amido de milho e PVC com ou sem sisal). Estes foram confeccionados de acordo com os ensaios dos planejamentos, usando a técnica da evaporação de solvente com formação de 6 filmes onde foram avaliados fisicamente por inspeção visual e espectrometria UV-VIS. Como resultado, de uma forma geral, os filmes apresentaram-se poucos uniformes, resistentes e sem bolhas, destacando-se que os filmes de E4BC10 biocompósito e E1CO10 compósito apresentaram maior taxa de remoção do azul de metileno em meio aquoso do 88,88 e 84,09, respectivamente.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O processo de elaboração de problemas por licenciandos em química: concepções, sentimentos e a mobilização de atitudes
    (2019) Alves, Vanessa Ramos; Silva, Flávia Cristiane Vieira da; http://lattes.cnpq.br/7354496286889274; http://lattes.cnpq.br/4946358936102673
    Experiências com a metodologia de resolução de problemas, durante a formação inicial de professores de química, podem ser importantes para a preparação docente destes profissionais, possibilitando exercerem um ensino de química condizente com a realidade dos alunos. Ainda, pela resolução de problemas, podemos promover o desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. O presente estudo teve como objetivo analisar o processo de elaboração de problemas por licenciandos em química, atentando para as concepções, os sentimentos dos licenciandos, no decorrer do processo, e a mobilização de atitudes durante a elaboração do problema. Para isso, os licenciandos relataram suas concepções através de uma entrevista estruturada, que produziu discursos narrativos. Estes discursos foram analisados por meio da análise narrativa, considerando os traços da composicionalidade hermenêutica, canonicidade e violação e referencialidade. Os sentimentos expressados pelos licenciandos foram identificados através de depoimentos ao final de cada aula da sequência de elaboração de problemas e submetidos a análise narrativa por meio da composicionalidade hermenêutica, para definição de categorias de sentimentos. A mobilização de atitudes foi analisada a partir da elaboração dos problemas e da proposição de atitudes, pelos licenciandos, que possivelmente seriam desenvolvidas mediante a resolução do problema. As atitudes foram categorizadas com respeito à ciência, com respeito à aprendizagem da ciência e com respeito às implicações sociais da ciência. De forma geral, as concepções apresentam muita semelhança com aspectos teóricos e metodológicos da resolução de problemas; os sentimentos revelaram uma satisfação no processo de elaborar problemas e os licenciandos mobilizaram atitudes na elaboração de problemas, em sua maioria, relacionadas às implicações sociais da ciência. Assim, acreditamos que o contato dos licenciandos com a metodologia de resolução de problemas, durante a graduação, pode disponibilizar intenções para uma possível aplicação desta abordagem metodológica em sua futura prática docente.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Prospecção química e avaliação da atividade antimicrobiana do extrato etanólico das folhas de Schinopsis brasiliensis Engl.
    (2019) Pereira, Paulo Sérgio da Silva; Souza, Carlos André de; http://lattes.cnpq.br/2774801228288889; http://lattes.cnpq.br/7936364947867276
    A descoberta dos antibióticos foi um marco para a proteção contra doenças graves, porém com o uso indiscriminado destes medicamentos houve mutações em alguns microrganismos, que desenvolveram certa resistência a alguns medicamentos conhecidos. devido a isso foi necessária a busca por biomoléculas, provenientes de alguns organismos como as plantas, que possuem uma diversidade molecular importante que pode contribuir para a resolução desse problema, tornando-se crucial para o desenvolvimento de novos fármacos. O objetivo deste trabalho foi analisar alguns constituintes químicos das folhas de Schinopsis brasiliensis Engl. (Baraúna), encontrada no Parque Estadual Mata da Pimenteira localizado no município de Serra Talhada Pernambuco, verificando o seu potencial antimicrobiano. Para isso foi utilizado algumas metodologias disponível na literatura para realização dos testes qualitativos fitoquímicos, quantificação de polifenóis totais, cromatografia liquida de alta eficiência e teste de microdiluição, para verificar e quantificar a capacidade antimicrobiana do extrato etanólico bruto (EEB) da baraúna, ácido gálico, antibiótico (amoxicilina para controle positivo) e mistura entre o antibiótico e EEB da baraúna. Foram identificados nos testes qualitativos fitoquímicosas seguintes classes de compostos: taninos, fenóis, flavonóis, flavononas, flavonoides, flavonas, xantonas e alcalóides. Foram obtidos 571 µg/mL de polifenóis totais, no HPLC foi revelado a presença de ácido gálico e possível identificação de vanilina e ácido caféico. Nos testes microbiológicos do EEB da baraúna e amoxicilina em mistura apresentou concentração de inibição mínima contra todos os microrganismos testados como: Klebsiella pneumoniae(1600 µg/mL),Bacillus subtillis (800 µg/mL),Samonella sp.(1600 µg/mL)e Escherichia coli (1600 µg/mL). Pode-se concluir a presença de ácido gálico como componente majoritário além de outras classes de metabolitos secundários. Foi possível comprovar que a melhor atividade sinérgica (extrato + antibiótico) foi para Bacillus subtillis.