TCC - Bacharelado em Ciências do Consumo (Sede)

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    Desembrulhando o presente do dia das mães: representações sobre as maternidades no mercado
    (2025-03-18) Sátiro, Thamiris Patricia dos Santos; Fernandes, Raquel de Aragão Uchôa; http://lattes.cnpq.br/9733983138830524; http://lattes.cnpq.br/4294075447907910
    Este artigo analisa, por meio de um estudo de caso focado na marca O Boticário, as representações da maternidade nas campanhas publicitárias do Dia das Mães, investigando a evolução dessas representações e sua relação com a economia do cuidado, a fim de evidenciar como o consumo e as construções de gênero influenciam a idealização – e, por vezes, a distorção – da realidade da maternidade contemporânea. A metodologia inclui revisão bibliográfica e análise comparativa de campanhas publicitárias emblemáticas de diferentes períodos históricos, priorizando aquelas que refletiram mudanças sociais e culturais significativas e oferecendo um panorama das narrativas dominantes e dos movimentos recentes que abordam a maternidade a partir de diferentes concepções. A análise das campanhas aponta que, embora se observe um movimento recente de ampliação das experiências maternas, a data, ao longo da história, vem reforçando estereótipos de gênero, ocultando a pluralidade das experiências maternas e ignorando os desafios reais enfrentados pelas mães – incluindo desigualdades de gênero, raciais e econômicas –, além de reforçar normas culturais que naturalizam o trabalho de cuidado historicamente invisibilizado. Futuras pesquisas podem explorar a recepção pública dessas campanhas e seu impacto nas percepções sociais e nas políticas públicas voltadas à equidade de gênero.
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    A educação do/a consumidor/a e o exercício da cidadania: o papel da escola para a prática do consumo consciente e a prevenção do endividamento familiar
    (2025-03-20) Cardoso, Thiago Marques; Silva, Maria Zênia Tavares da; http://lattes.cnpq.br/6150329073394875; http://lattes.cnpq.br/0797780076842894
    Este estudo busca discutir a educação do consumidor no ensino fundamental e o exercício da cidadania. O objetivo central é compreender de que maneira a introdução de temas relacionados ao consumo consciente e responsável no ambiente escolar pode contribuir no comportamento das crianças, exercício da cidadania e redução do endividamento. Para alcançar esse objetivo, foi realizado um estudo por meio de revisão bibliográfica sobre educação do consumidor. Os resultados esperados incluem a identificação de uma relação positiva entre a educação do consumidor no ensino fundamental e a adoção de hábitos de consumo mais conscientes pelas famílias. Além disso, a pesquisa pretende explorar a influência das crianças na dinâmica familiar de consumo, identificando como os conhecimentos adquiridos na escola podem impactar as decisões financeiras e os níveis de endividamento familiar. Espera-se que a educação do consumidor, quando inserida de forma eficaz no currículo escolar, possa desempenhar um papel crucial na promoção de práticas de consumo mais responsáveis na melhoria da qualidade de vida das famílias, redução do endividamento e contribuindo para uma sociedade mais consciente e cidadã.
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    O negócio da beleza: conhecendo o público masculino e o consumo de serviços e produtos de bem-estar
    (2023-09-15) Farias, Nataly Lira Veloso de; Falcão, Carolina Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/9887570122994623; http://lattes.cnpq.br/5192625199647512
    O mercado de beleza masculino está em constante transformação, e a compreensão dos hábitos de consumo desse público, bem como o desenvolvimento de estratégias para atrair os consumidores masculinos, são fundamentais. Este estudo visa preencher uma lacuna na pesquisa sobre o consumo de produtos e serviços de estética pelo público masculino, empregando a integração do marketing com o estudo de gênero para gerar ferramentas e táticas eficazes. Por meio da identificação das características desse público, da análise de suas necessidades e motivações, bem como da proposição de estratégias de marketing personalizadas, busca-se contribuir para o crescimento e aprimoramento do mercado de beleza voltado para os homens e, em particular, para as clínicas de estética. Este projeto empregou uma abordagem metodológica qualitativa, com base em análise bibliográfica, bem como uma abordagem quantitativa, empregando questionários como instrumento de pesquisa. Nesse contexto, foi conduzida uma pesquisa por meio de questionário direcionado ao público-alvo, composto por homens consumidores de serviços de estética e de produtos cosméticos. O objetivo é compreender como o marketing e o estudo de gênero podem gerar ferramentas e estratégias que despertem o desejo e atraiam o público masculino para consumir serviços de estética e produtos cosméticos. Isso levando em consideração as transformações socioculturais ao longo do tempo e como essas mudanças influenciam o comportamento humano desse novo modelo de consumidor. Reconhecendo que o mercado de beleza é um setor em constante expansão e inovação, tanto em termos de produtos quanto de serviços, e sendo um dos segmentos mais promissores, a indústria da beleza impulsiona a economia brasileira e cria inúmeras oportunidades. O interesse dos homens pelo autocuidado tem contribuído significativamente para esse crescimento. Os resultados desta pesquisa mostram as principais motivações que influenciam no comportamento de consumo de homens, apontando a opinião de amigos e familiares como principal fator de influência, seguido da opinião de especialistas. Por fim, pode-se perceber que o grupo pesquisado indicou a autoimagem e o bem-estar pessoal como motivações principais para o consumo de produtos e serviços de estética.
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    Conexão e engajamento com os consumidores a partir do Instagram: o caso da empresa VR Veículos Recife
    (2023-09-14) Braz, Igor Danilo dos Santos; Falcão, Carolina Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/9887570122994623
    Essa pesquisa teve como objetivo demonstrar a importância da interação humana na relação fornecedor-consumidor dentro do ambiente digital, utilizando referências antropológicas do consumo e tendências do marketing digital. A partir de um estudo de caso único, foi analisado dentro de uma abordagem qualitativa, como as publicações com conteúdos sobre a vida pessoal do proprietário da empresa VR Veículos Recife funcionam como estratégia de engajamento e conexão com os seguidores do perfil da empresa no Instagram. A coleta de informações foi realizada através de entrevista com o empresário, análise da relação entre o conteúdo das publicações e as métricas e indicadores de engajamento na plataforma e a influência sobre as vendas. Por fim, foram apresentadas as conclusões que comprovaram a relevância de se aplicar estratégias de conexão com os seguidores para os pequenos empreendimentos que almejam o sucesso dentro da plataforma.