TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

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    Storytelling Visual Digital: uma proposta para o ensino de Artes Visuais
    (2024-05-29) Ramos, Raquel da Silva; Rolim, Amália Maria de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/0046535721349104; http://lattes.cnpq.br/6137325138263994
    Este trabalho tem como objetivo estudar a utilização do Storytelling Visual Digital como abordagem para o ensino de arte. O referencial teórico con-templa discussões acerca da teoria do Letramento Visual e da abordagem da Storytelling Digital. O procedimento metodológico consiste em leitura e investigação bibliográfica acerca do tema mencionado, trazendo uma aná-lise de algumas propostas de práticas educativas com potencial relevância para o ensino de Artes Visuais. Espera-se que os dados obtidos e as dis-cussões propostas contribuam para explorar a Educação Visual utilizando Storytelling Digital como ferramenta, de modo que possamos identificá-lo como mais uma alternativa a ser somada às práticas de produção dos ma-teriais didáticos tradicionais.
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    A arte na escola como meio de inclusão no universo autista
    (2024-01-24) Barbosa, Laira do Espirito Santo Pascoal; Barros, Lilian Débora de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317
    A pesquisa foi realizada por meio de uma análise exploratória, tem o intuito de analisar os impactos de uma intervenção pedagógica realizada durante estágio supervisionado obrigatório IV e V. Esse estudo foi focado na ob-servação de estímulos e interações de estudantes do espectro autista nas aulas de artes em turmas do ensino fundamental II, acreditamos que, a partir dos estímulos e atividades pedagógicas de maneira lúdica, com o apoio de profissionais especializados, haja uma maior participação e inclu-são de alunos atípicos. Desse modo, foram trabalhadas atividades em sala de aula com a colaboração das auxiliares e percebeu-se que os alunos, em sua maioria, aderiram às propostas pedagógicas de modo satisfatório por meio de uma análise cuidadosa sobre a inclusão de estudantes com autismo em sala de aula e sua participação interativa, evidencia-se a ne-cessidade de identificação de estratégias e oferecimento de suporte ade-quado a esses estudantes do espectro autista. Para adotar estratégias de melhoria conhecer a que grupo estamos trabalhando é importante, pois, através das informações das famílias sobre seus filhos, a escola adotará metodologias de ensino que se adequem a determinado grupo. A análise exploratória para embasamento dessa pesquisa nos utilizamos principal-mente (fundamenta-se nos tóericos): Silva e Mulick (2019), Oliveira (2020), Queiroz (2019), Neto et al. (2018), Camargo (2018), Reily (2010), Barbosa (2005), Boettger, Lourenço e Capellini, (2013).
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    Lei 10.639/2003: O ensino da cultura Africana e Afro-brasileira e a formação de professores/as para o ensino da Arte
    (2023-12-11) Amorim, Juliana Santos; Bispo, Imara Queiroz; Pinto, Janille da Costa; http://lattes.cnpq.br/3170771425776045; http://lattes.cnpq.br/8114349519066694
    A cultura africana, bem como, a Arte de matriz africana, influenciaram diretamente na formação do povo brasileiro. Desta forma, a pesquisa tem como objetivo, proporcionar aos docentes do ensino fundamental –anos finais, oficinas de formação da arte visual afro-brasileira enfatizando a necessidade de reflexão a luz da Lei 10.639/2003.O referencial teórico contemplou discussões acerca da Arte Africana e afro-brasileira, relações étnicas raciais, formação de professores para as artes afro centradas sob concepções teóricas de Munanga (2015), Nascimento (2009), Barbosa (2002) entre outros. Os procedimentos metodológicos adotados pautaram-se sob a perspectiva de uma pesquisa ação, onde a partir de uma intervenção pedagógica foi possível investigar os conhecimentos e a prática que os/as docentes da instituição possuem sobre a arte afro-brasileira. Desta forma, foram realizado instrumentos como observação de aula nos aspectos teóricos e práticos. Os dados obtidos indicam que a formação de professores e professoras é fundamental para o cumprimento da lei 10.639/2003, visto que assim como a sociedade a formação dos docentes é abundante na perspectiva colonialista e com isso fortalecendo o racismo nos espaços escolares. A partir dos resultados e discussões apresentadas, considera-se muito importante a formação de professores/as para o ensino das relações étnico-raciais em todas as perspectivas, e não somente com a arte.
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    A tatuagem como manifestação artística e cultural
    (2024-07-22) Silva, José Tadeu Leão da; Carvalho, Marluce Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/2780914280180020
    Buscamos nesta pesquisa conhecer as origens da tatuagem e sua prática a partir de uma perspectiva histórica e antropológica. Desse modo, investigamos a sua história e sua prática no campo das artes e da cultura, observando o seu papel e concepções de sua prática na contemporaneidade, trazendo uma abordagem que refletiu sobre os territórios que a tatuagem contempla, destacando ainda o caráter subjetivo da tatuagem através dos significados dos corpos tatuados e suas manifestações socioculturais. Para alcançar os objetivos da pesquisa, além de uma bibliografia específica sobre a tatuagem e sobre o corpo, que destacamos como referências os pesquisadores Beatriz Ferreira Pires, David Le Breton e González Rey, tendo em vista suas contribuições para um melhor entendimento sobre o corpo como arte, abarcamos, também, a pesquisa de campo, entrevistando indivíduos que são ao mesmo tempo tatuadores/tatuados, sujeitos/objetos, com questionamentos relativos a sua percepção e elaboração do trabalho desenvolvido, observando os significados que tatuadores e tatuados atribuem à tatuagem. Obtivemos como resultado a anuência do caráter artístico e cultural da tatuagem, associados aos modos de produção, que contemplam a estética e a poética, bem como à sua recorrência em diferentes culturas passadas.
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    Poesia visual revisitada : uma proposta metodológica interdisciplinar entre arte visual e literatura
    (2022-12-06) Gomes, Flavio Emanuel Primo; Rolim, Amália Maria de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/0046535721349104; http://lattes.cnpq.br/9598227428237969
    Arte, literatura e poesia são palavras que estão sempre interligadas, de modo que a arte expressa um ideal estético representativo e, através da literatura temos a transformação na linguagem e na poesia como forma de manifestação artística cultural do gênero „‟lírico‟‟. Atualmente, a abordagem didática acerca do estudo da arte tem sido lecionada aos alunos de instituições educativas de forma insatisfatória diante apenas de conceitos e dados históricos sobre o tema. Todavia, é possível que haja melhor abordagem didática sobre estudo da arte que vise o aprendizado do estudante de maneira lúdica e reflexiva nas escolas? Para isso, esta pesquisa propõe uma metodologia de ensino interdisciplinar entre arte e literatura, com o objetivo de estimular o aprendizado dos estudantes da educação básica de forma lúdica e reflexiva. Utilizando uma abordagem exploratória, qualitativa e quantitativa, a pesquisa foi fundamentada em artigos, livros e pesquisas de campo. A investigação incluiu uma pesquisa com alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em uma escola pública em Timbaúba-PE, para avaliar a satisfação dos alunos com o ensino de artes. Os resultados sugerem que uma metodologia que integra arte visual e poesia pode aumentar o interesse dos alunos e promover uma compreensão mais profunda da literatura e da autorreflexão.
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    Arte-terapia e Educação no desenvolvimento do equilíbrio emocional e da criatividade no ensino médio
    (2023-12-18) Souza, Lucineide Francisca de; Rolim, Amália Maria de Queiroz;  http://lattes.cnpq.br/0046535721349104; http://lattes.cnpq.br/3314042207941732
    The research aimed to analyze the principles and practices of Art Therapy as tools for personal development and emotional growth for high school students. We sought to stimulate students' creativity and imagination through artistic activities, exploring the foundations of Art Therapy as a vehicle of expression and communication to deal with emotions. Employing a mixed research approach, qualitative and quantitative methods were used to understand the different aspects of the workshops offered. The results of the analysis of the workshops given to 1st year high school students confirm that art and its technical resources awaken creative and symbolic skills in the creative process. Furthermore, they indicate a significant interest among students in areas that go beyond the limits of the traditional curriculum, highlighting the emotional complexity faced during the creative process. These findings reinforce the urgency of integrating artistic and creative activities in a consistent and structured way into the school environment, not only to enrich the learning process, but also to play a fundamental role in students' cognitive and emotional development. In short, Art Therapy offers a creative path to self-expression, self-knowledge and personal transformation, using the potential of artistic creation as a powerful therapeutic resource for high school students.
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    Estudo bibliográfico sobre as contribuições no ensino das Artes Visuais para crianças autistas
    (2023-12-21) Albuquerque, Kétima de Freitas; Barros, Lilian Débora de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317
    The present study aims to present how art classes can help students with Autism Spectrum Disorder interact with the social environment, as is important in the child's development. Teaching arts, right at the beginning of training, is important, as it is the stage in which the child is already able to assimilate and have a mastery of what they are practicing, being able to understand what is being seen, which is why teaching strategies are necessary. Inclusive education is a right that presupposes the appreciation of differences, where several laws have already been created to contribute to the inclusion of students with disabilities in the classroom, in regular education, laws that are being reformulated and that need inspections to to be met, most schools are full of barriers, in addition to most of them not having a structure, there is also a lack of trained professionals to know how to develop activities for students with a specific need, being able to include them in school activities.
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    Relato de experiência de estágio em uma aula da disciplina de Artes Visuais sobre a relação do desenho com o aluno surdo
    (2023-12-13) Catunda, Débora de Assis Mousinho; Barros, Lilian Débora de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317
    The main purpose of this experience report is to discuss the impact of using drawings in art classes as didactic support for deaf elementary school students in a public school in the city of Jaboatão dos Guararapes / PE. In order to improve the didactic understanding of this student, this research believes that the search for resources and the various ways of dealing with deaf people in the school environment can be rethought with regard to the methods and strategies historically used in this process. How can drawings help deaf students in art classes? How do deaf students respond to the incentives provided by the use of drawings during lessons? Is this strategy effective during the deaf student's learning process? Visual interventions in art classes to meet the needs of deaf children should be understood, not as a definitive and final solution to the issue, but as an important tool in building a new model for teaching these students.
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    Impactos de uma intervenção fotográfica na disciplina de artes no ensino médio
    (2024-01-31) Silva, Carmendelia Lucas da; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954
    As part of Arts teaching in High School, the use of photography has demonstrated a significant impact on students' intellectual and artistic development. This is because it offers a dynamic and innovative environment that allows for creative expression and social reflection. This research aims to investigate the impacts of a photographic intervention in the High School Arts discipline, aiming to understand how this innovative approach influences student engagement, the development of their creative and expressive skills, as well as related socio-emotional aspects. Based on the specific objectives, which are: to investigate how photographic intervention contributes to the development of students' creativity, analyzing its effect on the development of students' self-confidence; identify the challenges and barriers faced by teachers when implementing photography intervention, as well as effective strategies to overcome them. The theoretical framework included discussions about a brief study on arts teaching throughout history. The importance of teaching arts in high school was also discussed. We also have technologies and media in arts teaching, especially today when young people are entirely connected to technologies. The introduction of projects and activities such as the use of photography in the classroom, thus involving the student, was also mentioned. And concluding the theoretical reference we have the subject of the challenges faced by teachers when implementing photographic intervention, and what strategies were adopted. The methodological procedures adopted consisted of a bibliographical review of the subject and also field research during the internship period, in a 1st year high school class, I adopted the method of an expository and practical class, followed by an analysis of the results. Based on the results and discussions presented, it is considered that the effects of a photographic intervention in the Arts subject in high school are broad and varied. It not only improves student learning, but also prepares them to become reflective, creative, and culturally aware citizens.
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    Atividades artísticas no ambiente prisional
    (2023-12-21) Lima, Ana Carolina de; Carvalho, Marluce Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/2780914280180020
    This research aims to analyze the impacts of artistic activities in the prison environment, based on the investigation of the potential of visual arts and crafts in prison environments, through research and authors who deal with the subject, as well as reflecting on the arts as tool to encourage self-knowledge, teamwork and individual resocialization. The theoretical framework includes discussions about the function of art from the beginning to its current use. The methodological procedure adopted consisted of a bibliographical review on the topic, aiming to obtain information and knowledge for writing this research. The data obtained indicate that artistic activities developed in prison environments, when planned with reflective proposals, result in positive use, taking the re-educated person from an idle state to an active state. Based on the results and discussions presented, it is considered that art is an effective means for self-knowledge, teamwork and resocializing results.